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Endurance tratado a sério!
Adess apresenta o AD25 LMP3

A categoria LMP3, impulsionada por regulamentos que priorizam o prazer de condução e o controle de custos, consolidou sua posição na pirâmide de Endurance. A ADESS, com sede em Portugal, fez parte do seleto grupo inicial de seis fabricantes escolhidos para desenvolver protótipos de acordo com esses regulamentos. Utilizando chassis padrão LMP2 e um motor Nissan V8 exclusivo de 420 cv, os LMP3 atraíram tanto pilotos amadores, em busca do melhor compromisso entre prazer e custo, quanto jovens talentos ambiciosos ansiosos por se destacar nas corridas de resistência modernas.

Em 2020, a potência dos LMP3 foi aumentada, e a categoria continuou com quatro fabricantes na disputa: Ligier, Duqueine, Ginetta e ADESS.

Com a descontinuação do motor VK56 pela Nissan, a ACO abriu um novo concurso para o motor LMP3 para o período de 2025-2029, levando em consideração critérios como desempenho, economia de combustível, redução de ruído e controle de custos. O motor Oreca biturbo V6, de origem Toyota e com 460 cv, foi selecionado, exigindo que os fabricantes desenvolvessem novos protótipos adaptados a essa escolha técnica.

ADESS e o novo kit de carroceria traseira

(Foto: Adess)

O ADESS AD25 mantém a base de sucesso de seu antecessor. Será elegível para a ELMS e Michelin Le Mans Cup a partir de 2025, com a expectativa de ingressar posteriormente em competições como a IMSA, Prototype Cup Germany, Ultimate, entre outras. A principal novidade é o sistema de refrigeração adaptado ao novo motor turbo. O protótipo incorpora um novo kit de carroceria traseira, projetado para otimizar o resfriamento do motor. Testes preliminares estão previstos para os próximos dias no Estoril (Portugal), seguidos por uma intensa campanha de testes nas semanas subsequentes.

“Para esta nova geração do LMP3, foi necessário integrar um motor turbo que requer muito resfriamento,” confirma Stéphane Chosse, gerente geral da ADESS AG. “Nosso trabalho se concentrou principalmente em tornar o novo trem de força mais confiável. Foi necessário ‘abrir’ a carroceria, mas sem aumentar o arrasto aerodinâmico. A carroceria traseira do ADESS AD25 é completamente nova. Além disso, integramos novos amortecedores de 5 vias, que permitirão ampliar as possibilidades de regulagem e aumentar o conforto de condução, garantindo eficiência na pista.”

Por fim, com essas atualizações, a ADESS busca continuar sua trajetória de sucesso na categoria LMP3, mantendo-se competitiva e inovadora no cenário das corridas de resistência.

Ficha técnica ADESS AD25 LMP3

Chassi: Monocoque em colmeia de carbono, painéis laterais “anti-intrusão” em Zylon
Dimensões: Comprimento: 4.650 mm / Largura: 1.890 mm / Distância entre eixos: 2.925 mm
Peso: 970 kg
Suspensões: Braços duplos com empurradores, amortecedores KW de cinco vias, anti-intrusão ajustável -roll bar
Direção: Direção hidráulica ajustável eletricamente
Motor: Toyota V35A, biturbo V6, 3500 cc, 460 cv, controle de tração
Tanque de combustível: 100 litros
Aros: OZ 18 polegadas, largura dianteira: 12,5 polegadas / largura traseira: 13 polegadas
Freios : Brembo, pinças de seis pistões, discos dianteiros e traseiros em aço de 355 mm x 32 mm

(Foto: Adess)