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Endurance tratado a sério!
Equipe Autolog recebe o seu Ligier JS P320 para o Império Endurance Brasil

Novidade no Império Endurance Brasil. A equipe Autlog, de Flávio Abrunhoza, Leandro Ferrari e André Moraes Jr.) receberam um Ligier JS P320 TD para a temporada 2024 do Endurance Brasil. 

De acordo com a equipe, o carro foi recebido na última semana. Além disso, todo o suporte de pista ficou a cargo da equipe BTZ que auxiliou nas primeiras voltas do protótipo no circuito de Interlagos. 

Competindo nos principais campeonatos de endurance do mundo, o Ligier JS P320 que hoje compete no Brasil é a versão TD (track day). Logo, ele não segue homologações de outras séries como a IMSA e o ACO. 

Sendo assim, esta versão possui mais potência no mesmo powertrain. Além de freios com ABS e controle de tração. O Ligier JS P320 TD possui um mapa de combustível diferente para o aceite da nossa gasolina.  As alterações partem da Ligier em conjunto com o departamento de engenharia da Oreca.

(Foto: Divulgação)

Aquecimento de pneus está proibido durante as 24 Horas de Le Mans de 2024

A partir do próximo ano, as equipes não poderão mais utilizar aquecimento de pneus nas 24 Horas de Le Mans. A confirmação veio do Automobile Club de l’Ouest (ACO) nesta terça-feira, 12.

Frederic Lequien, CEO do WEC, mencionou no mês passado que a possibilidade de reintroduzir o uso exclusivo de aquecedores de pneus em Le Mans estava em análise.

No entanto, de acordo com o Artigo 6.5.5. dos regulamentos complementares da prova. Qualquer processo que tente direta ou indiretamente aleterar a temperatura de um pneu em comparação com a temperatura ambiente é proibida.

Em resposta, um porta-voz da ACO confirmou ao site Sportscar365.com que essa proibição também se estenderá aos aquecedores de pneus. Dessa forma, as regras para o pré-aquecimento dos pneus estarão alinhadas com toda a temporada do WEC.

Os fornos de aquecimento de pneus movidos a energia estavam proibidos no início da temporada de 2023 por motivos de sustentabilidade. No entanto, a nova regra recebeu críticas específicas após as 6 Horas de Spa-Francorchamps, onde pneus frios resultaram em acidentes.

Como resposta a essa situação, o ACO implementou uma isenção única que permitiu às equipes pré-aquecerem os pneus na edição deste ano da clássica prova francesa. No entanto, essa exceção não retornará em 2024.