Porsche confiante para as 12 Horas de Sebring
A equipe de fábrica da Porsche, bem como as equipes de clientes, estão confiantes para a 69ª edição das 12 Horas de Sebring, que acontece neste final de semana. Em 2020, os 911 RSR e GT3 R venceram as duas classes GT. Agora, as equipes pretendem repetir essa conquista.
Na classe GTLM, a WeatherTech Racing competirá com o 911 RSR de 515 cv. Na categoria GTD para veículos de corrida em conformidade com os regulamentos da FIA GT3, três equipes de clientes fazem campanha em um total de quatro 911 GT3 R.
A corrida
O circuito de Sebring oferece grandes desafios ao homem e à máquina. Cerca de um terço da pista de 6,02 quilômetros consiste em lajes de concreto, que antes faziam parte da pista do antigo Hendricks Army Airfield. A pista de corrida é conhecida por suas ondulações. Devido a essa característica especial, a pista localizada a cerca de 100 quilômetros ao sul de Orlando é frequentemente mencionada nas redes sociais com a hashtag #RespectTheBumps.
“Usamos o tempo após a abertura da temporada em Daytona para ajustar alguns dos processos dentro da equipe”, explica Steffen Höllwarth, Chefe de Operações da classe GTLM. “Testamos em Sebring e estaremos bem preparados para a corrida lá.”
O foco dos engenheiros das equipes do cliente será a configuração da cinemática do 911 RSR e dos quatro 911 GT3 R. “A pista tem caráter – não existe algo como suave e suave em Sebring”, diz Sebastian Golz, Gerente de projeto Porsche 911 GT3 R. “Por doze longas horas, a superfície irregular da pista dá aos pilotos e toda a tecnologia uma boa sacudida. Na corrida, cada um dos 911 GT3 R percorrerá uma distância de cerca de 1.900 quilômetros, com uma média de bons 178 km / h. Isso não é fácil para o piloto ou para o carro. Mas quando Wright Motorsports venceu em 2020, vimos que nosso veículo está perfeitamente preparado para tais tarefas”, explica.
Porsche tem histórico de vitórias
A Porsche é o fabricante de maior sucesso neste evento, que regularmente hospeda a corrida de resistência desde 1950. Até o momento, a marca de Stuttgart obteve 18 vitórias absolutas e 74 vitórias na classe em Sebring. Nos últimos três anos, o Porsche 911 RSR ganhou a classe GTLM. Em 2020, a equipe Wright Motorsports venceu a disputada categoria GTD. Além do destaque de 24 horas em Daytona e das corridas em Road Atlanta e Watkins Glen, a segunda rodada da temporada conta pontos para a IMSA Michelin Endurance Cup.
Os pilotos Mathieu Jaminet da França e Matt Campbell da Austrália estarão ao lado do piloto americano Cooper MacNeil no 911 RSR #79, comandado pela WeatherTech Racing. A equipe recebe suporte técnico da Proton Competition da Alemanha. Esta é a segunda aparição da equipe Sebring.
Na classe GTD, a equipe Wright Motorsports que venceu ano passado volta no 911 #16. Os pilotos serão Patrick Long, Trent Hindman e Jan Heylen. A equipe canadense Pfaff Motorsports terá no carro #9 Laurens Vanthoor, Zacharie Robichon e Lars Kern
Earl Bamber, Rob Ferriol e Trenton Estep, bem como Christina Nielsen, Katherine Legge e Bia Figueiredo estarão nos Porsches da equipe EBM Hardpoint.