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Endurance tratado a sério!
Toyota tem vitória dominante em Portimão pelo Mundial de Endurance

A Toyota conquistou neste domingo, 16, a segunda vitória na temporada 2023 do Mundial de Endurance. A prova, disputada no circuito de Portimão, teve 6 horas de duração. Brendon Hartley, Sebastien Buemi e Ryo Hirakawa não tiveram problemas com o Toyota #8.

A Ferrari e a Porsche conquistaram o segundo e terceiro lugar, respectivamente. Inicialmente, o Toyota GR010 Hybrid #8 começou a corrida da pole position e caiu para o terceiro lugar. Assim,  Buemi, perdeu terreno para o companheiro de equipe, Mike Conway e para James Calado na Ferrari #51.

Enquanto a Toyota abria uma brecha para o pelotão, o carro #7 de Conway, Kamui Kobayashi e José Maria Lopez, parou nos boxes quando uma falha em um sensor de torque exigido pela FIA forçou a equipe a concluir uma troca do eixo de transmissão do lado esquerdo.

Resultado final

A partir daí, o carro #8 partiu para a primeira vitória da temporada, terminando uma volta completa à frente do Ferrari 499P #50 de Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen. 

A Toyota e as estratégias das equipes

Ferrari enfrentou problemas no freio do #51. (Foto: Ferrari)

Além disso, o Porsche 963 #6 de Andre Lotterer, Kevin Estre e Laurens Vanthoor terminou em terceiro, garantindo o primeiro pódio do WEC para a Porsche Penske Motorsport no mesmo fim de semana em que venceu o Grande Prêmio Acura de Long Beach.

Isso aconteceu apesar de uma parada de combustível tardia para Lotterer, que ainda permitiu à equipe alemã terminar um minuto à frente de Alex Lynn, Richard Westbrook e Earl Bamber.  Que chegaram em quarto lugar a bordo do Cadillac #2.

Lynn conquistou a quarta posição faltando pouco mais de 30 minutos para o final. Ele aproveitou os problemas de freio da Ferrari #51 de Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi. Além disso, a equipe italiana lutou contra problemas com o sistema de freio dianteiro desde a terceira hora de corrida, rodando sem freio eletrônico durante grande parte da disputa.

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O problema se intensificou continuamente até que Pier Guidi perdeu o poder de frenagem ao se aproximar da curva 5 na hora final, perdendo a curva e permitindo a passagem de Lynn. A partir daí, Pier Guidi conduziu o carro até a linha de chegada na sexta posição, perdendo o quinto lugar para o Peugeot 9X8 #94 de Loic Duval, Gustavo Menezes e Nico Mueller no processo.

Peugeot ainda busca confiabilidade. (Foto: Peugeot)

O Peugeot #93 terminou a corrida em sétimo após largar do pit lane, à frente do Glickenhaus #708 e do Toyota. Além disso, o Vanwall Vandervell 680 Gibson #4 abandonou a corrida depois que Jacques Villeneuve girou nas barreiras da Curva 10 após encontrar uma falha no freio, causando o único safety car da corrida.

Por fim, o Porsche #5 terminou em último lugar geral depois que problemas na direção hidráulica, fizeram o carro ir para os boxes com mais de cinco horas de prova. 

United Autosports vence na classe LMP2

United Autosport vence com dobradinha na classe LMP2. (Foto: Divulgação)

A United Autosports conquistou uma dobradinha na classe LMP2, com o #23 de Oliver Jarvis, Giedo van der Garde e Josh Pierson vencendo o carro irmão de Phil Hanson, Frederick Lubin e Ben Hanley. Além disso, a vitória permitiu ao time anglo-americano se recuperar da derrota em Sebring, onde uma boa sequência foi interrompida por uma falha elétrica.

O carro #23 fechou a corrida com apenas 0,684 segundos à frente do carro irmão. O carro #41 da Team WRT de Rui Andrade, Robert Kubica e Louis Deletraz em terceiro. Entretanto, o carro #63 da Prema, pilotado por Doriane Pin, Mirko Bortolotti e Daniil Kvyat, terminou em quarto lugar. Depois de liderar inicialmente até a última rodada de paradas nos boxes.

No entanto, paradas de combustível mais curtas permitiram que Jarvis e Hanson saltassem à frente de Kvyat, que também foi ultrapassado por Deletraz. A equipe JOTA completou os cinco primeiros com o #48 de David Beckmann, Yifei Ye e Antonio Felix da Costa.

Corvette vence na classe GTE

Corvette vence na classe GTE. (Foto: Corvette)

Na classe GTE-Am, Nicky Catsburg, Ben Keating e Nico Varrone venceram, após uma batalha acirrada com os pilotos da AF Corse. Que foi decidida por menos de meio segundo.

Catsburg, dirigindo o Chevrolet Corvette C8.R #33, passou grande parte da hora final sob pressão da Ferrari 488 GTE Evo #83 de Alessio Rovera. Que o italiano dividiu com Luis Perez Companc e Lilou Wadoux. A batalha foi interrompida pelo safety car causado pela queda de Villeneuve no final da corrida.  Mas, recomeçou com Rovera tentando várias vezes ultrapassar o holandês para a liderança da corrida.

A batalha entre os dois pilotos foi até a última volta, com Catsburg terminando 0,307 segundos à frente da Ferrari. Por fim, O #85 da Iron Dames, de Michelle Gatting, Sarah Bovy e Rahel Frey completaram os três primeiros da classe.