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Endurance tratado a sério!
Ford Prepara versão GT3 do Mustang
(Foto: Ford)

A Ford Performance divulgou nesta sexta-feira, 28, que está desenvolvendo uma versão do Mustang GT3, que competirá na classe GTD-Pro da IMSA a partir de 2024. O programa de fábrica em parceria com a Multimatic. Terá dois carros na principal classe GT da IMSA. 

O carro terá um motor Ford V8 de 5,0 litros baseado no Coyote desenvolvido pela Ford Performance e ajustado pelo parceiro de longa data M-Sport. O retorno da Ford marca a volta do fabricante em competições de endurance, desde 2019, quando competiu com modelos Ford GT no Mundial de Endurance e na IMSA. 

“O Mustang nasceu para correr desde o início e estamos entusiasmados em apresentar a versão GT3 para competir frente a frente com alguns dos maiores fabricantes do mundo”, disse Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance Motorsports.

“Com 58 anos de herança global em corridas de resistência, incluindo NASCAR e Supercars australianos hoje, estamos prontos para levar o Mustang ao próximo nível de desempenho global”. 

Além de operar o esforço GTD Pro de fábrica da Ford em IMSA, a Multimatic também será responsável pelo suporte ao cliente para o Mustang GT3 na classe GTD. “Não há dúvida de que a Multimatic Motorsports é a parceira perfeita neste projeto para nós”, disse Rushbrook.

“Eles não apenas trabalharam conosco para desenvolver vários programas de clientes Mustang no passado, mas seu trabalho no programa Ford GT e nos novos programas de corrida para clientes Bronco DR mostrou que juntos podemos fornecer programas de corrida de nível de campeonato para a Ford e seus clientes”. 

Larry Holt, da Multimatic, acrescentou: “Estamos entusiasmados por trabalhar neste novo programa IMSA, bem como no programa para clientes GT3 com a Ford Performance”. 

“Temos uma longa e excelente relação de trabalho uns com os outros, tanto nos níveis mais altos das corridas de carros esportivos profissionais quanto no desenvolvimento de programas e veículos competitivos para clientes”. 

“Agradecemos a confiança deles em nós e, juntos, mal podemos esperar para mostrar ao mundo o que está por vir com o Mustang”, finalizou. 

O Mustang GT3 terá suspensão dianteira e traseira de braço curto-longo sob medida, caixa de câmbio montada na traseira, painéis da carroceria de fibra de carbono, bem como um pacote aerodinâmico exclusivo desenvolvido para atender regras da classe GT3.

Piloto confirmado

Joey Hand, que fez parte do time vencedor da Ford nas 24 Horas de Le Mans de 2016 em GTE-Pro, foi nomeado como um dos pilotos de teste do fabricante para o programa. Os pilotos de corrida ainda não foram anunciados para o programa de fábrica.

Além do Mustang GT3, a Ford lançará a nova versão do Mustang GT4, no próximo ano. O atual Mustang GT4 construído pela Multimatic estreou em 2017 e recebeu atualizações nos anos seguintes.

“É importante para nós continuar a apoiar o esforço do Mustang GT4 também”, disse Rushbrook.

“Tivemos muito sucesso aqui e na Europa com o atual Mustang GT4, e esperamos poder oferecer aos nossos clientes um carro novinho para competição na categoria GT4 a partir da próxima temporada.Teremos mais a dizer sobre isso em um futuro próximo”, finalizou o dirigente.