bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
David Salters da Acura sobre Le Mans: “Todos nós adoraríamos ir, quem não gostaria?

O bom desempenho da Acura na temporada 2023 da IMSA, nos faz pensar, e Le Mans? Após a dobradinha nas 24 Horas de Daytona, a marca premium da Honda almeja competir na principal corrida de endurance do mundo com o ARX-06 ou futuros protótipos. 

O protótipo foi desenvolvido de acordo com os regulamentos da classe LMDh. Nos EUA, Porsche e Cadillac já foram superados pelo carro japonês. Mas a situação é incerta pelo fato de a Acura ser uma marca exclusivamente americana e, embora a Honda Performance Development, com sede nos EUA, tenha fortes laços com sua controladora japonesa, apenas a Honda Motor Co pode assinar qualquer atividade internacional na F1, MotoGP ou Le Mans.

Nesse sentido, quando questionado se estava frustrado por não levar o ARX-06 para Le Mans este ano, o presidente da HPD, David Salters, respondeu: “Sim e não. Acho que estamos prontos. É [Le Mans] um animal diferente, então precisamos aprender isso. Você nunca sabe onde você vai estar”, disse em entrevista ao site autosport.com.

“Claro, todos nós adoraríamos ir, quem não gostaria? Mas estamos aqui para cuidar dos EUA, então vamos fazer um trabalho razoável primeiro. É o que paga as contas! Temos que nos familiarizar com esses carros. 

“Falamos com nossos colegas da Honda Motor no Japão, eles estão bastante interessados ​​– eles adoram o que estamos fazendo – mas como é global, está fora de nosso alcance. Então, é o que funciona para a Honda Motor, tem que ser coerente, mas está em discussão. É uma coisa grande, cabe a eles resolver.”

Leia também:

Salters diz que a forte exibição do carro em Daytona e Sebring – que representa mais da metade do tempo de corrida da temporada IMSA – lhe dá confiança de que o ARX-06 seria adequado para os árduos desafios de Le Mans.

“Este carro pode fazer 24 horas, que é o ponto número um para corridas de resistência”, disse ele. “E não é lento – fizemos um bom carro, porque colocamos muito esforço nele.

“Uma das coisas de que mais me orgulho daquele carro é que ele navegou 24 horas na primeira tentativa. Novo powertrain, chassi, eletrônica e sistema híbrido. Como engenheiro, é isso que me dá mais satisfação. Não foi o caso de dar uma volta por aí, e olha a primeira hora de Sebring, foi como uma corrida de velocidade!

“Você quer ir e se sair bem, construímos conhecimento com este carro, mas quem sabe? Ainda não chegamos tão longe. Precisamos fazer isso no momento certo, quando estivermos prontos para fazer um bom trabalho para Honda ou Acura. Parte de mim quer ir, mas o engenheiro em mim vê que ainda temos muito o que fazer aqui. Se formos, faremos isso corretamente”, enfatizou. 

Acura e os adversários

Nesse ínterim, quando perguntado se ele invejava a Porsche Penske Motorsport, que controla dois carros no WEC junto com dois carros no IMSA, Salters respondeu: “No momento, eu não os invejo. Tiramos o chapéu para eles, eles estão fazendo um bom trabalho porque apenas colocar os carros no grid não foi fácil com os problemas da cadeia de suprimentos [que todas as equipes sofreram com os componentes comuns do LMDh].

“Qualquer carro novo é duro e estes são como um carro LMP1 por baixo. Simplesmente não custa mais US$ 100 milhões. E eles estão tentando fazer uma frota deles, o que é bem difícil.”