BMW avalia entrada de equipes clientes com o M Hybrid V8 a partir de 2026

A BMW M Motorsport está em negociações com equipes interessadas em utilizar o protótipo M Hybrid V8 em programas privados, segundo confirmou Andreas Roos, chefe do automobilismo da marca. A decisão final sobre a abertura do programa LMDh para clientes ainda não foi tomada.
Atualmente, a Porsche é a única fabricante a oferecer seu modelo LMDh para equipes independentes. A BMW, uma das marcas fundadoras da categoria em 2023, já considerava a possibilidade de comercializar seus carros para clientes desde o início do projeto.
As tratativas ocorrem em paralelo à continuidade do programa oficial da marca no IMSA WeatherTech SportsCar Championship, que está com processo de licitação aberto para a temporada de 2026.
Os detalhes do programa da BMW
“Há interesse das equipes clientes. É isso também que estamos avaliando no cenário geral”, afirmou Roos ao portal Sportscar365. Quando questionado sobre a possibilidade de fornecimento já em 2026, o dirigente preferiu não cravar uma resposta. “Não quero dizer sim e não quero dizer não”, declarou.
Aliás, segundo Roos, as conversas se intensificaram mais cedo do que o habitual, devido ao aumento do número de fabricantes na classe Hypercar. “No passado, discussões como esta normalmente começavam depois de Le Mans. Agora tudo acontece um pouco mais cedo”, explicou.
Ele destacou ainda que, caso a BMW decida abrir seu programa para equipes privadas, o atendimento seguirá os mesmos padrões oferecidos nas plataformas GT da marca. “Para nós também é importante que, se quisermos fazer algo, que o façamos da maneira correta”, afirmou. “Precisa fazer sentido em 360 graus — para a BMW e para o cliente potencial.”
Caso se concretize, a iniciativa deve se limitar ao campeonato norte-americano IMSA. Por fim, a entrada de novos fabricantes no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC) a partir de 2026, como Genesis, Ford e McLaren, tende a esgotar a capacidade máxima de 40 carros do grid da classe Hypercar, dificultando a inclusão de novos participantes.