Etapa do WEC em Spa-Francorchamps com 37 inscritos

Etapa do WEC em Spa-Francorchamps com 37 inscritos

Etapa do WEC em Spa-Francorchamps com 37 inscritos. (Foto: Divulgação)

A organização do Mundial de Endurance divulgou a lista de inscritos para a etapa de Spa-Francorchamps. Assim a prova de 6 Horas acontecerá no dia 5 a 7 de maio.  O circuito na Floresta das Ardenas sediou o primeiro evento europeu do WEC em maio de 2012 e é um dos dois únicos circuitos que estiveram no calendário em todas as temporadas nos últimos dez anos, sendo o outro o circuito de Le Mans.

Além disso, pela primeira vez desde 2019, as 6 Horas de Spa-Francorchamps retorna à sua posição como evento preparatório. A próxima etapa será 24 Horas de Le Mans em junho.

Lista de Inscritos

Em outras palavras, a lista de inscritos mostra que a classe Hypercar contará mais uma vez com quatro inscritos, com os vencedores das 1000 Milhas de Sebring e os dois Toyota Gazoo Racing GR010 com formações inalteradas desde a rodada de abertura do campeonato.

A equipe Glickenhaus Racing terá o brasileiro ‘Pipo’ Derani, no lugar do americano Ryan Briscoe. Derani se juntará a Olivier Pla e Romain Dumas para a etapa de Spa-Francorchamps. Na classe GTE-Pro, Corvette, Ferrari e Porsche frente a frente, com a Porsche buscando estender sua liderança no Campeonato Mundial de Fabricantes após o pódio duplo em Sebring.

Retorno de vencedores

Desse modo, todos os cinco carros terão os mesmos pilotos inalterados desde a corrida de abertura da temporada nos EUA. Contudo, o vencedor da corrida de 1000 milhas de Sebring, Kevin Estre, venceu em Spa-Francorchamps em 2020 com seu atual companheiro de equipe Michael Christensen. Em 2021 com Neel Jani e espera repetir suas performances vencedoras em 2022 para ampliar sua liderança no campeonato.

A classe LMP2 terá 15 carros inscritos,  com três trocas de pilotos entre os 45 que correram nos EUA. Assim, o britânico Alex Lynn se juntará aos pilotos Oliver Jarvis e Joshua Pierson no Oreca #23 da United Autosports, substituindo Paul Di Resta ao volante.

O vencedor das 24 Horas de Daytona de 2014, e das 24 Horas de Le Mans, na classe GTE-Pro de 2016, Sebastien Bourdais, se juntará a Nico Muller e Ryan Cullen no #10 da equipe Vector Sport. O piloto francês estará substituindo Mike Rockenfeller na corrida na Bélgica. Alex Brundle regressa à equipe Inter Europol Competition no lugar de Fábio Scherer, juntando-se a Jakub Smiechowski e Esteban Gutiérrez no oreca #34.

Grid cheio na classe GTE-Am em Spa-Francorchamps

Finalmente, o grid da classe GTE-AM terá 13 carros, com o retorno do GR Racing no Porsche 911 RSR-19 de Mike Wainwright, Riccardo Pera e Ben Barker.O belga Jan Heylen estará no Porsche #88 da Dempsey-Proton Racing ao lado dos americanos Patrick Lindsey e Fred Poordad.

Leia também: Entenda o BoP de ativação híbrida dos Hypercars

Os outros 11 carros apresentam pilotos inalterados, incluindo, Paul Dalla Lana, David Pittard e Nicki Thiim no #98 da Northwest AMR. O fim de semana das 6 Horas de Spa-Francorchamps terão início na quinta-feira, 05 de maio, com a qualificação na sexta-feira, 06 de maio. A corrida será no sábado, 07.

Written by Fernando Rhenius
Jornalista MTb 6873/SC, formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mantem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.