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Endurance tratado a sério!
Oreca proporem atualizações no FLM09 para continuar no TUSC
Oreca FLM09 está desde 2009 nas pistas sem grandes atualizações. (Foto: Divulgação IMSA)
Oreca FLM09 está desde 2009 nas pistas sem grandes atualizações. (Foto: Divulgação IMSA)

A IMSA realizou na última semana testes com o novo Ginetta-Nissan LMP3 no circuito de Watkins Glen para verificar a viabilidade entre pilotos e equipes para uma possível troca do Oreca FLM09 nos próximos anos.

Porém encontrou uma forte resistência de pilotos e donos de equipes, que acreditam que o modelo da Oreca ainda é viável em termos financeiros. “O LMP3 é certamente um conceito interessante, mas acho que para ele caber em nossa série corrida entre P e GTLM, há muito desenvolvimento ser feito”, disse Jon Bennett dono da CORE Autosport ao site Sportcar365.com.

“Por outro lado, o PC tem provado ser uma subcategoria financeiramente viável para protótipos para um certo número de anos. Ele tem um chassi de carbono, freios de carbono, câmbio seqüencial e tem downforce significativo e ele se encaixa na estrutura de classes atual. Dadas as incertezas dos outros três classes de nossa série, pode fazer sentido para simplesmente atualizar a PC.” Comenta.

Para não perder clientes a ORECA avalia a atualização do carro. Assim novas partes da carroceria, carenagens dianteiras e traseiras e a adição da barbatana na tampa do motor estão entre as novidades, o que seria bem mais barato do que comprar um carro totalmente novo.

De acordo com Renaud Chevalier, gerente de projetos para a América do Norte da Oreca, o kit de atualização para o carro é uma opção que o fabricante francês pode produzir, se a IMSA de decidir ir por esse caminho.

“Se IMSA quer ir por esse caminho, temos a capacidade de atender,” disse Chevalier Sportscar365. “Temos a capacidade de fazer as peças aqui. Mas é uma questão a ser decidida pela IMSA.”

Chevalier disse que há atualmente mais de 20 Oreca FLM09 existentes em todo o mundo, com o construtor tendo capacidade de produzir chassis e partes adicionais, com base na demanda.

Para o proprietário da equipe RSR Racing Paul Gentilozzi a opção por permanecer com o Oreca é viável, e ainda propõem uma atualização mais intensa com alterações de motor e aumento de potencia. “Nós podemos mudar o carro para que ele seja totalmente novo”, disse Gentilozzi “Isso vai diminuir o arrasto, aumentar o downforce e realmente deixar o carro com base sugerida pela Oreca.”

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