bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
CrowdStrike Racing vence corrida confusa em Abu Dhabi pelo Asian LMS

A equipe CrowdStrike Racing by APR venceu na manhã deste sábado, 10, a primeira corrida em Abu Dhabi pelo Asian Le Mans Series. Com o resultado, a equipe assume a liderança do campeonato da classe LMP2.

O Oreca 07 #4, George Kurtz, Colin Braun e Malthe Jakobsen, saiu na frente em uma corrida de quatro horas que envolveu vários incidentes, períodos de safety car e uma bandeira vermelha. Com isso, a equipe obteve uma vantagem de cinco pontos na classificação à frente da 99 Racing, que não terminou.

Além disso, isso se seguiu a um incidente atrás do safety car envolvendo Ahmad Al Harthy e o Porsche da Pure Rxcing de Alex Malykhin, o carro líder na categoria GT, na Curva 1.

Aliás, Al Harthy começou a corrida na pole, mas foi superado pelo #90 TF Sport Oreca de Salih Yoluc na primeira volta. Ele recebeu uma penalidade de drive-through por retornar à pista de forma insegura.

Os detalhes da corrida em Abu Dhabi

O piloto de Omã então saiu da primeira volta com uma volta muito lenta no final de seu stint e permaneceu uma volta atrás quando o safety car foi acionado no início da segunda hora em resposta à parada do Attempto Racing Audi R8 LMS GT3 Evo II.

Liderando a corrida nesta fase estava o carro #22 da Proton Competition de Giorgio Roda e Yoluc penalizado pelo contato na primeira volta, mas Roda fez uma parada de emergência para reabastecer atrás do que se tornou um trecho longo, envolvendo o safety car após o confronto entre Al Harthy e Malykhin.

Resultado final 

Isso colocou o carro TF Sport de volta à frente quando Yoluc passou para Michael Dinan, mas no reinício Dinan foi rapidamente ultrapassado pelo carro #83 da AF Corse de Alessio Rovera, que aumentou a vantagem para mais de 10 segundos.

Assim, essa lacuna foi eliminada quando o safety car foi acionado pela segunda vez, faltando pouco mais de uma hora para o fim, após uma batida sa Ferrari da GR Racing  de Riccardo Pera na reta final após o contato com o TF Sport Aston  de Ben Tuck na classe GT3.

Os danos nas barreiras fizeram com que a corrida ficasse com bandeira vermelha durante cerca de 35 minutos, com Rovera  na liderança, à frente de um carro Proton, agora nas mãos de Rene Binder.

Triple Eight vence na classe GT. (Foto: Divulgação)

No entanto, nenhuma das equipes esperava ser ultrapassada pela CrowdStrike, que trouxe Braun para substituir Jakobsen antes do safety car e da bandeira vermelha, liberando ambas as paradas obrigatórias de 1:40 antes da paralisação temporária.

Por outro lado, Rovera e Binder tiveram que parar a poucas voltas do reinício final para passarem a Matthieu Vaxiviere e Julien Andlauer, respectivamente.

Vantagem para a CrowdStrike

ACrowdStrike conseguiu obter mais vantagem quando Jakobsen, o último carro na primeira volta, recebeu serviço de emergência sob o safety car. Encurtando assim sua parada final para abastecimento sob bandeira verde sem sacrificar a posição na pista.

O resultado foi que Jakobsen teve uma vantagem de 4,8 segundos sobre Vaxiviere quando este saiu dos boxes. Uma diferença que o piloto dinamarquês conseguiu manter até a bandeira quadriculada para conseguir o que tinha sido uma vitória improvável.

Com o carro Proton tendo que cumprir sua segunda parada de 1:40 no final e caindo na classificação para terceiro, a briga envolveu três pilotos. Jean Baptiste Simmenauer no carro #30 Duqueine e o Oreca de Charlie Eastwood e Laurents Hoerr no carro #3 da DKR Engineering.

Contudo, Simmenauer fez uma defesa corajosa, mas acabou sendo ultrapassado por Eastwood e Hoerr, mas foi Hoerr quem finalmente saiu por cima e conquistou o último lugar no pódio para ele, Tom Dillmann e Alexander Mattschull.

Por fim, antes da corrida decisiva do título de domingo, CrowdStrike lidera com 73 pontos, à frente da 99 Racing com 68. Com a AF Corse e DKR ambos candidatos marginais com 52 e 50 pontos, respectivamente.

CD Sport vence na classe LMP3

CD Esport vence na classe LMP3. (Foto: Divulgação)

Na classe LMP3, o trio da CD Sport Fabien Lavergne, Nick Adcock e Michael Jensen conquistaram com o Ligier JS P320 Nissan #2. Ajudado significativamente ao parar pouco antes do segundo safety car e da bandeira vermelha.

O trio Cool Racing James Winslow, Alexander Bukhantsov e Manuel Espirito Santo teve que se contentar com o segundo lugar. Tendo liderado grande parte da corrida antes disso. Enquanto o terceiro foi para o carro High Class Racing pilotado por Anders Fjordbach, Seth Lucas e Audunn Gudmundsson .

O CD Sport, portanto, tem uma pequena vantagem de três pontos sobre a Cool Racing na final de domingo. Já na classe GT, foi o #88 Triple Eight JMR dos pilotos Príncipe Jefri Ibrahim, Luca Stolz e Jordan Love que venceu.

A equipe australiana conseguiu ganhar vantagem ao colocar Stolz no carro antes do primeiro período do safety car. O que permitiu ao piloto alemão avançar no reinício, enquanto a maioria dos outros carros ainda tinha seus pilotos com classificação Bronze ao volante. 

Ajudado pelo vencedor da pole, o #7, Almanar Racing  de Anthony Liu, que foi penalizado por fazer o Porsche Pure Rxcing girar. Stolz conseguiu subir do quinto lugar para assumir a liderança em pouco tempo.

O segundo lugar foi para o número #19 da Leipert Motorsport. Graças a um ataque tardio de Marco Mapelli no reinício final. Enquanto a dupla de McLaren 720S GT3 Evos da Optimum Motorsport conquistou o terceiro e quarto lugares, com Ollie Millroy ultrapassando Sam de Haan para dar ao #27 o lugar final no pódio.

Apesar de não ter conseguido terminar, a Pure Rxcing continua a liderar a classificação antes da corrida final de domingo. Com Triple Eight JMR agora o seu adversário mais próximo, nove pontos atrás.