Ligier confirma entrada na GT2 European Series com o novo JS2 RS
A Ligier Automotive anunciou oficialmente nesta terça-feira, 09, sua entrada na GT2 European Series powered by Pirelli com o JS2 RS, novo modelo de competição derivado da plataforma JS2 R. A novidade marca a estreia da fabricante francesa na categoria GT2, voltada a carros de alto desempenho com custos mais controlados.
Apresentado ao público em julho, o Ligier JS2 RS mantém a base do JS2 R, lançado em 2018 e utilizado principalmente na Ligier European Series, campeonato monomarca que integra o programa de apoio da European Le Mans Series (ELMS).
O novo modelo recebeu um motor Ford EcoBoost V6 de 3,5 litros, capaz de entregar até 650 cavalos de potência. O pacote técnico inclui direção hidráulica, freios Brembo em aço, além de sistemas de controle de tração e ABS fornecidos pela Bosch, garantindo alto nível de segurança e desempenho.
Segundo Jacques Nicolet, presidente da Ligier Automotive, a entrada na GT2 representa um marco importante para a marca.“Participar da GT2 European Series powered by Pirelli é um grande reconhecimento para nossa marca e para nosso novo GT”, afirmou.
“Com o Ligier JS2 RS, buscamos oferecer um verdadeiro carro de corrida, radical, fácil de pilotar e com custos de manutenção razoáveis.” Nicolet também destacou o impacto da nova fase para clientes e pilotos.
“A entrada na GT2 Europe amplia as oportunidades para as equipes e pilotos que confiam em nós e ajuda a atrair novos talentos.”
Crescimento do grid da GT2 European Series
Aliás, além da Ligier, a fabricante britânica Ginetta apresentou no início do ano o G56 com especificações GT2. O que ampliou o número de construtoras envolvidas na categoria. Atualmente, Audi, Mercedes-AMG, Porsche, KTM e Maserati também produzem modelos homologados para a GT2.
O Lamborghini Huracán Super Trofeo EVO2, embora seja um modelo monomarca, figura como “carro de convite” segundo o SRO Motorsports Group. Após participação de diversas equipes na última temporada.
Ligier apoia iniciativa SRO GT Academy
A Ligier também passou a integrar o grupo de fabricantes que apoiam a SRO GT Academy, ao lado de Ginetta, Maserati e Mercedes-AMG. O projeto oferece a pilotos com classificação Prata e com menos de 30 anos a chance de conquistar uma vaga totalmente financiada na GT World Challenge Europe Endurance Cup de 2027. Isso com uma equipe cliente da Mercedes-AMG.
Por fim, a iniciativa faz parte do plano de reestruturação da GT2 European Series. Liderado por Stéphane Ratel, fundador e CEO da SRO, com o objetivo de aumentar o número de participantes e fortalecer o campeonato nos próximos anos.
