bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Stephane Ratel afirma que WEC poderá “matar” a classe GT3
(Foto: Divulgação)

O diretor da SRO, Stephane Ratel afirmou nesta segunda-feira, 24, que o Automobile Club de l’Ouest e a FIA, “matarão” a classe GT3, caso a entidade francesa adote os modelos GT3 nas 24 Horas de Le Mans e Mundial de Endurance. 

A classe GTE deve ser extinta em 2021. Em entrevista ao site Motorsport.com, Ratel acredita que a adição da classe em Le Mans e na IMSA, através da nova GTD-Pro, poderá causar sérios danos ao futuro da classe. 

“Quando as séries lideradas por fabricantes adotarem o GT3, você provavelmente terá uma grande festa por talvez dois ou três anos, mas em algum momento os custos sairão do controle”, disse o francês. “Você terá uma evolução rápida dos carros e eles ficarão mais caros”.

“GT3 é um esporte para clientes: contanto que você misture profissionais e amadores, está tudo bem. Mas se você torná-lo uma categoria puramente profissional, torna-se perigoso; no momento em que se torna uma corrida de fábrica, está condenado”.

Ratel, dirige a SRO que controla a GT World Challenge e a Intercontinental GT Challenge. Ele acredita que os custos baixos em relação a outras categorias tornaram o GT3 popular. 

“O equilíbrio do GT3 é fornecido pelo fator de vendas ser mais importante do que o valor de marketing das corridas vencedoras”, disse ele. “Pode haver problemas se mais séries levarem a um perfil mais alto; o DTM e outros podem representar um risco, enfatizou. 

Ratel revelou que não está convencido de que o ACO e a FIA irão adotar carros GT3 em Le Mans, WEC e ELMS. “O ACO geralmente gosta de ter sua própria categoria em vez de escolher a de outra pessoa, e acho que eles consideram GT3 dá SRO”, disse ele. “Só porque a IMSA escolheu o GT3 para a classe GTD Pro não significa que o ACO irá aceitar”. 

Le Mans e os protótipos na visão de Stephane Ratel

Ratel acredita que o ACO deverá se concentrar nos Hypercars e protótipos LMDh e deixar os GT3 para equipes de clientes. “Com o sucesso do LMH e do LMDh, eles realmente precisarão dos carros GT3?” Perguntou. “Não tenho certeza, porque o grid na classe superior será absolutamente incrível”, finalizou.