bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Porsche conquista a pole para as 24 Horas de Le Mans

Kevin Estre colocou a Porsche Penske Motorsport na pole position das 24 Horas de Le Mans com um desempenho decisivo na Hyperpole. O 963 #6 superou a Cadillac nos momentos finais. O francês marcou 3:24.634, vencendo Alex Lynn por uma margem de 0,148 segundos. Este resultado marca a 19ª pole position da Porsche na história de Le Mans, sendo a primeira vez desde 2016 que a marca larga na posição de honra na prova.

Porsche supera o tempo da Cadillac

Alex Lynn parecia ter garantido a pole position ao conduzir o Cadillac V-Series.R #2 a um tempo de 3:24.782, mas foi superado por Estre nos instantes finais. Ambos os pilotos registraram seus melhores tempos em suas últimas tentativas, após uma interrupção por bandeira vermelha causada por um acidente de Dries Vanthoor no BMW M Hybrid V8 #15.

Sebastien Bourdais liderava antes da interrupção com um tempo de 3:24.816, mas optou por não voltar à pista após o reinício. Enquanto isso, Estre, Lynn e os pilotos da Ferrari e Alpine voltaram para a pista.

Tempos das sessão Hyperpole

Nenhum dos pilotos da Ferrari conseguiu disputar a pole, com Alessandro Pier Guidi se classificando em quarto no carro #51 e Antonio Fuoco abortando sua tentativa após um erro na Dunlop Chicane, terminando em quinto. Paul-Loup Chatin foi o último a marcar tempo, ficando em sexto.

Vanthoor teve suas voltas deletadas por causar a bandeira vermelha, enquanto o Porsche #12 da Hertz Team JOTA não participou devido à reconstrução após o acidente de Callum Ilott no Treino Livre 2.

Poles na LMP2 e LMGT3

Louis Deletraz conquistou a pole position na categoria LMP2 com o carro #14 da AO TF Oreca 07 Gibson, superando Job van Uitert da IDEC Sport, que havia liderado brevemente com um tempo de 3:33.827. Deletraz melhorou para 3:33.217, assumindo o primeiro lugar. Mathias Beche ficou em terceiro pela Panis Racing, seguido por Ben Hanley e Oliver Jarvis da United Autosports.

Na categoria LMGT3, Brendan Iribe garantiu a pole com o McLaren 720S GT3 Evo #70 da Inception Racing, registrando 3:58.120. Ele superou o Porsche 911 GT3 R #92 da Manthey PureRxcing por 0,808 segundos. Além disso, Iribe ainda estava a caminho de melhorar seu tempo quando rodou na última curva antes da bandeira vermelha. Giacomo Petrobelli e Ryan Hardwick ficaram em terceiro e quarto lugar pela JMW Motorsport e Proton Competition, respectivamente. Com Ian James completando os cinco primeiros no Aston Martin Vantage GT3 Evo #27 da The Heart of Racing.

Sessão Atrasada

Por fim, a sessão da Hyperpole começou com 35 minutos de atraso devido a reparos nas barreiras. Após um acidente nas corridas de apoio do Road to Le Mans.