Audi leva energia solar para comunidades da Amazônia

Iniciativa da Audi levará luz a comunidades da Amazônia. (Foto: Divulgação)

A Audi Environmental Foundation e a Audi do Brasil estão apoiando a ONG Litro de Luz Brasil, fornecendo iluminação solar para três vilarejos na região amazônica sem uma conexão com a rede elétrica.

O objetivo principal é melhorar a educação e a segurança nas aldeias. A iniciativa está equipando as áreas comuns dos assentamentos com postes de iluminação alimentados por painéis solares para tornar o local mais seguro. Além disso, está fornecendo às famílias lâmpadas de mão movidas a energia solar que podem ser usadas em casa e fora de casa.

Eles são projetados para melhorar o acesso à educação, por exemplo, permitindo que os moradores leiam ou concluam trabalhos escolares. Mais de 100 famílias brasileiras serão beneficiadas pelo projeto. A entrega e a instalação estão previstas para o segundo trimestre de 2022.

Para envolver a população local no projeto e conscientizá-la, o Litro de Luz Brasil está planejando visitas às aldeias. A ONG também vai instalar o equipamento junto com os moradores. A organização beneficente também realizará uma pesquisa ao final do projeto para avaliar seu impacto. Além disso, a Litro de Luz Brasil cuidará da manutenção futura das luzes e organizará a coleta das baterias de lítio usadas. Além disso, a ONG pretende formar embaixadores que vão representar a entidade na região.

A Audi Environmental Foundation foi criada em 2009 com o objetivo de promover projetos e tecnologias inovadoras destinadas a proteger o meio ambiente. “A eletricidade é absolutamente essencial para a vida cotidiana, mas ainda não está prontamente disponível em muitas regiões do mundo. O acesso a uma fonte de alimentação confiável geralmente é difícil, principalmente em vilarejos remotos”, disse Rüdiger Recknagel, diretor da Audi Environmental Foundation. “A eletricidade é necessária, porém, para que as pessoas tenham acesso à sociedade e à educação – afinal, é difícil ler sem luz. Pensando nisso, a Audi Environmental Foundation está unindo forças com a Audi do Brasil para apoiar a iniciativa Litro de Luz Brasil. Dessa forma, não estamos apenas fortalecendo nosso relacionamento com nossos colegas brasileiros, mas também trazendo luz para lugares onde ela é extremamente necessária.”

“Este projeto conecta vários elementos do DNA da Audi ao mesmo tempo: inovação, tecnologia, eletrificação e, acima de tudo, o desejo de ajudar as pessoas a viver uma vida melhor. Continuamos falando sobre o futuro, mas não podemos esquecer que existem milhões de pessoas em todo o mundo cujas necessidades básicas não estão sendo atendidas. A iluminação solar não é apenas neutra em carbono, mas também melhorará as condições sociais, bem como a saúde e a segurança nessas aldeias”, disse Antonio Calcagnotto, responsável por assuntos externos e sustentabilidade da Audi do Brasil.

Iniciativa já ajudou mais de 23 mil pessoas

A Litro de Luz Brasil atua nas cinco regiões do país, levando iluminação solar para comunidades que até agora não tinham acesso à rede elétrica. A iniciativa fornece postes de iluminação, luminárias de mão e outras soluções solares feitas de materiais simples, como garrafas PET e tubos de PVC, complementados por painéis solares, baterias recarregáveis ​​e lâmpadas LED.

A organização iniciou sua atuação no Brasil em 2014 e já atendeu diretamente mais de 23 mil pessoas graças ao apoio de cerca de 200 voluntários. Sempre trabalha com a população local nas comunidades mais carentes do país para desenvolver suas soluções e capacitar pessoas para utilizá-las. A iniciativa atua tanto em centros urbanos como em regiões rurais, aldeias tradicionais às margens de rios e assentamentos indígenas.

“Esta colaboração entre a Litro de Luz e a Audi é uma forma ideal de nos ajudar a realizar nosso sonho de trazer luz para a região amazônica, onde a maioria dos brasileiros vive sem acesso à eletricidade”, disse Laís Higashi, fundadora da Litro de Luz Brasil. “Nós nos esforçamos para trabalhar com parceiros como a Audi, que têm um desejo sincero de ajudar a melhorar a vida dos mais necessitados”. A parceria entre o jovem de 29 anos e a Audi começou em 2021, quando Higashi foi selecionado para receber uma bolsa da Audi Environmental Foundation para o One Young World Summit.

Inspirado na invenção de um brasileiro

O Litro de Luz Brasil é um dos mais de 15 capítulos do movimento mundial “Litro de Luz” que se originou nas Filipinas em 2011 – inspirado em uma invenção de 2001 do mecânico brasileiro Alfredo Moser. Sua “lâmpada Moser” consiste em uma garrafa PET que é encaixada em um buraco no telhado. A garrafa é cheia de água e alvejante e fornece tanta luz quanto uma lâmpada de 60 watts.

Published
6 meses ago
Categories
Audi
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Jornalista MTb 6873/SC, formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mantem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.