Ferrari garante pole position na abertura do FIA WEC no Catar

A Ferrari largará na pole position na etapa de abertura do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC) após Antonio Giovinazzi superar Dries Vanthoor, da BMW, na classificação para os 1.812 km do Catar. A sessão classificatória ocorreu nesta quinta-feira, 27.
Antônio Giovinazzi conduziu o Ferrari 499P #51 à melhor volta da sessão Hyperpole, cravando 1min38s359 nos momentos finais dos 10 minutos de disputa no Circuito Internacional de Lusail. O tempo foi 0s136 mais rápido que o BMW M Hybrid V8 #15 de Vanthoor.
Antonio Fuoco garantiu a terceira colocação com a Ferrari #50, enquanto os Cadillac V-Series.R da Hertz Team JOTA, pilotados por Alex Lynn e Sebastien Bourdais, completaram o top cinco.
Robin Frijns ficou em sexto com o BMW #20, seguido pelo único Toyota GR010 Hybrid na Hyperpole, guiado por Nyck de Vries. Já o carro irmão, #8, pilotado por Brendon Hartley, rodou no segmento inicial da qualificação e acabou eliminado.
O top 10 foi fechado por Robert Kubica na Ferrari #83, Charles Milesi no Alpine A424 #35 e Jean-Eric Vergne no Peugeot 9X8 #94.
A primeira fase da classificação também resultou na eliminação dos dois Porsche Penske Motorsport 963, do Alpine A424 #36 e dos estreantes Aston Martin Valkyries.
Gelael lidera 1-2 da McLaren na LMGT3
Sean Gelael comandou a dobradinha da United Autosports na qualificação da LMGT3, que, pela primeira vez, teve os pilotos Prata disputando a sessão Hyperpole.
Com a mudança no regulamento, os pilotos Bronze encararam o primeiro segmento da classificação buscando vaga na Hyperpole, onde seus companheiros Prata assumiram o comando.
Após Darren Leung levar o McLaren 720S GT3 Evo #95 ao topo no primeiro segmento, Gelael repetiu o feito na Hyperpole, registrando 1min54s239.
O tempo garantiu a pole da LMGT3, superando em 0s239 o carro irmão #59 de Sebastien Baud. Finn Gehrsitz, da Akkodis ASP Team, ficou em terceiro com o Lexus RC F GT3 #78.
Francesco Castellacci largará da quarta posição com o Ferrari 296 GT3 Vista AF Corse #54, enquanto Simon Mann completou o top cinco no carro irmão #21.
Aliás, Clemens Schmid protagonizou uma recuperação notável ao saltar do último para o sexto lugar nos instantes finais com o Lexus #87.
O top 10 foi fechado por Zach Robichon, da Heart of Racing Team, Valentino Rossi, da Team WRT, o Chevrolet Corvette Z06 GT3.R #81 da TF Sport e Giammarco Levorato, da Proton Competition, com o Ford Mustang GT3 #88.
Destaque negativo para a Manthey Racing, que não conseguiu levar nenhum de seus carros à Hyperpole, com Ryan Hardwick e Celia Martin sendo eliminados. Por fim, o mesmo aconteceu com Ben Keating, da TF Sport, e Yasser Shahin, da Team WRT.
Como assistir
Além disso, a prova será nesta sexta-feira, 28, a partir das 08h. O BandSports e o Grande Premio transmitirão a prova pelo YouTube.