CrowdStrike Racing vence corrida confusa em Abu Dhabi pelo Asian LMS
A equipe CrowdStrike Racing by APR venceu na manhã deste sábado, 10, a primeira corrida em Abu Dhabi pelo Asian Le Mans Series. Com o resultado, a equipe assume a liderança do campeonato da classe LMP2.
O Oreca 07 #4, George Kurtz, Colin Braun e Malthe Jakobsen, saiu na frente em uma corrida de quatro horas que envolveu vários incidentes, períodos de safety car e uma bandeira vermelha. Com isso, a equipe obteve uma vantagem de cinco pontos na classificação à frente da 99 Racing, que não terminou.
Além disso, isso se seguiu a um incidente atrás do safety car envolvendo Ahmad Al Harthy e o Porsche da Pure Rxcing de Alex Malykhin, o carro líder na categoria GT, na Curva 1.
Aliás, Al Harthy começou a corrida na pole, mas foi superado pelo #90 TF Sport Oreca de Salih Yoluc na primeira volta. Ele recebeu uma penalidade de drive-through por retornar à pista de forma insegura.
Os detalhes da corrida em Abu Dhabi
O piloto de Omã então saiu da primeira volta com uma volta muito lenta no final de seu stint e permaneceu uma volta atrás quando o safety car foi acionado no início da segunda hora em resposta à parada do Attempto Racing Audi R8 LMS GT3 Evo II.
Liderando a corrida nesta fase estava o carro #22 da Proton Competition de Giorgio Roda e Yoluc penalizado pelo contato na primeira volta, mas Roda fez uma parada de emergência para reabastecer atrás do que se tornou um trecho longo, envolvendo o safety car após o confronto entre Al Harthy e Malykhin.
Isso colocou o carro TF Sport de volta à frente quando Yoluc passou para Michael Dinan, mas no reinício Dinan foi rapidamente ultrapassado pelo carro #83 da AF Corse de Alessio Rovera, que aumentou a vantagem para mais de 10 segundos.
Assim, essa lacuna foi eliminada quando o safety car foi acionado pela segunda vez, faltando pouco mais de uma hora para o fim, após uma batida sa Ferrari da GR Racing de Riccardo Pera na reta final após o contato com o TF Sport Aston de Ben Tuck na classe GT3.
Os danos nas barreiras fizeram com que a corrida ficasse com bandeira vermelha durante cerca de 35 minutos, com Rovera na liderança, à frente de um carro Proton, agora nas mãos de Rene Binder.
No entanto, nenhuma das equipes esperava ser ultrapassada pela CrowdStrike, que trouxe Braun para substituir Jakobsen antes do safety car e da bandeira vermelha, liberando ambas as paradas obrigatórias de 1:40 antes da paralisação temporária.
Por outro lado, Rovera e Binder tiveram que parar a poucas voltas do reinício final para passarem a Matthieu Vaxiviere e Julien Andlauer, respectivamente.
Vantagem para a CrowdStrike
ACrowdStrike conseguiu obter mais vantagem quando Jakobsen, o último carro na primeira volta, recebeu serviço de emergência sob o safety car. Encurtando assim sua parada final para abastecimento sob bandeira verde sem sacrificar a posição na pista.
O resultado foi que Jakobsen teve uma vantagem de 4,8 segundos sobre Vaxiviere quando este saiu dos boxes. Uma diferença que o piloto dinamarquês conseguiu manter até a bandeira quadriculada para conseguir o que tinha sido uma vitória improvável.
Com o carro Proton tendo que cumprir sua segunda parada de 1:40 no final e caindo na classificação para terceiro, a briga envolveu três pilotos. Jean Baptiste Simmenauer no carro #30 Duqueine e o Oreca de Charlie Eastwood e Laurents Hoerr no carro #3 da DKR Engineering.
Contudo, Simmenauer fez uma defesa corajosa, mas acabou sendo ultrapassado por Eastwood e Hoerr, mas foi Hoerr quem finalmente saiu por cima e conquistou o último lugar no pódio para ele, Tom Dillmann e Alexander Mattschull.
Por fim, antes da corrida decisiva do título de domingo, CrowdStrike lidera com 73 pontos, à frente da 99 Racing com 68. Com a AF Corse e DKR ambos candidatos marginais com 52 e 50 pontos, respectivamente.
CD Sport vence na classe LMP3
Na classe LMP3, o trio da CD Sport Fabien Lavergne, Nick Adcock e Michael Jensen conquistaram com o Ligier JS P320 Nissan #2. Ajudado significativamente ao parar pouco antes do segundo safety car e da bandeira vermelha.
O trio Cool Racing James Winslow, Alexander Bukhantsov e Manuel Espirito Santo teve que se contentar com o segundo lugar. Tendo liderado grande parte da corrida antes disso. Enquanto o terceiro foi para o carro High Class Racing pilotado por Anders Fjordbach, Seth Lucas e Audunn Gudmundsson .
O CD Sport, portanto, tem uma pequena vantagem de três pontos sobre a Cool Racing na final de domingo. Já na classe GT, foi o #88 Triple Eight JMR dos pilotos Príncipe Jefri Ibrahim, Luca Stolz e Jordan Love que venceu.
A equipe australiana conseguiu ganhar vantagem ao colocar Stolz no carro antes do primeiro período do safety car. O que permitiu ao piloto alemão avançar no reinício, enquanto a maioria dos outros carros ainda tinha seus pilotos com classificação Bronze ao volante.
Ajudado pelo vencedor da pole, o #7, Almanar Racing de Anthony Liu, que foi penalizado por fazer o Porsche Pure Rxcing girar. Stolz conseguiu subir do quinto lugar para assumir a liderança em pouco tempo.
O segundo lugar foi para o número #19 da Leipert Motorsport. Graças a um ataque tardio de Marco Mapelli no reinício final. Enquanto a dupla de McLaren 720S GT3 Evos da Optimum Motorsport conquistou o terceiro e quarto lugares, com Ollie Millroy ultrapassando Sam de Haan para dar ao #27 o lugar final no pódio.
Apesar de não ter conseguido terminar, a Pure Rxcing continua a liderar a classificação antes da corrida final de domingo. Com Triple Eight JMR agora o seu adversário mais próximo, nove pontos atrás.