bongasat.com.br

Seja o endurance real ou virtual, a notícia está aqui!
VDS Panis Racing conquista o título da European Le Mans Series em Portimão

A VDS Panis Racing foi coroada campeã da European Le Mans Series 2025 após uma vitória dominante nas 4 Horas de Portimão, com Ollie Gray, Esteban Masson e Charles Milesi liderando o Oreca 07 Gibson #48 rumo ao triunfo que garantiu o título da categoria LMP2. A prova ocorreu neste sábado, 18.

Domínio total da VDS Panis Racing em Portimão

Entrando na rodada final em meio a uma disputa tripla pelo campeonato com a IDEC Sport e a Inter Europol Competition, o trio da VDS Panis Racing não deixou dúvidas sobre sua superioridade. Gray assumiu a liderança ainda nos primeiros 20 minutos, superando o pole position Jonas Ried, do Iron Lynx-Proton #9, após um início de corrida marcado por bandeira amarela devido a detritos na pista.

Resultado final

A partir daí, o Oreca #48 manteve-se praticamente intocável até a bandeirada final, cruzando a linha com uma vantagem de 5,528 segundos sobre o Inter Europol Competition #43 de Kuba Smiechowski, Nick Yelloly e Tom Dillmann. Foi a primeira conquista de título da equipe liderada por Olivier Panis na LMP2, sucedendo a AO by TF.

Além disso, o pódio geral foi completado pelo IDEC Sport Oreca #18 de Jamie Chadwick, Daniel Juncadella e Mathys Jaubert, seguidos pelo carro irmão #28, pilotado por Paul Lafargue, Paul-Loup Chatin e Job van Uitert.

Drama na LMP2 Pro-Am: AO by TF conquista título consecutivo

Na LMP2 Pro-Am, a TDS Racing venceu a corrida com o Oreca #29 de Rodrigo Sales, Clement Novalak e Mathias Beche. Contudo, o título ficou com a AO by TF, que superou a Algarve Pro Racing em um desfecho dramático.

O Oreca #20 da APR, de Kriton Lentoudis, Alex Quinn e Olli Caldwell, chegou à final com nove pontos de vantagem, mas perdeu ritmo após um contato com o Iron Lynx Mercedes-AMG GT3 Evo #63 na terceira hora. O revés abriu caminho para a AO by TF, com PJ Hyett, Dane Cameron e Louis Deletraz, que terminou em segundo e garantiu o campeonato.

Aliás, foi o segundo título em uma semana para Hyett e Cameron. A dupla conquistou campeonato da classe LMP2 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship no Motul Petit Le Mans. Já Deletraz chegou ao quarto título na ELMS em cinco anos, somando-se aos obtidos com a Team WRT (2021), Prema Racing (2022) e AO by TF (2024).

CLX Motorsport encerra temporada perfeita na LMP3

Na classe LMP3, a CLX Motorsport confirmou seu domínio na temporada ao vencer novamente com o Ligier JS P320 #17 pilotado por Adrien Closmenil, Paul Lanchere e Theodor Jensen. A equipe já havia conquistado o campeonato na etapa anterior, em Silverstone. Com isso, encerrou o ano com cinco vitórias em seis corridas, tendo abandonado apenas em Spa-Francorchamps.

TF Sport leva o título LMGT3 com o Corvette Z06 GT3.R

Na categoria LMGT3, a TF Sport assegurou o título da temporada com uma vitória decisiva em Portimão. O Chevrolet Corvette Z06 GT3.R #82 de Hiroshi Koizumi, Rui Andrade e Charlie Eastwood liderou a maior parte da corrida. Isso após recuperar a ponta do Aston Martin Vantage GT3 Evo #0 da Racing Spirit of Leman no final da primeira hora.

Apesar da tentativa da Ferrari 296 GT3 #50 da Richard Mille AF Corse com Riccardo Agostini de antecipar a vitória com uma estratégia arriscada. O excesso de consumo de combustível custou caro à equipe italiana, que terminou apenas em oitavo. Com isso, a TF Sport saltou do terceiro para o primeiro lugar no campeonato, garantindo o título.

Porém, Eastwood resistiu à pressão do McLaren 720S GT3 Evo #23 da United Autosports. Pilotado por Wayne Boyd, Michael Birch e Garnet Patterson, para selar o triunfo. O pódio da categoria foi completado pelo Porsche 911 GT3 R Iron Dames #85, conduzido por Celia Martin, Sarah Bovy e Michelle Gatting.

Resumo da temporada ELMS 2025

Por fim, com os títulos de VDS Panis Racing (LMP2), CLX Motorsport (LMP3) e TF Sport (LMGT3). A temporada 2025 da European Le Mans Series encerra-se com um alto nível de competitividade e histórias de domínio.