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Endurance tratado a sério!

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A Classe P2 sempre foi o refugio de equipes que saiam das classes GT porém não tinham dinheiro suficiente para ir para a classe principal a P1. Ano passado a ACO propôs mudanças que deixaram a classe mais acessível para as equipes como a inclusão de motores de série e um subsidio para a compra de protótipos como os da Oreca, e HPD. Nas últimas provas a disputa foi intensa e a emoção é comparável as classes GT.

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Equipe: Signatech Nissan – Oreca Nissan #26
Equipamento: Oreca 03
Motor: Nissan V8 4,5 litros
Pilotos: Soheil Ayari, Franck Mailleux, Lucas Ordoñez
Pneus: Dunlop


Philippe Sinault fez o caminho inverso da maioria das equipes. Até 2010 ele tinha um belo Lola Aston Martin na classe P1 com o nome de Signature Plus. Como a fabricante inglesa decidiu fazer um novo protótipo o caminho mais barato era voltar para a classe P2 aproveitando as novas regras. Se associou a fabricante Nissan e teve o convite de 2 carros para o ILMC porém está competindo com 1 unidade.

O Chassi Oreca nasceu bem resolvido e o motor Nissan tem dominando as provas desde o começo do ano. Fazendo frente a equipes como RML e Strakka que competem com modelos Honda. A equipe começou bem em Sebring liderando a prova mas com problemas acabou em segundo em sua corrida de estreia . Nos testes em Le Mans fez o melhor tempo e em SPA depois de uma batida perdeu muito tempo nos boxes e acabou em quinto. Porém a volta mais rápida foi conquistada por Franck Mailleux. Assim como as equipes que competem com Oreca e Nissan o time é sério candidato a vitória porém uma coisa é uma corrida de 6 horas a outra é um de 24.

Piloto Histórico
Franck Mailleux Vitórias na F3 Euroseries, vários pódios na LMS, 2º lugar em Sebring
Soheil Ayari Campeão F. Ford, F3 FFSA GT, Será a 10º participação em Le Mans aonde conseguiu 2 pódios
Lucas Ordoñez Teve seu inicio nos games depois de ganhar o GT Academy em 2008 que foi criado pela Nissan para a busca de novos talentos. Competiu na GT4 ficando em segundo lugar e pontuando em várias corridas.

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Equipe: Level 5 Motorsports #33
Equipamento: Lola Coupe
Motor: Honda V6 2,8 L bi-turbo
Pneus: Michellin
Pilotos: Scott Tucker, Christophe Bouchut, João Barbosa


E equipe americana que pertence ao empresário Scott Tucker compete em várias frentes. Além da ALMS corre na Ferrari Challenge, Grand-Am. Conseguiu resultados significativos como um terceiro lugar nas 24 horas de Daytona 2010 com um protótipo. Com a Ferrari teve três vice-campeonatos em 2008 a 2010. No mesmo ano de 2010 competiu na ALMS com um Oreca FLM com Christophe Bouchut garantindo o título de pilotos.

Para 2011 a equipe se inscreveu na ILMC comprando três chassis Lola além de competir com com motores Honda V6. Se esperava um bom serviço mas até o momento a equipe não de colou.
A vitória em Sebring se deu mais pelo azar dos competidores com motor Nissan do que por méritos próprios. Nos testes em Le Mans a verdade foi reestabelecida com um desempenho muito aquém se comparado as outros competidores. Em SPA o grave acidente destruiu o carro. As últimas alterações impostas pela ACO com o aumento dos franges de ar podem dar uma chance para a equipe, mas fazer frente aos motores Nissan já é outros 500.

Piloto Histórico
Christophe Bouchut Vencedor das 24 horas de LM, Daytona, FIAGT  e vitórias na FFSAGT. Vitória na classe LMP2 em LM. É sua 18º participação na corrida
João Barbosa Vencedor 24 horas de Daytona em 2010, 4º em LM no ano de 2007 com Pescarolo, Ganhou a etapa de Virginia depois de resistir por mais de 1 hora o ataque dos favoritos da equipe BMW Riley de Chip Ganassi
Scott Tucker Sua participação em Le Mans
Tucker e suas esperanças para a corrida.“Nós realmente tivemos a nossa cota de desafios este ano, mas de alguma forma, devemos esperar isso quando se inicia um novo programa com um carro novo. Estou satisfeito com os esforços que a equipe esta fazendo para implementar este programa como queríamos. Temos grandes esperanças e eu tenho toda a confiança de que estamos indo na direção certa. “

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Equipe: OAK Racing
Equipamento: OAK Pescarolo
Motor: Judd HK V8 3.6 Litros derivado de um bloco BMW
Pneus: Dunlop
Pilotos #35 Andrea Barlesi, Fréderic da Roca e Patrice Lafargue
           #49   Shinji Nakano, Nicolas de Crem e Jan Charouz


2010 foi um ótimo ano para a OAK Racing com os títulos da LMS e ILMC na classe P2, além de vitória n Michelin, Green X Challence. Com isso a equipe conquistou 4 vagas para Le Mans sendo a que mais tem protótipos na disputa. Dinheiro parece que não é problema para a equipe.
A equipe também ganhou a edição de 2009 da Asian LMS, também terminou em terceiro nos campeonatos da LMS em 2008 e 2009 e o segundo lugar em Le Mans em 2010. Será manter o ritmo em 2011 será o 4º pódio consecutivo em Sarthe.

O novo motor Judd montado sob um bloco BMW. Em Sebring conquistou um terceiro lugar em sua classe com o carro #35. Nos testes em Le Mans problemas os carros saíram pouco dos boxes. Em SPA um sexto lugar o que deixa a equipe em segundo no campeonato da ILMC. A equipe tem uma boa estrutura e parece ser uma das poucas a fazer frente aos fortes motores Nissan.

Pilotos Histórico
Andrea Barlesi Título da LMS em 2010 pela DAMS na classe FLM, pódio nas 12 hora de Sebring 2011
Fréderic da Rocha Gentleman Drive. Competiu na VdeV e em provas da Le Mans Classic. Terminou em segundo nas provas Asiáticas da LMS. Competiu nas 24 horas em 2010 pela equipe Pegasus Racing.
Patrice Lafargue Competiu na VdeV. Ganhou os 1000km de Zhuhai em 2010 com a OAK e tem um pódio em Sebring este ano
Shinji Nakano É a nova contratação da equipe. Competiu na F1 e na F Indy. Começou no endurance pela equipe Epsilon-Euskadi e ganhou os 1000km de Okayama com um Pescarolo.
Nicolas de Crem Campeão belga de turismo e campeão da LMS em 2010 com a equipe Boutsen Energy Racing. Este ano conseguiu um segundo lugar em SPA e está em terceiro lugar no campeonato.
Jan Charouz É o último piloto contratado pela equipe. Já participou 5 vezes de LM quando começou com um Lola-Judd. Conseguiu três pódios com a Aston Martin 4º em 2009 campeão da LMS em 2009 além de vários pódios na LMS nos anos de 2008 e 2009. Também fez uma temporada na A1 GP e World Series by Renault com sua equipe.
François Sicard relata sua expectativa para a prova “O plano é permanecer no pódio em Le Mans como em 2009 e 2010, e acreditamos que nossos dois carros que têm boas chances. Os carros são muito bons, queremos continuar nosso ritmo e vamos lutar pela vitória”.

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Equipe: RML #36
Carro: HPD ARX-01d
Motor: Honda 2.8 Litros bi-turbo V6
Pneus: Dunlop
Pilotos: Tomas Erdos, Mike Newton, Ben Collins

A RML é uma da principais equipes da classe LMP2. É bi-campeã das 24 horas de Le Mans e LMS. Ano passado a equipe conquistou seu último título com um Lola Coupe equipado com motor Honda, porém para 2011 a equipe adotou a solução completada Honda com chassi e motor. A mudança ainda é um ponto de interrogação já que o carro ainda não foi páreo para os equipados com o propulsor Nissan. Com a assenção por parte dos motores Nissan a equipe também teve a liberação para aumentar os flanges do motor para pelo menos tentar chegar perto das equipes equipadas com o motor Japonês. A equipe não chegou a testar em Le Mans depois de um grave acidente com o Peugeot de Pedro Lamy. A equipe pode surpreender já que conta com pilotos experientes e o carro se mostrou confiável nos outros anos. Resta saber se as alterações da ACO irão dar resultado.

Pilotos
Histórico
Ben Collins
Competiu em várias classes como ALMS, Indy Lighys, GT2 e GT3. Campeão da NASCAR além de vencer três corridas em 2010 pela equipe RML. Será sua terceira participação em Le Mans
Tomas Erdos
O brasileiro nunca competiu no automobilismo nacional (não perdeu nada também) e é um dos pilares da equipe. É bi-campeão em Le Mans  em 2005 e 2006 e LMS 2007 e 2010
Mike Newton
Presidente do grupo AD e principal patrocinador da equipe. Conquistou junto com Tomas Erdos os títulos em Le Mans e LMS. Mesmo não sendo um piloto “profissional” é competente.

Phil Barker chefe da equipe. O nossos objetivo para Le Mans é bastante simples, primeiro terminar a corrida, segundo estar no pódio e  terceiro ganhar. A nossa preocupação com a preparação é garantir o confiabilidade e ajustar o carro para a corrida para que seja fácil e confortável dirigir por 24 horas, e como sempre o nosso objetivo mínimo é completar a corrida. “

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Equipe: Pecom Racing
Carro: Lola B11/40 #39
Motor: Judd V8 3.6 Litros derivado de um bloco BMW
Pneus: Michellin
Pilotos: Luis Perez Companc, Pierre Kaffer e Mattias Russo


É a primeira participação da equipe AF Corse com protótipos. Por meio do piloto Luiz Perez Companc campião do WRC em 2004 a associação do argentino com a AF Corse sempre rendeu bons frutos. que começou em 2009 com vitórias na LMS.

No final de 2010 Perez mudou para a classe LMP2 com o novo Lola B11/40 já com a questionável “barbatana” de tubarão. Conseguiu um segundo lugar em Paul Ricard, foi o 16º nos testes em LM e com problemas de motor não completou em SPA. O objetivo para Le Mans este ano é apenas um. Completar a prova.

Piloto Histórico
Luis Perez Companc Vencedor do WRC em 2004, Venceu as 24 hora de SPA de 2009 pela AF Corse. E um bom resultado em Sebring também em 2009 com um segundo lugar.
Mattias Russo Bi-campeão da F. Renault Argentina e várias vitórias na clase GT2 e um quinto lugar no campeonato de 2009
Pierre Kaffer Principal piloto da equipe. Foi campeão a F. Ford F. Opel. Vice-campeão da ALMS com Audi R8 e vencedor de Sebring. Participou da DTM e ano passado conquistou o título da GT Open. Este ano junto com seus companheiros ficou em segundo em Paul Ricard.
António Cazzago, chefe da equipe “Não podemos prever o resultado da corrida. As 24 Horas de Le Mans é uma corrida muito difícil, como sabemos perfeitamente. Nossos pilotos, Perez-Companc, Russo e Kaffer já conhecem o circuito e foram muito bem sucedidos durante o dia de teste oficial. Temos trabalhado para melhorar o carro e vamos para Le Mans com grandes esperanças. “

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Equipe: Race Performance #40
Carro: Oreca 03
Motor: Judd V8 3.6 litros montado sob um bloco BMW
Pneus: Dunlop
Pilotos: Michel Frey, Ralph Meichtry e Marc Rostan

Equipe jovem que teve sua origem no troféu Mégane. Começou no endurance em 2010 com um Radical Judd. O carro teve o convite mas acabou não participando da corrida.
Para 2010 a escolha do Oreca 03 foi providencial, terminando em sexto na corrida inicial da LMS em Paul Ricard. Nos testes em LM ficou em 8º na sua classe e com problemas de suspensão terminou em 7º na prova belga. O principal objetivo é terminar a corrida.
Pilotos Histórico
Michel Frey vice-campeão Suiço de F3 por das vezes. Competiu na Poreche Carrera Cup e ADAC GT Masters. É estreante em Sarthe
Ralph Meichtry ex-campeão F. Renault Suiça. Compete atualmente na Copa Mégane.
Marc Rostan Competiu em Le Mans em 2010 com o Radical Judd. Já é sua 7º participação, aonde em 2004 venceu na LMP2 com um Pilbeam

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Equipe: Greaves Motorsport #41
Carro: Zytek Z1 SN
Motor: Nissan V8 4.5 Litros
Pneus: Dunlop
Pilotos: Karim Ojjeh, Tom Kimber, Oliver Lombard
A equipe que até o ano passado tinha o complicado nome d Team Bruichaddich se tornou Greaves Motorsports. Primeiro com um Radical AER e depois com Zytek fez uma temporada regular em 2010 conquistando um 5º lugar na classe LMP2 em Le Mans.

Para 2011 começou com uma vitória em Paul Ricard e o terceiro lugar no geral. Em SPA a equipe enfrentou diversos acidentes mais por problemas provocados por terceiros do que por conta própria. O Zytek é um modelo maduro com vários anos de estrada, e o motor Nissan é superior em sua classe. Pode surpreender.

Piloto
Histórico
Karin Ojjeh
Começou em 2005 na LMS com duas vitórias com protótipos. Em 2011 conseguiu 5 vitórias na Winter Series e os 1000 km de Paul Ricard.
Tom Kimber Smithe
Campeão de F. Ford Britânico em 2003 e vencedor da classe GT2 em 2006 com Panoz.
Oliver Lombard
Tem apenas 20 anos. Estreou no endurance ano passado pela equipe Hope Pole Vision com dois pódios

O diretor esportivo Jacob Greaves. “Como de costume, o primeiro objetivo é terminar, mas estaríamos em condições de aspirar um lugar no pódio.”

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Equipe: Strakka Racing #42
Carro: HPD ARX-01C
Motor: HPD 2.8 litros V6 Bi-turbo
Pilotos: Danny Watts, Jonnhy Kane e Nick Leventis
Pneus: Michelin

A equipe tem suas origens no ano de 2007. Começou em Le Mans no ano de 2008 competindo com um Aston Martin. Em 2009 começou com um LMP1 com um Ginetta-Zytek e o melhor resultado foi um 5º na Le Mans Series. Em 2010 nova mudança de carros o que levou a equipe a vitória em Le Mans na classe LMP2 além de três vitória na LMS.

Para 2011 o equipamento permaneceu o mesmo. Nas duas primeiras etapas da LMS terminou em terceiro em ambas. É o líder na LMS. A equipe sofre com o poderio dos motores Nissan da concorrência mas é experiente em Sarthe.

Piloto Histórico
Danny Watts Melhor piloto do trio. Campeão F. Renault Britânica. Competiu em Petit Le Mans e em sua estréia acabou em terceiro colocado. É responsável pelos últimos títulos da equipe na LMS e LM
Jonhy Kane  Títulos na F. Ford Irlandesa, F. Ford Europa,F. Vauxhall e F3 Britânica. Possui dois pódios em Petit Le Mans LMP2 e GT1, Vice-campeão na classe P2 em 2009com a equipe Speedy Sebah. Também ajudou a Strakka nos últimos títulos
Nick Leventis Gentleman Driver. Duas vezes campeão das 6 horas de Vallelunga. Já competiu em LM nos anos de 2008 com um Aston Martin na classe GT1 e nos dois últimos anos pela Strakka

Phillips Piers chefe da equipe “Expectativas” é uma palavra muito perigosa quando se trata de Le Mans. “Esperanças” seria melhor! Claro que, depois do nosso sucesso e nosso desempenho na corrida do ano passado, temos grandes esperanças de repetir este resultado. No entanto, é um ano diferente, com desafios diferentes, com o desafio que não é o menos que chegar a uma nova configuração de motor. Eu, obviamente, gostaria de estar de volta no degrau mais alto do pódio no domingo à tarde. “
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Equipe: Extreme Limite AM Paris #44
Carro: Norma M200P
Motor: Judd HK V8 3.6 Litros derivado de um bloco BMW
Pneus: Dunlop
Pilotos: Fabien Rosier, Philippe Haezebrouck, Jean René de Fournoux

A equipe competiu por vários anos na Fórmula VdeV. Este ano a equipe entrou na LMS. O carro utilizado é o Norma Judd da equipe Pegasus Racing que competiu ano passado em Sarthe. A estreia foi razoável ficando 4 décimos de Pierre Kaffer com o mesmo motor. Em SPA o carro sofreu problemas. Outra equipe que deve pensar em terminar a corrida.
Piloto Histórico
Fabien Rosier Compete na VdeV fazendo 5 poles nas últimas 10 corridas. Será sua primeira participação em Sarthe. Tem uma boa experiência técnica já que é formado em engenharia.
Philippe Haezebrouck Já competiu por duas vezes em Le Mans. Compete atualmente na VdeV e VLN Alemão
Jean Rene Fournoux Vai para a 7º participação em LM. Já foi piloto da ACO e compete na VdeV

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Equipe: Team Oreca Matmut
Carro: Oreca 03 #48
Motor: Nissan V8 4.5 Litros
Pneus: Michelin
Pilotos: Alexandre Prémat, David Hallyday e Dominik Kraihamer

Um dos mais tradicionais fabricantes da Europa a equipe Oreca compete este ano tanto na LMP1 quanto LMP2. Para este ano a equipe começou a vender seus carros para outras equipe. Tem a vantagem parente as duas equipes com o mesmo equipamento por desenvolver o mesmo.

A equipe só competiu com o Peugeot 908 nas duas primeiras etapas da LMS assim o desempenho do Oreca 03 ainda é um mistério. Conseguiu o segundo tempo nos testes em Le Mans. É favorita sem dúvida para classe.
Piloto Histórico
Alexandre Premat Já competiu pela Audi, foi campeão da F. Renault e F3 Euroseries. Foi 4º em Le Mans no ano de 2008
David Hallyday Será a 4º participação em Sarthe. É ex-campeão da FFSA. Venceu a primeira etapa em Djon com o Audi R8 LMS.
Dominik Kraihamer Estreia em Le Mans com apenas 21 anos. Tem experiência na FIA GT3 com quatro vitórias e tem duas temporadas completas na FLM  com a equipe Boutsen Energy Racing aonde conseguiu um pódio em SPA este ano.

Diretor Técnico David Floury: O Oreca 03 mostrou ter um bom potencial, desde o início da temporada com a vitória Boutsen Energy Racing e a TDS Racing . É grande a satisfação com estas duas equipas novas na LMP2. O que nos dá chances de vitória na nossa classe”.

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