bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Mattias Ekström, Emil Bergkvist, Stéphane Peterhansel, Edouard Boulanger, Carlos Sainz, e Lucas Cruz. (Foto: Audi)

A Audi apresentou nesta terça-feira, 28, o RS Q e-tron, protótipo que irá disputar seu primeiro Rally Dakar, entre os dias 1º a 14 de janeiro de 2022. A Audi foi inventora dos sistemas quattro, TFSI, ultra, e-tron e muitas outras tecnologias futuras em automobilismo, isso marca o início de uma nova era no rally cross-country.

“O Rally Dakar é o maior desafio concebível para o nosso inovador drive elétrico com bateria de alta tensão e conversor de energia de alta eficiência”, disse Julius Seebach, Diretor Executivo da Audi Sport GmbH e responsável pelo automobilismo na Audi. Nunca antes tínhamos trazido um veículo tão complexo para a largada na Audi Sport em tão pouco tempo. Nosso primeiro teste de resistência em condições competitivas é agora o rali mais longo e exigente do mundo. Abordamos o Rally Dakar com muito respeito e estamos totalmente focados neste desafio”.

Nas doze etapas do rally no deserto na Arábia Saudita, a Audi encontrará 91 outros competidores na classe de carros. É uma das cinco categorias de veículos ao lado de motocicletas, quadriciclos, veículos leves e caminhões.

Na história da Audi Sport, o rally cross-country já é a sétima disciplina do automobilismo. Desde 1981, a marca está envolvida em ralis sprint (WRC), corridas de carros de turismo (Trans-Am, IMSA GTO, DTM, STW, TCR), corridas de protótipos (LMP), corridas GT (GT3, GT2, GT4), rallycross (WRX) e corridas monolugares (Fórmula E).

O carro

A bordo dos três Audi RS Q e-tron : tecnologia pioneira e três equipes de piloto-co-piloto. Depois que a Audi se tornou o primeiro fabricante a vencer as 24 Horas de Le Mans com direção eletrificada em 2012 e o primeiro fabricante alemão a ganhar o título por equipes na Fórmula E em 2017/2018, a próxima conquista pioneira segue no deserto. Na categoria T1 Ultimate do Rally Dakar, a Audi quer provar que um trem de força eletrificado é altamente eficiente e competitivo.

As equipes

Três equipes de pilotos altamente qualificadas dão o seu melhor: Mattias Ekström brilha com sua versatilidade. Dois títulos DTM e um título no Campeonato Mundial de Rallycross são os destaques de uma carreira de automobilismo internacional de quase 30 anos. O co-piloto Emil Bergkvist, também sueco, foi o campeão mundial júnior de rally antes de se mudar para a função de co-piloto. 

Stéphane Peterhansel lidera a tabela de classificação do Rally Dakar como vencedor por 14 vezes. O seu compatriota francês e co-piloto Edouard Boulanger mostrou-lhe o caminho em 2021 no seu sucesso mais recente. O espanhol Carlos Sainz venceu o Rally Dakar três vezes e traz consigo mais de duas décadas de experiência em ralis de velocidade, durante os quais foi duas vezes campeão mundial de rally. Seu compatriota Lucas Cruz esteve no assento do co-piloto nas três vitórias no Dakar.

Todos os três Audi RS Q e-tronos carros são inscritos pela equipe Team Audi Sport. A marca recebe apoio da Q Motorsport. A equipe de Sven Quandt de Trebur em Hesse, Alemanha, tem mais de um quarto de século de experiência em ralis cross-country, incluindo seis vitórias no Dakar. Um total de 80 pessoas da Audi e Q Motorsport – desde pilotos de rally e responsáveis ​​por tecnologia e logística ao médico da equipe e fisioterapeutas – percorrerão a Arábia Saudita por duas semanas. O programa de 2022 inclui doze etapas com distâncias diárias de mais de 800 quilômetros em alguns casos. A extensão total do rali é de 8.099 quilômetros, o total das etapas off-road cronometradas é de 4.252 quilômetros. O rali começa no dia de ano novo em Jeddah e termina no dia 14 de janeiro. Em 8 de janeiro, o rali terá um dia de descanso em Riade.

Siga o Bongasat nas redes sociais:

Facebook – https://www.facebook.com/bongasat 

Instagram – https://www.instagram.com/bongasat/ 

Grupo no Telegram – https://t.me/+kAg7FzeIB4cyNTdh