39 carros são esperados para Virginia

 Marcado para os dias 23 e 24 de Agosto a etapa de Virginia do TUSC vai contar com 39 carros na pista. Esta será a primeira prova em que somente os modelos GT estarão na pista, já que os Oreca FLM estarão disputando em separado com os carros da Coper Lites.

Serão 10 carros na classe PC, 10 na GTLM e 19 na GTD. O formato da prova para os GT serão as habituais 2 horas e 45 minutos, enquanto a classe PC e Lites terão 2 baterias de 45 minutos cada.

Assim os primeiros carros da primeira bateria, irão inverter a posição com os últimos para a segunda bateria. Na luta pelo título na classe PC Jon Bennett e Colin Braun lideram a classe com 224 pontos, seguidos por Ranger der Zande e Martin Fuentes com 189 e 183 respectivamente.

Já na classe GTLM a dupla do Corvette #3 Antonio Garcia e Jan Magnussen estão na frente com 245 pontos, seguidos pelos pilotos da equipe Viper Jonathan Bomarito e Kuno Wittmer com 237.

Na GTD Townsend Bell e Bill Sweedler lideram com 220 pontos. O único brasileiro confirmado é Bruno Junqueira com o #09 da RSR Racing na classe PC.

Lista completa.

4 horas de Paul Ricard tem cartaz revelado

A próxima etapa do ELMS, será no mítico circuito de Paul Ricard entre os dias 13 e 14 de Setembro. A equipe líder do campeonato a Signatech Alpine com 50 pontos, espera ampliar a vantagem sob o #38 da equipe Jota Sports que vem com 46. Em terceiro a Race Performance  om 39 pontos.

Na classe GT a disputa entre as equipes com carros Ferrari é mais intensa. O #55 da equipe AF Corse lidera com 56 pontos, seguido pelo #72 da SMP Racing com 72 e 0 #66 da JMW Motorsports com 40.

Classificação do campeonato.

29 carros são esperados para a etapa de Austin do WEC

 Marcado para os dias 19 a 20 de Setembro as 6 horas de Austin, marcam o retorno do Mundial de Endurance depois de suas férias após Le Mans. Para a prova são esperados 29 carros e algumas boas surpresas que já foram anunciadas aqui no BONGASART BLOOGER.

Na classe P1-H, os 6 LMP de fábrica estarão na disputa. A vitória da Audi em Le Mans obrigou a ACO a alterar as configurações de combustível do carro alemão, para dar alguma chance a Porsche e Toyota. Na LMP1-L a Rebellion Racing vai finalmente ter um adversário, o Lotus #9 que estreia na competição depois de inúmeros atrasos. OS pilotos serão Christophe Bouchut, James Rossiter. O terceiro piloto ainda não foi confirmado pela equipe.

Já na LMP2 5 protótipos estarão na prova com o destaque para o HDP da equipe Extreme Speed Motorsports que vai estrear no Mundial com Scott Sharp, Ryan Dalziel e Ed Brown. O principal desafio da equipe será voltar a rodar com pneus Michelin, já que no TUSC os protótipos correm com compostos da Continental.

Entre os GTs da classe PRO a Corvette confirmou um dos seus C7.R para Ricky Taylor, Jordan Taylor e Tom Milner. Habituada a competir somente em Le Mans, a participação do principal construtor americano vai dar um gosto a mais na classe.

Lista completa para as 6 horas de Austin.

Action Express vence em Road América

A Action Express de João Barbosa e Christian Fittipaldi venceu neste domingo (10), mais uma etapa do TUSC no belo circuito de Road América. Com uma pilotagem agressiva Barbosa evitou uma última disputa com Oswaldo Negri. com o Ford #60. Esta foi sua terceira vitória do ano, ajudada por uma boa estratégia de pit e o tráfego dos carros da classe PC.

O piloto Português, juntamente com Negri e do HPD #1 da ESM com Scott Sharp disputavam até que um acidente ocasionou a famigerada bandeira amarela. Neste momento o líder da prova era Memo Rojas com o Ford #01 da Chip Ganassi.

Com o #01 da Ganassi pilotado por Pruet depois da troca de pilotos e Richard Westbrook com o Corvette #90 presos no tráfego e com a ajuda da bandeira amarela a vitória acabou com o #5. Com pouco mais de 2 segundos de diferença o #60 pilotado por Oswaldo Negri chega em segundo e o HPD #01 de Scott Sharp completaram o pódio.

Os cinco primeiros da classe P foram 0 #90 da Spirit Of Daytona e #31 também com Corvette da equipe Marsh Racing. Com a vitória Barbosa e Fittipaldi, aumentaram a liderança do campeonato para 16 pontos sobre o #10 Wayne Taylor Racing que teve que abandonar a prova depois de problemas com a caixa de direção.

O Morgan da equipe OAK Racing  fez uma corrida para ser esquecida, já que acabou abandonando depois de um toque com o #2 da equipe ESM entre Olivier Pla (OAK) e Johannes van Overbekk (ESM). O DeltaWing fez uma boa prova e terminou em sexto na classe, acompanhado os líderes durante toda a corrida.

Na classe PC a Starworks Motorsport conquistou sua segunda vitória na categoria do ano, graças ao bom trabalho nos pits durante a troca de Renger van der Zande que assumiu o volante. O holandês, que fez dupla com Mirco Schultis, superou o #25 8star Motorsports de Sean Rayhall por apenas 0,415 de diferença que chegou em segundo. Em terceiro o #85 JDC-Miller Motorsports de Stephen Simpson e Chris Miller marcou o seu primeiro pódio da temporada.

Os líderes do campeonato a Core Autosport também teve de dia para esquecer, com Colin Braun batendo com o #38 pilotado por David Ostella, que recebeu uma penalidade pois poderia ter evitado  o toque. Braun chegou a levar o carro aos boxes, perdendo cerca de 10 voltas. Ele terminou em oitavo classe.

Ferrari #62 da Rizi Competizone vence na classe GTLM

Na classe GTLM a vitória ficou com a Ferrari #62 da Rizi Competizione, que começou a prova com Giancarlo Fisichella largando em nono e Pierre Kaffer, fazendo uma pilotagem agressiva, conquistando várias posições na primeira hora de prova, sabendo administrar as investidas dos carros das equipes BMW e Porsche. Em segundo veio o BMW #56 de Dirk Mueller e J. Edwards, em terceiro o Viper #93 de Bomarito, Wittmer e Goossens. A equipe Rizi vive um bom momento, já que este é o segundo pódio consecutivo da equipe, depois do segundo lugar obtido em Indianápolis.

BMW Team RLL conseguiu voltar ao pódio pela primeira vez desde Laguna Seca em maio. A diferença para Bomarito no Viper foi de míseros 0,075 no momento da chegada. Os líderes da classe o Corvette #3 de Jan Magnussen e Antonio Garcia terminaram na sexta posição.

Na Classe GTD a Turner vence a terceira do ano com o BMW #94, que liderou desde o início da prova. A dupla formada por Markus Palttala e Dane Cameron, herdaram  a pole position # 007 TRG-AMR Aston Martin que sofreu um grave acidente no treino livre pela manha e não conseguir se recuperar a tempo para a prova.

A equipe Alex Job Racing com o Porsche #22 de Leh Keen e Cooper MacNeil marcaram seu primeiro pódio e melhor resultado da temporada até aqui chegando em segundo. Em terceiro o Porsche #58 da equipe Snow Racing de Jan Heylen e Madison, que começou a prova em sétimo.

A próxima etapa será no circuito de Virgínia entre os dias 23 e 24 de Agosto.

Resultado completo.

*Fotos: Sportcar365 e IMSA.

IMSA divulga calendário do TUSC para 2015

A IMSA divulgou neste domingo (10) o calendário do TUSC e Continental Tires para 2015. Se comparado a edição deste ano o certame para 2015 será menor. O ótimo circuito de Lime Rock será usado pela primeira vez pelo TUSC, mas as provas e Indianápolis e Kansas estão fora para o próximo ano.

Os trabalhos começam entre os dias 24 e 25 de Janeiro com as 24 horas de Daytona e se encerram no dia 03 de Outubro com Petit Le Mans. Como neste ano nem todas a provas terão as 4 classes de carros, seja pela estrutura do circuito, ou pela estratégia da organização do campeonato.

“Isso é simplesmente uma programação excelente e emocionante para os fãs de toda a América do Norte”, disse o CEO da IMSA Ed Bennett em comunicado. Nós queríamos elevar a impressionante agenda do TUDOR Championship. Assim adicionamos Lime Rock Park depois de um grande apelo por parte dos fãs corridas TUDOR Campeonato será televisionado pela Fox Sports.”

Lembrando que para os EUA todas as provas serão transmitidas pelo Fox Sports. Aqui no Brasil a história é outra. Abaixo o calendário completo.

2015 TUDOR United SportsCar Championship

Jan 24-25 Daytona International Speedway*
Mar 21 Sebring International Raceway*
Apr 18 Long Beach Street Circuit (P/GTLM Only)
May 3 Mazda Raceway Laguna Seca (Split P/GTLM and PC/GTD)
May 30 Detroit Belle Isle (P/GTD Only)
Jun 28 Watkins Glen International*
Jul 12 Canadian Tire Motorsport Park (P/PC/GTLM Only)
Jul 25 Lime Rock Park (PC/GTD Only)
Aug 9 Road America
Aug 23 Virginia International Raceway (Split PC and GTLM/GTD)
Sep 19 Circuit of The Americas
Oct 3 Road Atlanta*
*Tequila Patron North American Endurance Cup events

2015 Continental Tire SportsCar Challenge

Jan 23 Daytona International Speedway
Mar 20 Sebring International Raceway
May 2 Mazda Raceway Laguna Seca
Jun 27 Watkins Glen International
Jul 11 Canadian Tire Motorsport Park
Jul 24-25 Lime Rock Park
Aug 8 Road America
Aug 22 Virginia International Raceway
Sep 18 Circuit of The Americas
Oct 2 Road Atlanta

Mudanças nas classes do TUSC para 2016

Durante coletiva de imprensa nesta Sexta (08) em Road América, a IMSA anunciou as novas diretrizes que classes que irão competir em 2016.
Scot Elkins vice-presidente da IMSA salientou que é importante esta antecipação na divulgação dos regulamentos para incentivar novos construtores a aderir à série.
Isso vai habilitar nossos fabricantes  a construir carros de corrida com essas especificações e cronogramas em mente e permitir, além de planejarem seus investimentos futuros.” Salientou.
Classe de protótipos (P):
 
A classe dos protótipos continuará a aceitar modelos DP e LMP2, estes com especificações determinadas pela ACO. O modelo DeltaWing também será aceito.
No ano passado, dirigentes tanto da IMSA, ACO e WEC anunciaram que os regulamentos que regem a classe teriam uma validade de três anos.
Será introduzido um novo formato globalmente unificado de protótipos (futuros LMP2) em 2017, com uma vida útil até 2019. A classe continuará a exigir pilotos profissionais.
Classe GTLM (GTE):
Os carros irão seguir as regras da classe GTE estabelecidas pelo ACO. Especificações técnicas de um novo GTE serão introduzidas para a temporada de 2016, com uma vida útil de pelo menos três anos.
A classe, que inclui equipes de fábrica, continuará a apresentar a  formações de pilotos profissionais, e amadores.
Classe PC:
 
A classe PC vai manter seu manterá seu formato atual até 2016, com cada correndo com os modelos ORECA FLM09 equipados com motores Chevrolet de 6,2-litros.
Na formação dos pilotos vão continuar exigindo uma mistura de profissionais e amadores.
Depois de 2016, a classe será reavaliada, levando em conta o design do LMP, os níveis de desempenho e custos, ou serão adotados os novos LMP3.
Classe GTD (GT3):
A classe GT Daytona irá utilizar seus carros de corrida atuais até 2015.
Em 2016, a classe adotará especificações FIA GT3 completas para todos os seus carros. Controle de tração, sistemas de freio com ABS e as especificações completas de aerodinâmica serão totalmente baseadas na da FIA GT3 a partir de2016.
Um processo de ajuste de desempenho será controlado através de lastros. A formação dos pilotos vai continuar a ser entre profissionais e amadores.

Extreme Speed vai competir no Mundial de Endurance em Austin

Um das principais equipes a competir com modelos LMP2 no TUSC, a Extreme Speed anunciou hoje (08) que irá competir na etapa dos EUA do Mundial de Endurance no circuito de Austin no Texas.

Scott Sharp, dono da ESM confirmou em entrevista ao site Sportcar365.net dos próximos passos da equipe no mundo do Endurance. Para a etapa de Austin o #1 pilotado por Ryan Dalziel e Ed Brown, não irão competir na etapa do TUSC no mesmo final de semana, se dedicando exclusivamente ao WEC.

“Pensamos, por que não?” Disse Scoot Sharp ao site Sportscar365.

“Vamos ver como é competir contra outros carros LMP2.. Vamos testar com novos pneus, contra os melhores carros e pilotos LMP2 do mundo. Realmente não temos nada a perder”. 

Tanto Dalziel quanto Ed Brown estava na 7º posição na classificação do TUSC, com uma desvantagem de 50 pontos o que os deixa matematicamente fora da briga pelo título.

A inclusão da equipe foi aceita pela direção do WEC. A ESM segue os passos da Corvette Racing que também vai participar da etapa americana do Mundial.

“Acho que vai ser bom para todos nós, espero uma luta mais igual entre os demais carros LMP2 do que temos atualmente no TUSC. Será um grande aprendizado para nós.” Finalizou.

A Corvette confirmou os pilotos Tommy Milner e os irmãos Jordan e Ricky Taylor para Austin.

 

Dome da equipe Strakka Racing só deve aparecer na última etapa do WEC em Interlagos

O Dome S103 da equipe Strakka Racing adiou mais uma vez a sua estreia no mundial de Endurance. A equipe tinha como meta apresentar o carro em SPA, depois Le Mans e por último Austin. Na manha desta sexta (08) o time britânico soltou uma nota informando que o carro deve aparecer apenas na última etapa do campeonato em Interlagos.

O novo atraso se justifica pelo acidente que o LMP2 sofreu em testes privados em SPA, além de um novo desenho na parte traseira do carro. “Depois de analisar o que aconteceu em Spa, a Dome queria fazer algumas revisões na geometria traseira para permitir-nos ter mais opções de configuração,” disse o chefe da equipe, Dan Walmsley. “Assim a suspensão traseira terá um novo ponto de fixação, bem como o câmbio que foi todo redesenhado. Este programa sempre foi muito apertado e com uma necessidade de ir e testar essas e outras mudanças que estamos fazendo, o Brasil é a melhor opção para a corrida de estreia.”

Os planos iniciais eram que o novo carro disputasse todas as provas o que acabou não ocorrendo.

“Como uma equipe de corrida, é realmente muito difícil e sabemos que tem sido frustrante para os nossos parceiros, o campeonato e nossos apoiadores aceitarem que o parro passe mais tempo na oficina do que na pista,” disse Walmsley. “Lamentamos que vamos competir apenas na última rodada, mas como uma equipe de corrida profissional vamos correr quando tivermos certeza que o nosso carro é competitivo.” Finalizou.

Ginetta compra Juno Cars para a construção de um novo LMP3

Ginetta Cars confirmou nesta quinta-feira (07), a aquisição de Juno Racing, com o propósito da construção de um novo LMP3 para 2015.

Le Mans ocupa um lugar especial no meu coração e é com grande prazer que quero levar o Ginetta-Juno na ELMS e Asian LMS, além de competir com um novo LMP2 em Le Mans”, disse o presidente da companhia Lawrence Tomlinson, ex-vencedor de Le Mans. “Há definitivamente um mercado para um carro esporte acessível e não tenho dúvida de nossa nova parceria inovadora será uma combinação vencedora.”

O LMP3 Ginetta-Juno ainda está nos primeiros  esboços do desenvolvimento, embora tenham concluído “resultados muito favoráveis”, em sua primeira CFD.

O fundador da Juno, Ewan Baldry, que já trabalhou como engenheiro de projeto da equipe Williams F1, permanecerá no grupo como novo diretor técnico da Ginetta.

Lawrence demonstrou claramente seu compromisso com o sucesso já tendo transformado a Ginetta , que foi um pequeno pequeno fabricante de um nome respeitado no automobilismo mundial, e é fantástico fazer parte de sua visão para o futuro”, disse Baldry. “Estamos muito confiantes de que o novo carro LMP3 fará, será uma força a ser reconhecida e claramente oferece uma outra opção para os pilotos que progridem para as classes maiores como a LMP1 e LMP2.”

Ginetta-Juno se junta a Onroak Automotive, Wolf, Tatuus, Riley Technologies e Sora Composites como fabricantes que já confirmaram a construção de modelos LMP3.

* Fonte: Sportscar365.com

Tiga LM214 em franco desenvolvimento

O Tiga LM214 que teve aqui no blog as primeiras imagens reveladas ainda como uma projeção de computador, ganhou formas e está em estado avançado de desenvolvimento. O LMP2 deve participar do ELMS e consequentemente das 24 horas de Le Mans.

A construção da LM P2 continua, ainda sob a liderança de Mike Newton. O carro iniciou testes em de vento com a ajuda do Dr. Neil Ashton e  o Dr. Alistair Revell, ambos da Escola de Mecânica, Aeroespacial e Engenharia Civil de Manchester. Para a ocasião, James Crook,  responsável pela parte aerodinamica da equipe Caterham da F1, tem ajudado. Os alunos da instituição também têm ajudado no projeto usando  o CFD (Computational Fluid Dynamics) além de compreender o fluxo da física do carro, e a otimização de reduzir o arrasto e aumentando o desempenho.

Para Newton a construção do novo carro é um aprendizado tanto da equipe quanto dos alunos. “Estamos fazendo os primeiros ensaios em túnel de vento do LM214. Apesar de estarmos sempre procurando o melhor posicionamento da asa traseira, experimentamos a abertura das asas frontais, fomos capazes de reunir alguns dados encorajadores, especialmente para capacitar os alunos e fazer uma conexão entre teoria e prática. Estamos muito animados por trabalhar com a Universidade de Manchester. “

* Créditos da foto: Enduranceinfo.com