Ford descarta Hypercar para o WEC e IMSA
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A Ford Performance minimizou a possibilidade de desenvolver um protótipo para os próximos anos. Segundo Mark Rushbrook, chefe global de automobilismo da empresa, a extensão dos regulamentos da classe GTP/Hypercar “não significa que estamos taxiando para a pista”. As informações são do site Sportscar365.com divulgadas nesta segunda-feira, 1º.
Enquanto Hyundai e McLaren retomaram as avaliações após a decisão da FIA, ACO e IMSA de estender a plataforma até 2029, a situação da Ford permanece incerta. No entanto, a empresa não descartou completamente a possibilidade de um programa.
John Doonan, presidente da IMSA, revelou que há “vários” novos fabricantes em potencial que podem estrear já em 2026. A ACO também mantém discussões com pelo menos três fabricantes que atualmente não estão na classe Hypercar durante as 24 Horas de Le Mans.
Ford focada no Mustang GT3
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Aliás, Rushbrook negou que qualquer decisão tenha sido tomada, mas reconheceu a força atual das corridas de carros esportivos, nas quais a Ford voltou neste ano com o Mustang GT3. Subindo ao pódio na classe LMGT3 nas 24 Horas de Le Mans.
“Acredito que o automobilismo em todo o mundo está muito forte agora, especialmente as corridas de carros esportivos”, disse ele. “Muito disso se deve às organizações que trabalham juntas com convergência e estabilidade. Foi isso que tornou o GT3 possível para nós. Também tornou possível o protótipo ou hipercarro para muitos outros fabricantes.”
Rushbrook afirmou que a extensão dos regulamentos não implica que a Ford está preparando um protótipo: “Por definição, isso torna a pista mais longa. Não significa que estamos taxiando para a pista.” Quando perguntado se a Ford descartou um programa GTP/Hypercar, ele respondeu: “Quando tivermos algo a dizer, diremos.”
Por fim, apesar do mercado de protótipos estar crescendo, com a Aston Martin prestes a se juntar ao grupo no próximo ano, Rushbrook não acredita que o mercado esteja supersaturado. Ele comparou a situação atual ao alto nível de representação dos fabricantes nas categorias GT3 e GT4, ressaltando o desejo de competir contra os melhores. “É um ótimo espaço agora,” concluiu.