Miguel Paludo lidera treino livre da Porsche Cup

(Foto: Luca Bassani)

O hexacampeão Miguel Paludo foi o mais veloz do treino livre realizado nesta sexta-feira, 28, no circuito Veloccita, em Mogi das Cruzes. Paludo foi meio segundo mais rápido do que Alceu Feldmann, o segundo colocado do dia. Em terceiro ficou Matheus Iorio, chamado de última hora para substituir Pedro Aguiar a bordo do Porsche #20. Enzo Elias foi o quarto colocado e Rodrigo Mello completou o top5.

Na classe Carrera Trophy o mais rápido foi Francisco Horta, com o sexto tempo do dia. Mesmo com a expressiva vantagem do piloto gaúcho da BRANDT, a folha de tempos da Carrera Cup registrou os dez primeiros separados por apenas 1.005 segundo.

Pela GT3 Cup o líder Lucas Salles também conseguiu impor boa margem sobre a concorrência, com 0.634 de margem sobre Nelson Monteiro. Completaram o top5 Cristian Mohr, Raijan Mascarello e o estreante Caio Castro –liderando na classe Sport. O mais veloz da GT3 Trophy foi Edu Guedes, que retorna à categoria em 2021.

No sábado acontecem os qualis (com direito a Q2 para apurar o top10 de cada grid) e as primeiras duas corridas, uma da Carrera Cup e outra da GT3 Cup. No domingo estão previstas as corridas que largam com grid invertido. O número de posições é determinado por sorteio entre 6, 7 ou 8, escolha feita após a cerimônia de pódio pelo vencedor da prova 1.

A jornada inaugural da Porsche Cup terá exibição ao vivo da Band (corridas), portais motorsport.com, F1 Mania e canal oficial da Porsche Cup no Youtube (quali e corridas) e será transmitida também pelo Sportv 3 às 21h30 de sábado e 19h de domingo.

“Feliz em estar de volta, lá se vão sete meses sem acelerar o carro da Porsche Cup. A expectativa para a primeira etapa é sempre muito alta. Não sabemos o quanto vamos virar e como os adversários estarão. Andar na Nascar me ajudou muito a estar preparado para chegar aqui e andar bem. Terminar o primeiro treino na primeira posição é importante para estarmos sempre prontos e andando na posição que a gente quer andar o ano inteiro. Agora é entender o que podemos melhorar para classificar amanhã e andar bem nas duas corridas”, explicou Miguel Paludo. 

Resultados

Carrera Cup – Treino livre 1

  1. Miguel Paludo 1:28.646
  2. Alceu Feldmann 1:29.172
  3. Matheus Iorio 1:29.204
  4. Enzo Elias 1:29.313
  5. Rodrigo Mello* 1:29.361
  6. Francisco Horta** 1:29.370
  7. Werner Neugebauer 1:29.410
  8. Francisco Lara* 1:29.539
  9. Pedro Boesel 1:29.602
  10. Eloi Khouri 1:29.651
  11. Marçal Müller 1:29.904
  12. Eduardo Azevedo* 1:30.045
  13. Nelson Marcondes** 1:30.223
  14. Cristiano Piquet* 1:30.546
  15. Rouman Ziemkiewicz* 1:30.625
  16. Georgios Frangulis** 1:30.734
  17. Urubatan Junior** 1:31.160
  18. Eduardo Menossi** 1:31.564
  19. Fernando Croce 1:31.855
  20. Leonardo Sanchez** 1:32.401
  21. João Barbosa* 1:33.085

*Classe Sport

**Classe Trophy

GT3 Cup – Treino livre 1

  1. Lucas Salles 1:30.893
  2. Nelson Monteiro 1:31.527
  3. Cristian Mohr 1:31.640
  4. Raijan Mascarello 1:31.722
  5. Caio Castro* 1:32.340
  6. Eduardo Menossi* 1:32.375
  7. Ricardo Fontanari* 1:32.401
  8. Lineu Pires* 1:32.626
  9. Ramon Alcaraz* 1:32.717
  10. Leonardo Sanchez* 1:32.939
  11. Vina Neves* 1:33.007
  12. Edu Guedes** 1:33.141
  13. Guilherme Bottura* 1:33.396
  14. Marcio Mauro 1:33.916
  15. Bruno Campos* 1:33.951
  16. Paulo Totaro* 1:34.022
  17. Edson dos Reis* 1:34.136
  18. Andre Gaidzinski* 1:34.181
  19. Paulo Sousa* 1:34.461
  20. Gustavo Farah** 1:36.150
  21. Nasser Aboultaif** 1:37.685

*Classe Sport

**Classe Trophy

 

Digo Baptista é confirmado como piloto da Romeo Ferraris na PURE ETCR

Brasileiro pilotará um Giulia ETCR by Romeo Ferraris. (Divulgação Romeo Ferraris)

Digo Baptista foi anunciado nesta quinta-feira, 27, como um dos pilotos da equipe Romeo Ferraris na temporada 2021 do PURE ETCR. Aos 24 anos, ele se juntará ao monegasco Stefano Coletti e ao italiano Luca Filippi, já anunciados pela equipe, que terá dois Giulia ETCR by Romeo Ferraris inscritos no novo campeonato de turismo de carros elétricos. A estreia da temporada será nos dias 18, 19 e 20 de junho em Vallelunga, na Itália.

Após pilotar monopostos, Baptista construiu uma carreira com resultados significativos em categorias de turismo na América do Sul, Europa e Estados Unidos. Em 2017, foi campeão da Porsche Cup Brasil, com oito vitórias e seis pole positions. Também já correu diversos campeonatos de GT ao redor do mundo, mostrando velocidade e talento.

Em 2019, foi o segundo colocado na categoria LMGTE Am nas 24 Horas de Le Mans e terceiro no geral na GT World Challenge America, onde terminou em terceiro na classe Pro-Am um ano depois.

A estreia no PURE ETCR marca um novo desafio na carreira de Digo e a oportunidade de materializar seu desejo de correr na Europa e numa série inovadora, que marcará uma nova era tecnológica no esporte a motor.

“É com grande satisfação que damos as boas-vindas ao Digo ao nosso time. Ele é um piloto jovem, mas já mostrou suas habilidades em diferentes categorias tops de carros de turismo. Com ele, Stefano e Luca, temos uma equipe coerente, em termos de experiência e talento, e isso será muito importante para nós na primeira temporada do PURE ETCR e no desenvolvimento a longo prazo do nosso projeto Giulia ETCR. Estamos ansiosos para a abertura da temporada 2021 em Vallelunga”, declarou Michela Cerruti, gerente de operações da Romeo Ferraris.

“Estou muito feliz em iniciar mais este novo capítulo na minha carreira. A perspectiva de fazer parte de uma série com um futuro tão grande, com carros totalmente elétricos e com base na sustentabilidade ambiental, pareceu de imediato muito atrativa. É por isso que recebi calorosamente a oportunidade de correr com a Romeo Ferraris no PURE ETCR, e estou muito feliz por poder participar de um projeto ambicioso como o Giulia ETCR”, destacou Digo.

“Será emocionante correr em pistas de prestígio e lutar contra grandes nomes e marcas. Quero agradecer à FS Management, empresa de Augusto Farfus e Mauricio Slaviero, que optaram por me apoiar nesta jornada. Será uma honra e muito divertido estar na pista do PURE ETCR com o Augusto”, completou o piloto.

Após Valellunga, o campeonato passará por Aragon (Espanha), Copenhague (Dinamarca), Hungaroring (Hungria) e Inje (Coreia do Sul).

Além do PURE ETCR, Digo também disputará em 2021 o TCR South America e será um dos pilotos da Cobra Racing Team, dirigida por Nonô Figueiredo.

As novidades fazem parte do novo projeto de direcionamento na carreira do piloto, que passa a ser gerenciada pela FS Management, liderada por Augusto Farfus e o empresário Maurício Slaviero, e que também contará com o apoio estratégico e logístico da AMK Velocidade no Brasil.

Confira o calendário do PURE ETCR 2021:

18-20 de Junho – Vallelunga (Itália)
9-11 de Julho – Motorland Aragon (Espanha)
6-8 de Agosto – Copenhague (Dinamarca)
20-22 de Agosto – Hungaroring (Hungria)
15-17 de Outubro – Inje Speedium (Coréia do Sul)

Le Mans Cup com 33 carros para Paul Ricard

(Foto: Divulgação)

A direção da Le Mans Cup divulgou nesta quinta-feira, 27, a lista de inscritos para a etapa de Paul Ricard, que será realizada no dia 5 de junho, na França. Estão confirmados 33 carros nas classes GT3 e LMP3. 

A corrida de duas horas da temporada contará com 26 inscrições LMP3 e sete GT3, com 24 equipes e 66 pilotos representando 20 nações diferentes. O grid contará com 14 pilotos franceses e 1 equipe francesa para a corrida em Le Castellet.

Com sete carros, a classe GT3, quatro Ferrari 488 e três Porsche 911 GT3 R. O vencedor da primeira rodada, Nicolas Leutwiler, terá a companhia de Wolf Henzler, o alemão que substituirá Julien Andlauer no 911 da equipe Pzoberer Zürichsee By Tft. nO atual campeão Rino Mastronardi terá um novo co-piloto para a corrida na França. O americano Logan Sargeant substituindo Paolo Ruberti no #8 Iron Lynx Ferrari.

Lista de inscritos 

Depois de perder a corrida de Barcelona, ​​o #9 da Iron Lynx retornará com Doriane Pin, de 17 anos, que se formou no programa Girls on Track da FIA, acompanhada pela belga Sarah Bovy.A AF Corse vai colocar dois Ferrari 488 GT3s. A Ferrari #51 contará com uma formação inalterada do japonês Ken Abe e do italiano Matteo Cressoni, depois de terminarem no pódio na Espanha.

Já a #61 terá Franck Dezoteux e Stephane Tribaudini. A equipe alemã Herberth Motorsport fará sua estreia na MLMC em Le Castellet, com dois Porsche 911 GT3 R. 

Classe LMP3

A classe LMP3  da Le Mans Cup será a mais numerosa com 26 carros inscritos. Os vencedores da primeira rodada, Michael Benham e Tommy Foster, retornam no #15 da RLR MSport. Os líderes do campeonato Gerald Kraut e Scott Andrews irão competir no #22 United Autosports, depois de terminar em segundo na Espanha.

Os campeões da equipe DKR Engineering estarão com o Duqueine #3, com o qual buscam garantir seu quinto título consecutivo de MLMC. A equipe suíça ANS Team JSE Management fará sua estreia na MLMC com um Ligier inscrito para os pilotos Jonathan Brossard e Nicolas Schatz.

A classe LMP3 contará com quatro inscrições corrida a corrida que não serão elegíveis para pontos no campeonato: #6 ANS Team JSE Management, #15 RLR MSport, #55 Rinaldi Racing e  #73 TS Corse.

A Idec Sport é a única equipa francesa no grid. A equipe estará com o Ligier #17 com Dimitri Enjalbert e Patrice Lafargue.

Marcos Gomes ajuda no desenvolvimento da equipe AMattheis

(Bruno Terena)

A equipe AMattheis Motorsport conta com um reforço de peso para os testes do Endurance Brasil, que realiza nesta semana no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR): o paulista Marcos Gomes, piloto da Aston Martin no Mundial de Endurance (FIA WEC), Stock Car e Asian Le Mans Series. Nos treinos com a nova Mercedes AMG GT3 do time, que iniciaram nesta terça-feira (25) e seguem até esta quarta-feira (26), Gomes divide o carro com os titulares Andreas Mattheis e Xandy Negrão e ocupa a vaga de Xandinho Negrão, ausente por razões profissionais. 

“Estou aqui para ajudar a equipe. O Xandy me convidou para auxiliar no desenvolvimento do carro e acho que foi um bom primeiro dia. Acabamos o dia quase dois segundos mais rápidos do que começamos”, contou Marcos Gomes que já tem experiência com o carro: o modelo que ele também utilizou na competição asiática, categoria da qual é o atual campeão, é o mesmo preparado pela AMattheis, uma evolução do carro campeão brasileiro de Endurance no último ano com Xandinho. “Evoluímos bastante o carro, principalmente em velocidade de classificação. Agora vamos trabalhar mais os stints completos de corrida e buscar uma maior consistência do carro”, completou.

Como a nova Mercedes chegou ao Brasil a poucos dias do início da temporada, a equipe AMattheis não conseguiu treinar com a máquina alemã antes da etapa que abriu o campeonato, em Goiânia (GO), o que se refletiu nos resultados: o time terminou a prova em décimo lugar na geral e quinto lugar na categoria GT3. “A gente sabe que o carro possui potencial para ir muito além do apresentado em Goiânia, então esses treinos e testes farão muita diferença nas próximas provas”, disse Andreas Mattheis. “Aprendemos sobre o carro durante o fim de semana em Goiânia. Foi importante para acumularmos quilometragem, mas a ideia já era ter esse treino para conhecer e tentar extrair o melhor do novo carro”, acrescentou Xandy Negrão, de olho na primeira vitória com o novo modelo.

O Império Endurance Brasil volta às pistas para sua segunda etapa da temporada no mesmo autódromo em que Gomes, Mattheis e Negrão treinam nesta semana, na região metropolitana da capital paranaense. A prova, denominada Quatro Horas de Curitiba, acontece no dia 05 de junho, com transmissão via TV pelo canal por assinatura Bandsports e na internet pelo canal oficial de YouTube da categoria.

Stephane Ratel afirma que WEC poderá “matar” a classe GT3

(Foto: Divulgação)

O diretor da SRO, Stephane Ratel afirmou nesta segunda-feira, 24, que o Automobile Club de l’Ouest e a FIA, “matarão” a classe GT3, caso a entidade francesa adote os modelos GT3 nas 24 Horas de Le Mans e Mundial de Endurance. 

A classe GTE deve ser extinta em 2021. Em entrevista ao site Motorsport.com, Ratel acredita que a adição da classe em Le Mans e na IMSA, através da nova GTD-Pro, poderá causar sérios danos ao futuro da classe. 

“Quando as séries lideradas por fabricantes adotarem o GT3, você provavelmente terá uma grande festa por talvez dois ou três anos, mas em algum momento os custos sairão do controle”, disse o francês. “Você terá uma evolução rápida dos carros e eles ficarão mais caros”.

“GT3 é um esporte para clientes: contanto que você misture profissionais e amadores, está tudo bem. Mas se você torná-lo uma categoria puramente profissional, torna-se perigoso; no momento em que se torna uma corrida de fábrica, está condenado”.

Ratel, dirige a SRO que controla a GT World Challenge e a Intercontinental GT Challenge. Ele acredita que os custos baixos em relação a outras categorias tornaram o GT3 popular. 

“O equilíbrio do GT3 é fornecido pelo fator de vendas ser mais importante do que o valor de marketing das corridas vencedoras”, disse ele. “Pode haver problemas se mais séries levarem a um perfil mais alto; o DTM e outros podem representar um risco, enfatizou. 

Ratel revelou que não está convencido de que o ACO e a FIA irão adotar carros GT3 em Le Mans, WEC e ELMS. “O ACO geralmente gosta de ter sua própria categoria em vez de escolher a de outra pessoa, e acho que eles consideram GT3 dá SRO”, disse ele. “Só porque a IMSA escolheu o GT3 para a classe GTD Pro não significa que o ACO irá aceitar”. 

Le Mans e os protótipos na visão de Stephane Ratel

Ratel acredita que o ACO deverá se concentrar nos Hypercars e protótipos LMDh e deixar os GT3 para equipes de clientes. “Com o sucesso do LMH e do LMDh, eles realmente precisarão dos carros GT3?” Perguntou. “Não tenho certeza, porque o grid na classe superior será absolutamente incrível”, finalizou.

Os 60 anos do museu das 24 Horas de Le Mans

(Foto: Divulgação)

O ano de 2021 marca o 60º aniversário do Museu das 24 Horas de Le Mans. No espaço o visitante encontra um rico material sobre a história da corrida, bem como carros de diferentes épocas. Para comemorar a data, o espaço Alpha & Omega mostra lado a lado o Porsche 919 Hybrid e De Dion, carro mais antigo do museu. O Porsche 919 agora faz parte do acervo do museu. 

134 anos de diferença no Museu

A Cart De Dion é a associação de três homens, o Conde Albert De Dion, o mecânico Georges Bouton e o vaporista Charles-Armand Trépardoux, que deu origem a este veículo cujo corpo imitava carrinhos de cachorro. 

Da palavra inglesa que significa “carroça de cachorro”,  é originalmente uma pequena carruagem puxada por cavalos com duas rodas, equipada com uma cesta para acomodar os cães de caça do proprietário. Esta nova versão, com a sua impressionante caldeira e duas enormes rodas dianteiras, podia atingir 40 km/h.

O 919 marca o retorno do fabricante alemão ao Campeonato Mundial de Endurance. O LMP1 venceu as 24 Horas de Le Mans em 2015, 2016 e 2017. Com 19 vitórias na classificação geral desde 1951, a Porsche é a marca de maior sucesso nas 24 Horas.. Desde 2011, o fabricante está presente no circuito de Le Mans todos os anos.

A Porsche vê a oportunidade de desenvolver motores com uma fonte dupla de propulsão. Longe da caldeira a vapor do Dog-Cart De Dion-Bouton, o Porsche 919 Hybrid é movido por um motor V4 de 500 cv na parte traseira, acoplado a um motor-gerador elétrico de 400 cv na frente, para atingir uma velocidade máxima de 345 km/h.

Mara maiores informações acesse o site oficial do museu:  lemans-musée24h.com

Maicon Roncen estreia em Goiânia pela Copa Truck

(Foto: Divulgação)

Maicon Roncen estreia no próximo fim de semana na Copa Truck, em Goiânia. O piloto caxiense tem uma forte ligação com os caminhões: sua família é do ramo de transportes, e seu pai dirigiu caminhão por muitos anos, bem como o próprio Maicon, que, devido a isso, sempre teve o sonho de ser piloto na Truck.

Iniciou sua carreira, porém, nos carros de Turismo, competindo em campeonatos de Marcas e Pilotos e Gaúcho de Super Turismo (na qual acumula títulos em parceria com Luiz Sena Jr.), com passagem pelo Brasileiro de Copa HB20. Para esta temporada, além de competir no Gaúcho de Super Turismo, categoria na qual obteve pódio na primeira etapa, surgiu a oportunidade de assumir a boleia do caminhão Volvo da equipe Boessio Competições, normalmente guiado por Regis Boessio, que participará desta etapa como coach de Roncen, que estampará o número #85 no caminhão laranja e branco, ao invés do tradicional #83.

“Tenho uma relação muito forte com o caminhões desde criança, me criei no meio deles, meu pai foi caminhoneiro e até hoje vive deles, então sempre tive o sonho de fazer uma corrida de caminhões. Surgiu a oportunidade de fazer esta etapa no caminhão da Boessio Competições, e estou muito feliz por isso”, disse Roncen.

Sobre a expectativa para o fim de semana, o piloto, que teve a oportunidade de realizar apenas um treino no caminhão, no Autódromo de Tarumã, é realista: “Será minha estreia tanto nos caminhões quanto na pista de Goiânia, então o objetivo é ter um fim de semana sem problemas, chegando na melhor colocação possível tendo em vista este panorama.”, completou.

Para a continuidade no restante do campeonato, Roncen está elaborando projeto de captação para obter o apoio de empresas que poderiam viabilizar a participação completa na temporada.

A programação começará na quinta, com treinos coletivos. Na sexta serão realizados treinos livres, e no sábado mais treinos livres e o classificatório, a partir das 11h30. A corrida terá início no domingo às 14h, com 25 minutos de duração, seguida da inversão das primeiras posições com os caminhões sob regime de safety car logo após a bandeirada, e nova largada para mais 20 minutos, valendo como a segunda corrida.

A corrida terá transmissão em TV aberta pela Band, pela internet via YouTube e Facebook da Copa Truck e pelo canal por assinatura SporTV2.

PP Motorsport preparada para temporada da Copa Truck

(Roberto Corrêa/MS2)

A Copa Truck terá sua esperada prova de abertura em 2021. A prova inicial do campeonato ocorrerá no Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia (GO). Para a equipe PP Motorsport, será a oportunidade de confirmar o crescimento notado em 2020, quando o time de Pedro Paulo Fernandes, fundador e líder da equipe que também é um de seus pilotos, chegou ao terceiro lugar na grande final da competição com seu outro competidor, Danilo Dirani.

Para confirmar a ascensão depois do surpreendente desempenho de Dirani no ano passado, o time passou por um intenso de trabalho. Tudo para deixar seus dois caminhões Mercedes-Benz bem preparados para quando houvesse sinal verde para o começo da temporada, o que agora está prestes a acontecer. “O trabalho foi incessante em nossa oficina desde o fim do último campeonato, em dezembro do ano passado. Mal podemos acreditar que chegou a hora e estamos confiantes num ótimo desempenho outra vez”, avaliou Pedro Paulo da PP Motorsport. 

O circuito de Goiânia, palco da prova deste fim de semana, é o mesmo em que a equipe fez sua estreia na Truck em 2020, já com o campeonato em andamento. “Disputei apenas três provas no último ano e, em função do sistema de disputa por meio de várias copas, consegui estar apto à final e quase conquistar o título de cara. Esse grande desempenho quase instantâneo é uma tremenda motivação para nossa segunda temporada”, declarou Dirani. “Fizemos uma reformulação completa no time no ano passado e logo colhemos frutos, estamos empolgados para, com a equipe entrosada, tentarmos brigar pelo campeonato”, completa Fernandes.

A programação da Copa Truck em Goiânia começa já nesta quinta-feira (20), com três sessões de treinos que serão válidas pela pré-temporada do campeonato. Os treinos livres ocorrem na sexta-feira (21), às 13h15 e 15h50. No sábado (22), o treino livre final inicia às 8h50 e o classificatório será realizado às 11h30. Já no domingo (23), a primeira etapa da temporada acontece às 14h, com transmissão ao vivo para todo o país em TV aberta pela Band.

Rizi Competizione revela pintura do seu LMP2

(Foto: Divulgação)

A equipe Rizi Competizione revelou nesta quarta-feira, 19, o esquema de pintura do seu Oreca 07 no qual disputará as 24 Horas de Le Mans. A cor predominante é o vermelho, mesma cor usada nos diversos modelos Ferrari que a equipe competiu nos últimos anos. 

Felipe Nasr fará a prova ao lado de Ryan Cullen e Oliver Jarvis no Oreca  #82. A Rizi Competizione conquistou vitórias na classe GTE nas 24 Horas de Le Mans. O trio também competirá nas 6 Horas de Monza no dia 18 de julho. “Correr em Le Mans nunca fica velho para mim”, disse o proprietário da equipe Risi Competizione, Giuseppe Risi.

“Temos o prazer de adicionar o nome Risi Competizione à história da classe LMP2 em Le Mans com o esforço deste ano com Ryan, Oliver e Felipe ao volante”. 

“Quando a perspectiva de correr com o carro nas 6 Horas de Monza se tornou uma opção, sentimos que era uma excelente oportunidade para que os pilotos e a equipe pudessem trabalhar juntos e com o carro antes de uma corrida tão cansativa como Le Mans”. Finalizou. 

A Risi Competizione não anunciou nenhum outro plano de corrida para 2021 além de suas duas corridas na classe LMP2. A corrida mais recente da equipe ocorreu em janeiro, quando terminou em quarto lugar nas 24 Horas de Daytona, com uma Ferrari 488 GTE Evo.

Digo Baptista participará do TCR South America

O vice-campeão de Le Mans vai pilotar um Audi RS3 da equipe Cobra Racing. (Foto: Duda Bairros)

Digo Baptista, será um dos destaques da temporada de estreia do TCR South America, novo campeonato de carros de turismo que chega ao continente buscando repetir o grande sucesso alcançado globalmente, visando controle de custos e competitividade.

Digo foi anunciado nesta quarta-feira (dia 19) como um dos pilotos da equipe Cobra Racing, comandada por Nonô Figueiredo, e terá seu tio, Adalberto Baptista, como companheiro no time. O jovem piloto vai acelerar o modelo Audi RS3 TCR.

“O TCR South America é um campeonato novo, mas que tem tudo para crescer. A categoria já faz muito sucesso em vários países do mundo e acredito que terá um futuro muito promissor por aqui também”, comentou Digo, que já chegou a “bater roda” com o seu novo chefe de equipe nas pistas.

“Nós já fomos adversários no Brasileiro de Marcas e, apesar de estarmos tendo mais contato agora fora das pistas, acredito que temos tudo para fazer uma grande temporada juntos. Ele é super sério, competente e vamos trabalhar muito para poder brigar pelo título”, continuou.

Na América do Sul, a competição inaugural terá oito etapas, sendo três na Argentina, três no Brasil, uma no Uruguai e outra no Chile. A temporada terá início em Interlagos nos dias 26 e 27 de junho, com transmissão das provas ao vivo pela ESPN e Fox Sports Brasil.

“Como corri de Fórmula 3, Marcas e Porsche no Brasil, já conheço as pistas daqui. Também corri pela Porsche em Buenos Aires. Já as outras pistas serão novidades”, lembrou Digo, que já fez um primeiro teste com o carro no mês passado na pista da Pirelli, em Sumaré, quando acelerou o Audi RS3 de seu tio. No início de junho, uma nova sessão está programada, já com o carro definitivo do piloto para a temporada.

Apesar da pouca idade, Digo já pilotou pelas marcas mais icônicas do automobilismo mundial. Em Le Mans, correndo pela primeira vez na lendária prova de 24 Horas, foi ao pódio, em segundo lugar, com uma Ferrari 488 GTE em 2019. Pela Audi, conquistou seu primeiro pódio na Europa em 2016, quando foi terceiro nos 1000 Km de Paul Ricard no Blancpain GT Series.

No Brasil, o piloto foi campeão da Porsche Cup em 2017, com oito vitórias, 11 pódios e seis poles. Também guiou carros da Bentley na GT World Challenge e, no ano passado, foi o terceiro colocado na GT World Challenge America, com uma Ferrari 488 GT3, conquistando cinco vitórias.

Mesmo assim, Digo destaca um fato novo e desafiador no TCR: a tração dianteira. Os carros permitidos para a disputa são modelos com motores de linha turbo, com capacidade de até 2.0 litros.

“Já andei com vários carros, um diferente do outro. Tenho bastante experiência com isso e é sempre muito gratificante poder representar marcas tão importantes no cenário automotivo mundial. Mas esse ano vai ser um desafio completamente diferente. Um carro com tração dianteira, algo que eu só guiei em 2015”, ressaltou.

Novo Direcionamento de Carreira

A chegada de Digo ao TCR South America está alinhada a um novo direcionamento na carreira do piloto, que passa a ser gerenciada pela FS Management, liderada pelo piloto Augusto Farfus e o empresário Maurício Slaviero, e que também contará com o apoio estratégico e logístico da AMK Velocidade no Brasil.

“Meu objetivo sempre foi me tornar um piloto profissional e, com a pandemia, acabei saindo dos Estados Unidos e voltei a morar no Brasil, após quatro anos. Conversando com o Augusto e o Maurício, que são duas pessoas muito sérias e referências em suas áreas, fechamos essa parceria, visando um novo direcionamento na minha carreira internacional. Agora é trabalhar, focar e em breve teremos outros fatos novos para divulgar também”, finalizou Digo.

Além das novidades dentro das pistas, fora delas, Digo ainda revelou o novo projeto de comunicação visual de sua marca, com novo logotipo, desenvolvido pela Koneccta. O site e redes sociais do piloto também estão sendo repaginados e trarão conteúdos muito interessantes para os fãs do automobilismo.

Confira o calendário do TCR South America:

1ª Etapa – Brasil – Interlagos – 26 e 27 de junho
2ª Etapa – Brasil – Curitiba – 24 e 25 de julho (Evento Endurance – 2 pilotos)
3ª Etapa – Brasil – Velopark – 28 e 29 de agosto
4ª Etapa – Uruguai – Rivera – 11 e 12 de setembro
5ª Etapa – Argentina – Buenos Aires – 02 e 03 de outubro (Evento Endurance – 2 pilotos)
6ª Etapa – Argentina – Praça a confirmar – 30 e 31 de outubro
7ª Etapa – Argentina – Praça a confirmar – 13 e 14 de novembro
8ª Etapa – Chile ou Argentina – Praça a confirmar – 04 e 05 de dezembro