Ligier European Series anuncia formato e mudanças no regulamento para a temporada 2025
Pouco difundida no Brasil, a Ligier European Series abriu o processo de inscrições para a temporada 2025 e divulgou o calendário, formato e ajustes no regulamento do campeonato. A fabricante francesa visa atrair um número ainda maior de competidores com mudanças que buscam aumentar a acessibilidade e a competitividade.
Entre as alterações, destaca-se a remoção da penalidade aplicada durante os pit stops aos pilotos com classificação Prata. A medida foi tomada para incentivar a participação desse perfil de competidores, que tem mostrado crescente interesse no campeonato. No entanto, a regra que equilibra a competição entre formações de piloto solo e duplas permanecerá em vigor.
A série, que reúne os protótipos JS P4 e os modelos JS2 R, seguirá novamente como categoria suporte do European Le Mans Series (ELMS) e também marcará presença nos preparativos para as 24 Horas de Le Mans.
Os detalhes do Ligier European Series
Aliás, o formato das etapas se manterá, com dois dias de atividades intensas – sexta-feira e sábado. Cada rodada contará com duas sessões de treinos livres de 40 minutos, duas qualificações de 15 minutos e duas corridas de uma hora. As exceções ficam por conta das etapas em Le Mans e Portimão. Em La Sarthe, a disputa acontecerá no Dia de Testes das 24 Horas de Le Mans. Enquanto a final em Portimão ocorrerá na quinta e sexta-feira.
Além do calendário definido, a Ligier European Series continua oferecendo premiações financeiras atrativas. Os campeões da classe JS P4 receberão 150.000 euros para investir em um programa na Le Mans Cup de 2026 com um Ligier JS P325. Já os vencedores da classe JS2 R terão 100.000 euros para promover a transição para a categoria JS P4 na temporada seguinte.
Por fim, com formato consolidado e prêmios robustos, a série busca se fortalecer como um trampolim para pilotos e equipes em busca de ascensão no automobilismo de endurance europeu.