SMP Racing marca pole para as 24 horas de Daytona

Modelo Russo começa em grande estilo nos EUA. (Foto: SMP Racing)

A forte chuva que assolou o circuito de Daytona nesta quinta ajudou muita gente e prejudicou muita gente. Se por um lado o domínio (favorecimento) dos protótipos DP foi ofuscado pela chuva, o mesmo não se pode dizer do bom desempenho dos modelos LMP2.

Em todos os treinos os modelos marcaram os melhores tempos o que dá uma certa esperança para que finalmente um protótipo moderno ganhe a principal prova do calendário da IMSA Daytona.

O primeiro passo foi dado. o melhor protótipo da classe P foi o BR01 da equipe SMP Racing pilotado por Mikhail Aleshin que conseguiu sob forte chuva controlar o carro e marcar o tempo de 2:05.793, seguido pelo Ligier da equipe Extreme Speed Motorsports guiado pelo brasileiro Pipo Derani.

Resultado do treino de classificação.

Na terceira posição mais um LMP2, o Ligier da equipe Michael Shank Racing. Mikhail Aleshin terá a companhia de Nic Minassian, Maurizio Mediani e Kirill Ladygin. Com um maior intensidade durante a seção de treinos os tempos dos protótipos foram mais altos do que os da classe GTLM que lideram a tomada de tempo.

Por conta disso e pelas regras da IMSA, mesmo com tempos melhores os carros da classe GTLM irão largar após os protótipos da classe P e LMPC. O melhor DP vem apenas na quarta colocação, sendo o Corvette #10 da equipe Wayne Taylor Racing que tem Rubens Barrichello como piloto. Alex Wurz que estreia em Daytona ficou na quinta posição com o Ford DP #01 da equipe Chip Ganassi.

Frédéric Makowiecki fatura a pole na classe GTLM. (Foto: IMSA)

Já na classe LMPC Johnny Mowlem, pilotando o Oreca #20 da BAR1 Motorsports ficou com a primeira posição marcando 2:05.708, superando Stephen Simpson do #85 da JDC Miller por 1.705 segundos. O segundo carro da BAR1 ficou na terceira posição com Ryan Eversley com o #26.

Com uma pista menos molhada os tempos da classe GTLM foram menores do que os da classe P. Assim a pole ficou com o Porsche #911 pilotado por Nick Tandy, seguido pelo #912 de Frédéric Makowiecki. Tandy marcou 2:01.408, enquanto Makowiecki 2:02.364.

John Edwards levou o novo BMW M6 #100 para a terceira posição, seguido pelas Ferrari da Scuderia Corsa e Rizi Competizione. Se nos treinos o Ford GT ditou o ritmo, nesta seção o melhor deles o #66 fico na 9º posição em sua classe.

Na classe GTD, Norbert Siedler marcou a pole com o Porsche #73 da equipe Park Place Motorsports. Siedler, vai dividir o 911 GT3-R Joerg Bergmeister, Patrick Lindsey e Matt McMurry Seu tempo foi de 2:05.798.

Marc Basseng levou o Lamborghini GT3 Huracán #28 da equipe Konrad Motorsports para a segunda posição com o tempo de 2:06.357. Fechando os três primeiros, Leh Keen com o Porsche #22 da equipe Alex Job Racing marcando 2:06.357.

Ford GT lidera segundo treino em Daytona

Ford GT na frente. (Foto: Ford Performance)

A chuva tem sido benéfica (pelo menos nos treinos) para os modelos GTLM. Na segunda seção de trenos livres disputadas na tarde de quinta (28), os cinco primeiros lugares foram ocupados por modelos GTLM.

Sebastien Bourdais liderou a seção em um treino sob forte chuva marcando 1:56.020. O tempo foi cerca de 1 segundo mais lento do que o tempo obtido pela Ferrari da equipe Rizi Competizione que marcou 1:55.078.

Tempos da segunda seção de treinos.

Em segundo vem a Ferrari da Rizi, com Giancarlo Fisichella no comando marcando 1:56.420. A Ferrari da SMP Racing com James Calado vem em terceiro com o tempo de 1:56.492. Na classe P o melhor foi o LMP2 da equipe SMP #37 que vem na sexta posição com o tempo de 1:56.855.

Na classe LMPC o #20 da equipe BAR1 Motorsports liderou os trabalhos, enquanto na GTD o BMW #97 da Turner Motorsports foi o primeiro.

 

Pipo Derani pronto para Daytona

Será a primeira vez do brasileiro em Daytona. (Foto: FGCom)

Pipo Derani fará sua estreia em Daytona neste final de semana (30 e 31) com a equipe Tequila Patrón ESM na famosa Rolex 24 Horas de Daytona, nos Estados Unidos.

O piloto de 22 anos já se destacou na temporada 2015 do FIA WEC (Mundial de Endurance) como um dos principais estreantes, conquistando seis pódios e uma pole position em sua estreia em Silverstone (Ing).

Este final de semana no Daytona International Speedway, Pipo dividirá a pilotagem do Ligier JS P2 Honda #2 com os companheiros Scott Sharp, Ed Brown e Johannes van Overbeek.

O primeiro contato de Pipo com a pista desafiadora do Daytona International Speedway, que mistura o famoso oval com uma parte mista, não poderia ter sido melhor. Durante os testes “Roar Before the Rolex 24”, no início de janeiro, o piloto paulista registrou o melhor tempo dos três dias de treinos, com 1min39s249.

Foi um ótimo início para um novo desafio com a renomada equipe Tequila Patrón ESM, com quem ele também irá disputar as 12 Horas de Sebring em março e a temporada completa do FIA WEC 2016.

Apesar dos bons resultados, Pipo sabe que a disputa da tradicional corrida de abertura da temporada de endurance em Daytona não será fácil e colocará em teste todas as habilidades dele e da equipe.

“Os resultados dos testes foram positivos no início do mês, mas sabemos que será um desafio diferente este final de semana. Mas queremos crescer com este momento e estamos trabalhando para isso”, declarou Derani. “Foi ótimo para mim conhecer toda a equipe Tequila Patrón ESM durante a pré-temporada e eu realmente sinto que já estou com a equipe por mais tempo. Então, por este ponto, foi satisfatório. Acho que todos se entrosaram rapidamente e isso é muito importante em uma equipe de endurance”, destacou o brasileiro.

Derani também está muito animado para correr em um dos circuitos mais famosos do automobilismo mundial neste final de semana e também em Sebring em março.

“Para mim, esta é a programação perfeita para o ano. Assim como as pistas de Spa, Le Mans e Fuji no FIA WEC, eu também irei correr em Daytona e Sebring, que têm muita tradição no endurance. Esta também é uma experiência valiosa pra mim, que estou buscando crescer após minha estreia no endurance no ano passado e, finalmente, trabalhar para atingir meu objetivo de correr na LMP1”, completou.

A tradicional 24 Horas de Daytona é a primeira etapa do campeonato IMSA Weather Tech SportsCar. Darani vai disputar as duas primeiras etapas – as 24 Horas de Daytona e as 12 Horas de Sebring – antes de sua estreia na temporada 2016 do FIA WEC, que terá sua primeira etapa em Silvesrtone, no dia 17 de abril.

Pipo e a equipe Tequila Patrón ESM iniciam as atividades em Daytona nesta quinta-feira (28) com o primeiro treino livre às 9h25 local (12h25 de Brasília). O segundo treino livre começará às 13h20 local (16h20 de Brasília), com a classificação às 17h15 local (20h15 de Brasília).

Um treino adicional está marcado para as 18h30 local na quinta à noite. O treino final acontecerá na sexta-feira (29) às 10h25 local (13h25 em Brasília).

A largada da 54ª edição das 24 Horas de Daytona acontecerá no sábado, às 14h40 local (17h40 de Brasília). O canal Fox Sports 2 transmitirá as primeiras e as últimas horas da disputa ao vivo.

Oswaldo Negri lidera primeiro treino livre em Daytona

Chuva atrapalhou modelos DP. (Foto: IMSA)

Com uma pista molhada e seca o primeiro treino para as 24 horas de Daytona que ocorrem neste final de semana nos EUA foi favorável pelo menos por enquanto para o Ligier JS P2 da equipe Michael Shank Racing.

Oswaldo Negri a bordo do #60 foi o mais rápido da seção marcando 1:54.807. Com a pista atípica os melhores tempos na sequencia foram de modelos GTLM. Em segundo lugar a Ferrari #62 da equipe Rizi Competizione com Toni Vilander ao volante com o tempo de 1:55.078.

Tempos da primeira seção de treinos.

Em terceiro Fred Makowiecki com o Porsche 911 #912 marcando 155.267. Em terceiro a Ferrari #72 da equipe SMP Racing com James Calado ao volante marcando 1:55.428.

O melhor DP vem apenas na 12º sendo o Corvette DP #90 da equipe Visitflorida.com com 1:56.756 com Ryan Dalziel ao volante. Na classe GTD, Matt McMurry fez o melhor tempo com o Porsche #73 da equipe Park Place Motorsports com 2:02.249.

Em segundo o Viper #33 da Riley Motorsports, seguido pela Ferrari #51 da Spirit Racing com os tempos de 2:02.281 e 2:03.078 respectivamente.

BMW apresenta cores do M6 GTE para Daytona

Cores remetem ao centenário da marca e a primeira vitória nos EUA. (Foto: BMW Motorsports)

A BMW Motorsports revelou nesta quarta (27) as cores dos dois M6 GTE que estarão representando a equipe na classe GTLM do Weathertech em 2016. Assim como em 2015 as cores são inspiradas em modelos do passado da marca.

O #25 remete ao BMW CSL 3.0, primeiro carro da marca que venceu uma corrida nos EUA em 1975. Já o #100 tem cores alusivas ao centenário da marca. O M6 é equipado com um motor V8 biturbo.  

“Nós queríamos fazer algo especial”, disse  o chefe da BMW Victor Leleu. “Utilizamos as cores históricas da BMW, mas fui com duas abordagens diferentes. O #25 tem ligações com o CSL, o carro que é a gênese da BMW e que ganhou em Sebring em 1975.”

“O #100 é algo especial. A IMSA nos deu a permissão para usar o número e faz parte das comemorações do nosso centenário.” O #25 será pilotado por Bill Auberlen, Dirk Werner, Augusto Farfus e Bruno Spengler. Enquanto o #100 terá Lucas Luhr, John Edwards, Kuni Wittmer e Graham Rahal.

 

Rebellion Racing confirma pilotos para o Mundial de Endurance

Equipe mantem mesmo time de 2015. (Foto: Divulgação Rebellion Racing)

Principal equipe privada da classe LMP1 do Mundial de Endurance, a Rebellion Racing confirmou nesta quarta (27) seus pilotos para a temporada 2016 do WEC. Seus dois Rebellion R-One equipados com um motor AER P60 V6 biturbo serão conduzidos por Nicolas Prost, Dominik Kraihamer, Alexandre Imperatori, Mathias Beche e Nick Heidfeld.

Heidfeld volta a equipe após perder algumas etapas da temporada passada por conta de uma fratura no pulso.

Além dos pilotos confirmados, Matheo Tuscher que substituiu Daniel Abt nas duas etapas finais do WEC em 2015 também fará parte do time. A Rebellion Racing foi campeã na classe LMP1 da ELMS em 2011, além de vencer o Endurance Trophy, premiação dada as equipes privadas na classe LMP1 do WEC desde sua abertura em 2012.

Action Express busca mais uma vitória em Daytona

Modelo DP fará frente aos novos LMP2? (Foto: IMSA)

Quando o atual campeão do IMSA WheatherTech SportsCar Championship, o Mustang Sampling Chevrolet Corvette Daytona Prototype alinhar para a disputa da 54a edição da Rolex 24 Horas de Daytona, as atenções estarão voltadas para a busca histórica que os quatro pilotos estarão perseguindo. Na verdade, o Mustang Sampling Corvette DP tem 16 relógios Rolex Daytona Cosmograph com seus quatro pilotos. O objetivo é aumentar este número para 20 ao final das 24 Horas de Daytona, que terão sua largada neste sábado (dia 30), às 17h40 de Brasília, com chegada no domingo (31).

Este ano, Scott Pruett vai se unir aos seus companheiros de longa data Christian Fittipaldi e João Barbosa em busca da quebra do recorde de seis vitórias no geral na Rolex 24 Horas. Pruett detém o recorde atual com mais vitórias (10 – categorias e geral), tendo vencido em 1987, 1988, 1992, 1993, 1994, 2002, 2007, 2008, 2011 e 2013. Defendendo o campeonato este ano, João Barbosa tem três vitórias em Daytona (2003, 2010 e 2014), Christian Fittipaldi tem duas (2004 e 2014) e Filipe Albuquerque, uma (2013).

O quarteto vai ser o mais vencedor a disputar as prestigiadas 24 Horas de Daytona com suas 16 vitórias. A marca anterior foi de 11 vitórias e aconteceu duas vezes, uma em 1980 com Hurley Haywook e Peter Gregg e, mais recentemente, em 2001 com Haywook, Bob Wollek e Dorsey Schroeder.

Quando perguntado sobre o quanto é importante ajudar Scott Pruett a conquistar sua sexta vitória no geral na Rolex 24 Horas, João Barbosa disse: “Claro que queremos ajudar o Scott a quebrar o recorde de mais vitórias no geral, o que significa que o Christian, o Filipe e eu também venceremos a corrida. As 24 Horas de Daytona são nossa principal corrida na temporada e uma das maiores do mundo, então não queremos nada além do que pilotar o nosso Mustang Sampling Corvette DP até a vitória ao final da corrida.”

Barbosa era integrante da Action Express Racing em sua estreia em 2010 nas 24 Horas de Daytona, quando o time chegou à vitória naquele que foi um momento decisivo na carreira do piloto português e uma de suas memórias marcantes no automobilismo.

“A Action Express Racing era uma equipe nova e estávamos correndo com um Porsche V8”, lembrou Barbosa. “Contra todas as probabilidades, fizemos uma grande corrida e vencemos. Foi uma sensação incrível. Depois, em 2014, vencemos novamente com o nosso Corvette DP e foi outro grande momento para a equipe, já que terminamos em primeiro e terceiro. Esperamos que este ano possamos fazer uma dobradinha da equipe, que é a única coisa que pode ser ainda maior”.

Gary Nelson, chefe da equipe, já experimentou os altos e baixos de disputar a corrida mais exigente da América do Norte. No entanto, ter quatro pilotos vitoriosos na Rolex 24 dá mais confiança do que nunca à equipe bicampeã, que busca fazer história neste evento.

“Cada piloto em nosso Mustang Sampling Corvette DP já venceu esta corrida antes”, disse Nelson. “Já ter vencido a Rolex 24 Horas antes não a torna mais fácil para vencer, mas significa que estes quatro pilotos sabem como estar preparados e o que esperar do evento. Nós ficamos realmente satisfeitos com o nível de comunicação entre os nossos pilotos, engenheiros e equipe durante o Roar Before the 24. Todos têm uma ótima química juntos e todos acreditam na nossa atitude de ‘Expectativa pela Vitória””.

Quando a 54ª edição da Rolex 24 começar uma nova era do IMSA WeatherTech SportsCar começará oficialmente, marcando o final da era TUDOR. Christian Fittipaldi espera começar a nova era como ele, Barbosa e a Action Express Racing começaram a anterior, vencendo este evento de resistência que é as 24 Horas de Daytona.

“Fizemos grandes corridas nos dois últimos anos”, declarou Fittipaldi. “Tivemos sorte suficiente para vencer a maior prova de endurance da América do Norte em 2014. Também vencemos a prova mais antiga de endurance do continente, as 12 Horas de Sebring, no ano passado. Dito isso, nosso Mustang Sampling Corvette DP completou todas as voltas, menos uma, nas disputas dos dois últimos anos e isso é algo que esperamos levar para esta nova era da categoria”.

As atividades em Daytona terão início nesta quinta-feira (dia 28), com dois treinos livres, seguidos pela definição do grid. As equipes voltarão para um treino à noite e terão o treino final na sexta-feira (29). A 54ª edição da Rolex 24 Horas terá início no sábado às 14h40 local (17h40 no Brasil, com transmissão da largada e chegada pelo Fox Sports 2).

Rubens Barrichello corre em Daytona pela Wayne Taylor Racing

Será a terceira participação do brasileiro em Daytona. (Foto: Indycar)

Rubens Barrichello teve o nome confirmado nesta terça (26) como piloto da equipe Wayne Taylor Racing para as 24 horas de Daytona que ocorre no próximo final de semana nos EUA.

O brasileiro que está com 43 anos irá pilotar o Corvette DP ao lado dos irmãos Ricky e Jordan Taylor além de Max Angelelli. Esta é a terceira participação e Rubens na grande corrida americana, depois de passagens F1, Indy

Em 2014, competiu com um Riley DP da equipe Starworks. Em 2013 participou com um Porsche 911 GT3 da equipe Dener Motorsports, além de uma participação com um DP Riley da equipe Doran Racing em Indianápolis.

“Quando manifestei meu interesse em pilotar pela Wayne fui atendido prontamente e sou grato a eles”, disse Barrichello. “Esta é uma das equipes de maior sucesso na história nos EUA, e será um grande prazer correr em Daytona.  Conheço Max desde que correram juntos na Fórmula 3 no início dos anos 90, e eu tenho sido um fã de Ricky e Jordan.”

Wayne Taylor acrescentou: “Para nós,  adicionar uma quarto piloto é perfeito. Ele definitivamente tem que ser alguém que está no topo. Por isso a escolha por Rubens Barrichello.”

Os planos da Mazda para Daytona

Será que o Lola vai dar uma alegria a mais para a equipe? (Foto: Speed Source)

A Mazda tem muito o que comemorar em 2016. A exatos 25 anos o mítico 787B ganhava as 24 horas de Le Mans, feito único, já que nenhum outro construtor japonês venceu no geral a grande clássica francesa.

Depois de três anos do projeto de desenvolvimento do motor SKYACTIV-D que trouxe resultados concretos limitados, embora tenha sido muito feliz para os modelos e rua da marca, na pista a coisa foi outra. Poucos resultados e muitos problemas técnicos, e poucas corridas completadas. Para este ano as coisas ganharam outra forma. Em uma parceria com a AER, o fabricante relançou um motor a gasolina oriundo da versão que estava no Lola da equipe Dyson na ALMS em 2013. Foi batizado de Mazda MZ 2.0T.

Como John Doonan, diretor da Mazda Motorsports explicou, que os testes e todo o desenvolvimento foi feito praticamente do zero. Ao todo os dois Lola percorreram mais de 6.400 km durante os testes em Daytona e mais 1.600 em testes privados.

“O Roar deu a todos a confiança e ímpeto para corrida”, disse ao site  Sportscar365. “Nós testamos em CTMP, Road America, Sebring, Daytona, Palm Beach. Foi um programa extenso.”

“AER fez uma tonelada de corridas e simulações no dinamômetro. Tentamos prever tudo Espero que nós tenhamos feito as melhores escolhas para a corrida de Domingo.”

Motor a gasolina fez boas corridas na ALMS com o Lola da equipe Dyson. (Foto: Divulgação)

Outro fator que pode influenciar o resultado e os anseios da equipe é o tempo de estrada dos dois chassis Lola que estão com mais de 5 anos de vida e não fazem mais frente so Ligier JS P2 e a BR01 da SMP Racing. Mesmo assim a diferença deve ser mínima

“É interessante quando você olha para a nossa história, e voltar a 25 anos atrás com nossa vitória em Le Mans”, disse Doonan. “Como chegamos ao 787B? Isso era um burro de carga por cerca de cinco a 10 anos. Os fundamentos do 787 levaram tempo e atualizações contínuas.”

“Eu amo o fato de aqui,  os documentos de homologação dos nossos dos Lola são de 2011. Este carro terminou e ganhou muitas corridas nos EUA, ao redor do globo, e em Le Mans. É um burro de carga comprovado com um monte de atualizações.”

Primeira e única vitória de um fabricante “no geral” em Le Mans foi em 1991 com o Mazda 787B. (Foto: Divulgação)

“Este motor neste chassis é a primeira. Alguns chassis mais novos são extremamente eficientes. Mas eu gosto de nossas chances de nossas peças e componentes comprovados. “

“Os carros mais novos têm a ligeira vantagem. Mas nós sabemos o que este carro precisa, e o que é preciso para estar lá para os últimas 20 voltas da corrida. Queríamos um carro de verdade para o desenvolvimento de um motor, e esta é uma continuação do que estamos fazendo. “

Os pilotos do #55 serão Jonathan Bomarito, Tristan Nunez e Spencer Pigot, enquanto no carro #70 Joel Miller, Tom Long e Ben Devlin.

Asian LMS: Eurasia vence na Malásia e Race Performance fatura campeonato

Mais uma vitória para a equipe Eurasia Motorsports. (Foto: Divulgação equipe)

Ocorreu na madrugada deste sábado no circuito de Sepang na Malásia, a última etapa da Asian Le Mans Series 2015/2016. O certame que teve 19 carros inscritos, maior grid da temporada viu mais uma vitória de Antonio Giovinazzi e Sean Gelael com o Oreca #09 da Eurasia Motorsports. Em segundo o Oreca #8 de Oliver Webb e Nicolas Leutwiler da Racing Performance que faturaram o título e ganharam um convite para as 24 horas de Le Mans.

Fechando o pódio o Ligier JS P2 da Algarve Pro Racing dos pilotos Michael Munemann, Dean Koutsoumidis e Jamie Winslow com uma diferença de duas voltas para o líder.  Gelael levou o 09 a vitória com uma diferença de 1 minuto e 43 segundos sob Webb, conquistando a segunda vitória desde que entrou no certame.

Resultado final da prova.

O #99 da Eurasia Motorsports dos pilotos William Lok, Tack Sung Kim e Richard Bradley, candidatos ao título não completaram a prova. Na classe LMP2 o Ligier JS P3 da DC Racing vence mais uma, depois de ter sua corrida quase comprometida por falta de peças. Os pilotos Ho-Pin Tung, David Cheng e Thomas Laurent não tiveram dificuldades para vencer mais uma prova. Em segundo o Adess da equipe AAI que chegou 30 voltas atrás depois de enfrentar problemas.

Título ficou com a Racing Performance. (Foto: Divulgação equipe)

Na classe GT o Audi R8 LMS da equipe Absolute Racing conquistou a primeira vitória na classe. Jeffrey Lee,  Alessio Picariello e Christopher Mies. Em segundo o BMW da equipe Team AAI #91. Em terceiro e faturando o título o McLaren da equipe Clearwater Racing fez uma corrida conservadora apenas para garantir o título.

Assim, Bell, Keita Sawa e Mok Weng Sun assim com a equipe receberam um convite para a clase GTE-AM para Le Mans. Nas classes CN os vencedores foram Giorgio Maggi-Denis Lian da equipe Avelon Formula, enquanto na GT-AM, os vencedores foram da equipe KCMG com o Porsche GT3 Cup dos pilotos Paul Ip, Akash Nandy e Yuan Bo.