bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
ELMS 2024 terá 43 carros inscritos

A organização do European Le Mans Series divulgou nesta segunda-feira, 04, a lista de inscritos para a temporada 2024 da categoria. Serão 43 carros mais três reservas. Confira abaixo quem é quem na competição. 

Aumento de 100% para a classe LMP2 em 2024

Inicialmente, com a ELMS a tornar-se a casa da classe LMP2 a partir de 2024, o número de inscrições para a categoria aumentou de 7 para 14 carros. Sendo assim, o atual campeão Algarve Pro Racing de volta para defender o título tão duramente conquistado.

O campeão de 2023, Alex Lynn, será acompanhado por Olli Caldwell e Matthias Kaiser no #25. Além disso, os campeões de 2020, a United Autosports correrá com dois carros na categoria LMP2. Um para o ex-campeão da ELMS Filipe Albuquerque no Oreca #23, e o campeão da Asian Le Mans Series de 2022 Ben Hanley estará na máquina #22.

O campeão da classe LMP3 de 2023, Alejandro Garcia, passará para a classe LMP2 na próxima temporada com a COOL Racing. A equipe suíça que tem dois carros inscritos na classe. Garcia estará no Oreca #47 e o campeão ELMS LMP3 de 2022 Malthe Jakobsen no #37.

Lista de inscritos

Um vencedor de Le Mans regressará ao ELMS com Will Stevens a juntar-se à Nielsen Racing na próxima temporada ao lado de Nicolas Pino no #27. Além disso, a Inter Europol Competition também terá dois carros na LMP2 em 2024. Com o vencedor das 24 Horas de Le Mans da classe LMP2 em 2023, Jakub Smiechowski, retornando ao ELMS no #34. Ao lado de Jonathan Aberdein e do ex-piloto de Fórmula 2 Clément Novalak.

Classe LMP3

O campeão da LMP3 da Michelin Le Mans Cup 2022, Tom Dillmann, junta-se à equipe no Oreca #43 ao lado de Vladislav Lomko e Sebastian Alvarez. Os campeões de 2019, a IDEC Sport retorna com uma única entrada com Paul Lafargue para liderar a escalação de pilotos.

A Panis Racing e a Duqueine Team também retornarão com um único carro cada, com Manuel Maldonado retornando pela Panis Racing e o atual campeão de pilotos da LMP2, James Allen, correndo pela Duqueine Team em 2024.

Iron Lynx-Proton inscreverá um único carro para Jonas Ried. O campeão de pilotos de 2021, Robert Kubica, liderará a escalação no AO #14 da TF Sport, enquanto a equipe britânica Vector Sport fará sua estreia no ELMS em 2023 com Gabriel Aubry e Ryan Cullen.

Oito carros na classe LMP2 Pro/Am

A AF Corse retornará para defender o título de 2023, com os campeões de pilotos François Perrodo e Matthieu Vaxiviere. Assim, Alessio Rovera,  se juntará aos seus companheiros de equipe.

Aliás, a Algarve Pro Racing vai correr com um carro da categoria Pro/Am para o piloto grego Kriton Lendoudis, a quem se juntará o vencedor das 24 Horas de Le Mans da classe LMP2, Richard Bradley.

A United Autosports também terá um carro na categoria Pro/Am junto com suas duas entradas LMP2, com Oliver Jarvis se juntando a Andrew Meyrick e Daniel Schneider.

Outra equipe que dirige um carro Pro/Am junto com sua entrada LMP2 é a Nielsen Racing, com o ex-campeão das classes LMP2 Pro/Am e LMP3 John Falb sendo acompanhado pelo campeão da classe LMP3 da Michelin Le Mans Cup 2021, Colin Noble.

DKR Engineering, Proton Competition e Team Virage rodarão um carro cada, enquanto a Richard Mille retorna ao ELMS com uma única entrada para o Richard Mille by TDS.

Dez carros na classe LMP3

A COOL Racing defenderá os seus títulos consecutivos LMP3, com o #17 com os pilotos portugueses Manuel Espírito Santo e Miguel Cristóvão e pelo piloto suíço Cédric Oltramare.

Os vice-campeões, a Eurointernational de 2023 também regressam, com a equipe italiana  com uma formação de pilotos inalterada composta por Matthew Richard Bell e Adam Ali, que terminou a temporada de 2023 com uma vitória em Portimão.

Os vencedores das 4 Horas de Le Castellet na classe LMP3 Jacques Wolff, Antoine Doquin e Jean-Ludovic Foubert regressam para mais uma tentativa de título com a equipe suíça Racing Spirit of Léman.

A WTM by Rinaldi Racing também regressa com uma formação inalterada dos vencedores das 4 Horas do Algarve, Torsten Kratz, Leo Weiss e Oscar Tunjo. O piloto espanhol Belén Garcia competirá pela equipe vencedora do Campeonato LMP3 de 2021, DKR Engineering, em 2024. Enquanto o atual campeão da Michelin Le Mans Cup LMP3, Julien Gerbi, passará para o ELMS com o Team Virage.

A RLR MSport colocará dois carros no ELMS em 2024, com James Dayson e Horst Felbermayr Jr nos Ligiers #5 e #15, respectivamente. Enquanto a equipe francesa Ultimate também retornará depois de conquistar dois pódios em 2023. Por fim, a Inter Europol completa a classe LMP3 com uma inscrição de carro único para Kai Askey, Pedro Perino e Alexander Bukhantsov.

Primeira temporada do LMGT3 atrai onze carros

O primeiro grid de carros LMGT3 no ELMS contará com seis Ferrari 296 LMGT3, dois Porsche 911 LMGT3 R. Além de dois Aston Martin Vantage AMR LMGT3 e um único Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2.

Sendo assim, o atual campeão da classe LMGTE, a Proton Competition colocará um único Porsche 911 LMGT3 R para o italiano Claudio Schiavoni. O segundo Porsche será gerido pela equipe Iron Dames com Michelle Gatting.

Os atuais campeões de equipe GT3 da Michelin Le Mans Cup Racing Spirit of Léman chegam ao ELMS com um único Aston Martin Vantage AMR. Ele será para o campeão de pilotos da Michelin Le Mans Cup, Valentin Hasse Clot.

O Segundo Aston Martin Vantage será administrado pela Grid Motorsport by TF, com Martin Berry. Além disso, existem seis equipes diferentes comandando a Ferrari 296 em 2024. Com os ex-campeões da LMGTE Formula Racing fazendo uma única inscrição para o pai e sua dupla Johnny e Conrad Laursen.  Além dos campeões de 2017 JMW Motorsport comandando uma única Ferrari para o americano Jeffrey Segal.

Matt Griffin, Duncan Cameron e David Perel correrão juntos mais uma vez em uma Ferrari 296. O vencedor da corrida Takeshi Kimura está retornando com a Kessel Racing. 

Por fim, Emmanuel Collard e Charles-Henri Samani retornam com AF Corse e Michael Wainwright competirá em uma Ferrari 296 da GR Racing. Os campeões LMGTE de 2021, Iron Lynx, correrão com o único Lamborghini Huracan no grid ELMS. Ele será para o vencedor do Michelin Le Mans Cup e o vencedor do Road to Le Mans, Hiroshi Hamaguchi.