Asian Le Mans Series mantém calendário inalterado para 2025/26

A organização da Asian Le Mans Series confirmou nesta quarta-feira, 19, um calendário inalterado para a temporada 2025/26, mantendo as seis etapas nos mesmos locais. Os esforços para incluir provas na Tailândia ou Indonésia não avançaram, levando a competição a repetir o formato dos últimos anos.
O campeonato seguirá o modelo de três finais de semana com rodadas duplas. A abertura acontecerá no Circuito Internacional de Sepang, na Malásia, em dezembro. Em seguida, a categoria terá etapas nos Emirados Árabes Unidos entre janeiro e fevereiro. O Circuito Yas Marina, em Abu Dhabi, continuará sediando a final da temporada, enquanto Dubai receberá sua rodada dupla logo após a Rolex 24 em Daytona.
Porém, apesar da tentativa de expansão, a organização revelou que tanto o Circuito Internacional de Buriram, na Tailândia, quanto o Circuito Internacional de Mandalika, na Indonésia, foram considerados, mas não puderam ser incluídos. Buriram chegou a ser cogitado para a abertura do campeonato em novembro, mas não foi possível encontrar uma data adequada. Aliás, Mandalika também esteve nos planos, mas as atualizações de segurança necessárias para receber os protótipos de Le Mans não tinham garantia de conclusão a tempo.
A importância do Asian Le Mans Series
O CEO da LMEM, Frederic Lequien, destacou que a série continuará avaliando a possibilidade de incluir novos circuitos no futuro. “Após uma temporada de muito sucesso, com 47 carros no grid da final em Abu Dhabi, queríamos expandir para a Tailândia ou Indonésia. No entanto, devido a circunstâncias fora do nosso controle, optamos por manter o formato atual, que tem sido bem recebido por equipes e patrocinadores”, afirmou.
Além disso, Lequien ressaltou ainda a qualidade das instalações nos circuitos escolhidos. “Sepang recebe o Grande Prêmio da Malásia de MotoGP, o Autódromo de Dubai é tecnicamente desafiador e Yas Marina oferece um cenário espetacular para o encerramento da temporada, também sendo palco da final da Fórmula 1 em 2025.”
A organização também levou em conta fatores como o Ano Novo Chinês e o Ramadã. Nesse sentido, além de evitar conflitos de data com as 24 de Daytona em 2026. “Seguiremos trabalhando com as equipes de Buriram e Mandalika para avaliar sua inclusão na temporada 2026/27”, concluiu Lequien. Lembrando, as provas terão a cobertura com qualidade no canal oficial da serie no YouTube.
Calendário da Série Asiática Le Mans 2025/26
12 a 14 de dezembro de 2025 – Circuito Internacional de Sepang, Malásia
29 de janeiro a 1º de fevereiro de 2026 – Autódromo de Dubai, Emirados Árabes Unidos
6 a 8 de fevereiro de 2026 – Circuito de Yas Marina, Emirados Árabes Unidos