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Endurance tratado a sério!
Michelin inicia o desenvolvimento dos pneus de chuva para as temporadas 2025 do WEC e IMSA

Visando as temporadas 2025 da IMSA e do Mundial de Endurance, a Michelin realizará testes de pneus no circuito de Paul Ricard na próxima semana. O foco será as classes Hypercar (WEC) e GTP (IMSA).

Segundo informações de Pierre Alves, da Michelin, vários fabricantes (Toyota, Ferrari, Peugeot, BMW e Porsche), participarão da sessão usando uma superfície de pista molhada em 21 de setembro.

Além disso, a Michelin está planejando lançar uma nova linha de pneus para as classes Hypercar e GTP para as temporadas 2025 do WEC e IMSA WeatherTech SportsCar Championship.

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Inicialmente, ao contrário dos pneus da pista seca, com seus vários compostos, o pneu para chuva terá apenas um tipo. Os atuais pneus das classes Hypercar e GTP de primeira geração foram  desenvolvidos através de simulação devido à falta de carros disponíveis para rodar com eles, porém mais testes no mundo real agora são possíveis.

“O objetivo deste teste é para a próxima gama de pneus de chuva”, disse Alves ao Sportscar365. “O pneu de chuva que temos agora foi desenvolvido sem carros [na pista]. Quando começamos com o Hypercar, precisávamos de uma especificação de pneu para partida a frio, mas não tínhamos muitas informações”. 

“Agora estamos aprendendo como usá-lo. Testámos em condições reais [durante provas de corrida] em Spa e Le Mans. Às vezes, eles testam em testes privados. O melhor teste que você pode fazer é quando todos estão na pista.

“Em Spa [num teste recente] tivemos dois fabricantes testando. Um foi 12 segundos mais rápido que o outro”, explicou.

Michelin e os novos compostos 

A Michelin tem dois objetivos principais no desenvolvimento de seu pneu para chuva de próxima geração para a categoria superior.

“Entretanto, temos duas direções. Uma delas é melhorar a polivalência para ser mais compatível com as condições de pista seca e umida”, disse Alves.

“É para uma janela mais ampla, desde a umidade total até a secagem. Estamos mais no molhado do que no seco, por isso ainda existem algumas condições complicadas”. 

“O pneu é um pouco mole demais, então forma bolhas rapidamente. E depois da mudança de molhado para o seco é um pouco difícil. É por isso que queremos trabalhar mais nessa direção”, disse.

“O outro ponto que queremos trabalhar é agregar materiais mais sustentáveis. Neste momento, com este pneu, temos 45% de materiais sustentáveis. Queremos ir mais longe nessa direção”. 

“Mas adicionar materiais sustentáveis ​​não precisa comprometer o desempenho: precisa ser melhor”. 

O primeiro teste de pista em grupo da Michelin para a linha 2025 de pneus slick ocorreu em Watkins Glen em julho, com a participação dos fabricantes que estão na IMSA, Acura, BMW, Cadillac e Porsche.

Aliás, um novo teste de pneus slick está planejado para terça-feira,  após o final da temporada do WEC no Circuito Internacional do Bahrein, em novembro.

Lá, Alves espera que todas as equipes Hypercar, exceto a Cadillac, estejam presentes.

“Este no Bahrein será a segunda etapa do nosso processo de desenvolvimento”, explicou. “Já fizemos um em Watkins Glen em julho, com a IMSA, então já temos um bom rumo. Além disso, estamos nos desenvolvendo nessa direção. Eles terão os mesmos pneus [no WEC e na IMSA]”. 

“Depois, devemos fazer outro em março ou abril para finalizá-lo em julho [quando] precisamos decidir qual pneu será o [slick] de 2025 porque temos que produzi-lo para Daytona”. 

Como são os testes?

Fabricante é o único fornecedor das classes Hypercar e GTP. (Foto: Michelin)

Contudo, durante a programação de testes, as equipes estarão sob o comando dos engenheiros da Michelin e não são informadas sobre quais especificações estão rodando para manter as condições tão neutras quanto possível.

“Eles não saberão o que os outros estão testando”, disse Alves. “Temos diferentes blocos de novas versões de pneus. Alguns terão padrões diferentes, alguns serão invólucros diferentes e alguns serão compostos diferentes. Vamos misturar tudo”, explica.

“Eles não terão o mesmo pneu ao mesmo tempo. Eles não saberão o que estão testando.”

Assim, embora o novo pneu slick chegue em 2025, Alves indicou que “não há prazo” para a introdução do pneu de chuva de próxima geração, que, segundo ele, poderá ser introduzido em algum momento de 2024 se a Michelin sentir que deve persuadir os organizadores da série de que é necessário.

Por fim, a Michelin também está aberta a manter o seu pneu de chuva atual, que é considerado a opção mais adequada.