bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
A vitória perdida da Porsche em SPA

M15_0833

A Porsche não tem tido a sorte que esperava. Se nos treinos oficiais em Paul Ricard em Março aonde dominou e nos primeiros treinos em Silverstone e SPA onde marcou a pole, as coisas acabaram não dando certo e o time alemão acabou perdendo as duas provas para a irmã Audi.

Em SPA, um circuito mais rápido que Silverstone, a vantagem técnica pelo fato da Porsche competir na classe de 8MJ daria uma vantagem obvia, mas não foi o que aconteceu. Com um conjunto mais equilibrado, que consumiu menos combustível e menos pneus a Audi ditou o ritmo sem chances para os demais adversários. Os três carros tiveram destinos bem diferentes. Enquanto o #18 ficou na segunda posição, seguido pelo #17 o #19 terminou na sexta posição.

Corrida do #17

Brendon Hartley assumiu a liderança já na largada. Pouco antes, ele entregou o carro para Timo Bernhard após 23 voltas, e acabou dando uma escapada pouco antes da reta de chegada. O carro ainda sofreu com uma troca de amortecedor, enquanto Mark Webber assumida o posto. Após 47 voltas Webber conseguiu uma boa  recuperação ficando na terceira posição. Depois de 95 voltas Hartley assumiu,  após 119 voltas e entregou o carro a  à Bernhard após 137 voltas. Bernhard entrou para sua última parada para o combustível após 161 voltas e terminando em terceiro.

Corrida do #18

Marc Lieb pulou de terceiro para segundo. Depois de 22 voltas, ele entregou a Neel Jani, que subiu para o primeiro lugar quando o #17recebeu um stop and go. Romain Dumas entrou no carro depois de 46 voltas e aumentou a vantagem para 27 segundos. Depois de 94 voltas Lieb voltou para o carro e reassumiu o segundo lugar. Ele travou uma boa briga com Benoït Treluyer (Audi) pela liderança. Depois de 133 voltas, ele entregou a Jan que levou o carro até o final terminando em segundo.

Corrida do #19

Nick Tandy começou largou na segunda posição mas acabou caindo para terceiro. Na sétima volta um toque com um dos carros da Porsche Manthey, levou o #19 para os boxes para reparos. Depois de 32 voltas Nico Hülkenberg assumiu o carro na nona posição para um turno duplo. Depois de 80 voltas Earl Bamber assumiu o volante pela primeira vez. Ele reabasteceu após 104 voltas e entregue o carro para Tandy depois de 128 voltas, que trocou os pneus apenas do lado esquerdo. Depois de 152 voltas terminou na sexta posição.

Para Andreas Seidl chefe da equipe o sentimento é de decepção: “No momento eu tenho que admitir que há um sentimento de decepção. Depois de ter feito os melhores tempos, com certeza teríamos sido capazes de vencer essa corrida se tivéssemos seguido nosso programa. Em relação ao carro número #19, podemos dizer: missão cumprida. Os pilotos concluiram todos os seus stints de corrida, e este foi o foco ficar para Le Mans. Um grande obrigado para a equipe nos boxes que conseguiu fazer com sucesso dois reparos na garagem durante a corrida. Depois de tudo isso, eu diria que conseguimos o desafio de introduzir três Porsche 919 Hybrid pela primeira vez. Nós terminamos a corrida com todos os três carros e levou dois deles ao pódio.”

Equipe Porsche Team Manthey com dois pódios em SPA

M15_0825

Se na classe LMP1 os resultados obtidos não foram o esperado, na classe GTE-PRO a segunda equipe oficial da Porsche não tem do que reclamar. Conseguiu o segundo e terceiro lugar após uma prova discreta aonde a equipe Aston Martin venceu, e a Ferrari #51 da AF Corse tinha um ritmo forte.

Frédéric Makowiecki e Richard Lietz conquistaram a segunda posição, enquanto Sven Müller e Kévin Estre garantiram o terceiro depois de um forte impulso em sua estréia no WEC.

Pela primeira vez juntos, Makowiecki e Lietz, conseguiram obter um ritmo impressionante com o #92, aliado a um bom trabalho nos pits conseguiram fechar na segunda posição. O estreante Sven Müller e Kévin Estre também começaram bem a prova, já que a dupla oficial do carro Michael Christensen e Patrick Pilet estavam competindo no mesmo final de semana na etapa de Laguna Seca do TUSC.

Mesmo com um colisão com um dos Porsche da classe LMP1 o carro conseguiu ir até os boxes para reparos. O estreante Sven Müller vai competir nesta temporada no Porsche Mobil 1 Supercup, além de algumas provas do Porsche Carrera Cup Deutschland

As equipes de clientes que competem na classe GTE-AM tiveram resultados modestos. Pela equipe Porsche Abu Dhabi Proton Racing, Klaus Bachler Christian Ried e Khaled Al Qubaisi ficaram na quarta posição, enquanto o 911 da Proton Dempsey Racing dos pilotos Patrick Dempsey, Patrick Long e Marco Seefried terminaram em quinto.

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.