Porsche lidera primeiros treinos em SPA

Os trabalhos para a segunda rodada do WEC neste final de semana começaram, e a Porsche pelo menos nos dois primeiros treinos obteve os melhores tempos.

Tempos da primeira seção.

Tempos da segunda seção.

Com muita chuva na pista belga, o melhor tempo nas primeiras seções foi do Porsche #18 de Neel Jani, Marc Lieb e Romain Dumas, ainda na primeira seção com 2:16.616. Foi seguido pelo Toyota #1 com 2:17.117.

O treino chegou a ser interrompido depois que o Toyota #1 pilotado por Kazuki Nakajima se chocou com o Audi #8 de Olivier Jarvis. Os dois carros ficaram seriamente danificados, mas estão confirmados para a prova.

Nas demais classe, Strakka Racing (LMP2),  Manthey Porsche (GTE-Pro) e Abu Dhabi Proton Racing (GTE-Am), ficaram com os melhores tempos. A segunda seção foi sob muita chuva o que acabou piorando os tempos.

Viper pronta para Le Mans

A equipe Riley Motorsports divulgou nesta Quinta-feira (29), as cores do Viper #53 que vai disputar as 24 horas de Le Mans, na classe GTE-AM.

Ao contrário das últimas aparições do modelo no TUSC e em Le Mans a cor predominante no carro será branca com alguns detalhas em vermelho.

“Com certeza, Le Mans tem mais história e destaque no mundo das corridas o carro de esporte”, disse Ben Keating, que irá dividir o com Jeroen Bleekemolen e Marc Miller. “Não há nada como Le Mans,é especial.”

A equipe de Bill Riley  vai competir neste final de semana com dois Dodge Viper GT3-R na classe GT Daytona em Laguna Seca, quarta etapa do TUSC. Ben Keating e Jeron Bleekemolen no #33, e carro e Marc Miller e Jeff Mosing no #93.

Skins para Oreca 03 by 21wraith para Endurance Series SP3

O Mod Endurance Series em sua última atualização SP3, nos brindou com vários modelos em especial o Oreca 03 que compete na classe LMP2, tanto no Mundial e Endurance, Le Mans e ELMS.

Originalmente o jogo apresenta os carros até a temporada 2013, mas o usuário 21wraith, vem fabricando as pinturas da temporada 2014.

Abaixo  o link para download as as imagens de todas as opções disponíveis.

Skins Oreca 03 2014.

Em 2006 Audi vencia Le Mans pela primeira vez com um motor Diesel

O Endurance contribui e muito para que novas tecnologias estejam em nossos carros de rua. A Audi é uma das montadoras que mais transporta inovações de seus modelos de corrida para os “irmãos” de produção em série.

Por isso causou espanto em 2006 com o lançamento do Audi R10 TDI, primeiro modelo a vencer Le Mans com uma motorização a diesel, combustível mais ligado a pesados caminhões e utilitários esportivos.

Com aproximadamente 650 cv de potencia e um forte motor V12 que gerava 1.100 Nm de torque, o modelo estrou com vitória nas 12 horas de Sebring daquele ano com os pilotos Rinaldo Capello, Tom Kristensen e Allan McNish.

Para desenvolver o carro a equipe utilizou o mesmo motor em todas as seções de treinos em Sebring, além do treino classificatório em Le Mans. Assim o carro rodou pouco nos treinos em Sarthe para “poupar” o equipamento.

Em Sarthe dois carros foram inscritos. o #7 do trio vencedor de Sebring terminou na terceira posição depois de enfrentar problemas, enquanto o #8 de de Frank Biela, Marco Werner e Emanuelle Pirro venceu a corrida depois de 380 voltas. Em segundo veio o Pescarolo #17 de Sébasiten Loeb, Eric Hélary e Franck Montagny.

No final, o V12 TDI completou mais de 6.400 quilômetros, incluindo treinos e sessões de classificação, e levado os vencedores para a bandeira quadriculada em uma velocidade média de 215,4 km/h. Um fato curioso lembrado por Ralf Juttner chefe da equipe na época é que Ullrich Baretzky chefe de desenvolvimento da Audi foi até o carro vencedor no parque fechado e com um pano branco passou na saída do escapamento.

Para surpresa de todos o pano saiu do mesmo jeito que entrou. Branco.

ESM apresenta seu Ligier JS P2

A equipe Extreme Speed Motorsport apresentou na manha desta Segunda (27), o Ligier JS P2, novo LMP2 que irá disputar o Mundial de Endurance e as 24 horas de Le Mans.

O novo LMP está realizando um shakedown no circuito de Magny-Cours na França, como preparação para a segunda etapa do WEC neste final de semana em SPA.

Os  novos carros terão os #30 e #31, e são equipados com motores Honda HR28Tt V6. É o mesmo propulsor que a equipe usou nas etapas de Daytona e Sebring do TUSC, além da abertura do WEC em Silverstone.

“Estava frio e chuvoso em Magny-Cours hoje, mas tudo ocorreu bem”, Disse Scott Sharp dono da ESM. “Toda a equipe está impressionada com a construção e acabamento do Ligier. Todos os pilotos estão satisfeitos com o carro, mesmo em piso molhado.”

Tanto Sharp quanto Ed Brown deram as primeiras voltas no modelo. Os demais pilotos Ryan Dalziel, Johannes van Overbeek, Jon Fogarty e David Heinemeier Hansson também participam dos testes.

 

Imola se prepara para a segunda etapa do ELMS

A primeira etapa do ELMS em 2015 disputada no circuito de Silverstone deixou claro que a atual temporada será muito disputada.

Com as vitórias das equipes Greaves Motorsport (LMP2), Team LNT (LMP3), o Porsche 911 RSR #86 da equipe Gulf UK levou na classe LMGTE e o BMW Z4 GT3 da TDS Racing na GTC, as equipes do ELMS visitam pelo terceiro ano consecutivo o célebre circuito de Imola, rebatizado como Autódromo Enzo & Dino Ferrari depois da morte do ‘Commendatore’, em 1988.

Edição 2013.

Edição 2014.

Planeamento

Dentro de exatamente três semanas, as equipas vão estar instaladas nas boxes de Imola na sexta-feira, 15 de Maio. A ação em pista começa no sábado (16), com treinos livres e o treino classificatória, para que no Domingo a corrida com duração de 4 horas aconteça.

O Circuito

Modernizado em 2007 com o traço do famoso arquiteto de circuitos, o alemão Hermann Tilke, o Autodromo Enzo & Dino Ferrari é conhecido por ser uma pista muito técnica e nada fácil de interpretar pelos pilotos. Com curvas e chicanes complexas, obrigando a um elevado nível de pilotagem. É também um dos poucos circuitos europeus onde os carros evoluem no sentido anti horário.

O Grande Premio de San Marino de Fórnula 1 teve lugar neste traçado entre 1981 e 2006, Mas também as corridas de Endurance conheceram grandes momentos de glória, com provas entre os 250 e os 1000 quilômetros, e as três e seis horas de duração. Uma prova de Le Mans Series, as 6 Horas de Imola aconteceu em 2011, então pontuável para o Intercontinental Le Mans Cup (ILMC).

Em 2013, o regresso da endurance ao traçado italiano foi um sucesso, tanto para a nova regulamentação como para a pista. Em 2014, a corrida do ELMS foi um verdadeiro filme de suspense. Quando se esperava o triunfo da equipa NewBlood by Morand Racing, o carro teve problemas nos últimos minutos e com isso a vitória foi parar às mãos da JOTA Sport.

Resultados 2014:

LMP2: JOTA Sport – Zytek SN Z11 #38 – Albuquerque/Tincknell/Dolan

LMGTE: SMP Racing – Ferrari 458 Italia #72 – Zlobin/Bertolini/Shaitar

GTC: Formula Racing – Ferrari 458 Italia #60 – Laursen/Mac

Resultados 2013:

LMP2: Thiriet By TDS Racing – Oreca 03-Nissan #1 – Thiriet/Beche

LMGTE: RAM Racing – Ferrari F458 Italia#52 – Mowlem/Griffin

LMPC: Team Endurance Challenge – FLM Oreca 09#49 – Chatin/Hirsch

GTC: SMP Racing – Ferrari F458 Italia GT3#69 – Babini/Shaitar/Ladygin

Alex Zanardi nas 24 Horas de SPA

Os pilotos oficiais da BMW na DTM, Timo Glock e Bruno Spengler irão competir com Alex Zanardi nas 24 de SPA, válida pelo campeonato Blancpain Endurance Series.

Zanardi que se acidentou durante uma etapa da Fórmula Indy em 2001, e perdeu as duas pernas vai competir com um BMW Z4 GT3 modificado, com as cores da Roal Motorsports, equipe do próprio Zanardi que corre no Blancpain.

Será a primeira vez que pilotos irão dividi um carro com outro portador de necessidades especiais. O trio que vai competir na classe Pro Cup vai se preparar durante a etapa de Paul Ricard do Blancpain Endurance Series que acontece no final de Junho, além de testes fechados que vão anteceder as 24 horas de SPA.

“Na BMW Motorsport costumamos evitar o uso de superlativos, mas este projeto neste formato é único e muito especial para nós”, disse o diretor da BMW Motorsport, Jens Marquardt. “O sonho de Alex de competir em uma corrida de 24 horas irá se tornar realidade, e Timo e Bruno também estava esperando para competir nas  24 Horas de Spa-Francorchamps.”

Zanardi acrescentou: “A BMW  não só vê como uma aventura de conduzir comigo nesta corrida de resistência, mas também acredita que eles têm uma boa chance de conseguir um bom resultado  e que é definitivamente o que nós estaremos buscando.”

Mazda também quer um novo LMP2 para 2017

A Mazda que nos últimos anos vem competindo nos EUA, de forma oficial no TUSC, também estuda um jeito de participar da classe LMP2 a partir de 2017.

Com seus dois Lola, equipados com motores diesel nunca foram carros carros competitivos frente aos outros LMP2 e DP. Por várias provas chegaram a lavar voltar até de modelos GTLM.

Queremos planejar em conjuntos os regulamentos de 2017 e buscar vitórias”, disse John Doonan diretor da Mazda ao site Sportscar365. “Temos compromissos globais para continuar a desenvolver, e, obviamente, você tem que desenvolver baseado em regras.”

O programa da Mazda teve inicio em 2013 com o modelo 6 GX na antiga Grand-Am, até que em 2014 estreou no TUSC com os dois Lola da equipe SpeedSource.

Doonan juntamente com Sylvain Tremblay chefe da divisão têm desempenhado um papel ativo nas reuniões de fabricante visto os regulamentos de 2017. “Nós participamos da reunião na IMSA em Daytona”, disse Doonan. “Foi uma grande discussão aonde reforçamos o interesse da Mazda.” Disse. “Sem qualquer aprovação do programa começamos a estudar as possibilidades com nossa equipe de design para iniciar as discussões.”

A grande questão no momento é sobre do motor. Equipado com um motor Mazda 2.2 litros turbo diesel SKYACTIV, que pode não ser elegível para os novos regulamentos, já que existe a possibilidade de apenas motores a gasolina serem aceitos na classe LMP2 nos diversos campeonatos organizados pela ACO.

No entanto, com o futuro regulamento para o TUSC vai aceitar qualquer tipo de motor e chassi qual as probabilidade do atual motor Mazda ser aceiro?

“Nós estamos tendo grandes discussões estratégicas sobre este motor”, disse Doonan. “Os propulsores diesel vão ser relevantes para mais alguns anos, mas o que podemos fazer? Nós podemos desenvolver um motor deste tipo?”

“Você pode começar com um motor de carro de estrada, que é a nossa história. Esse é um caminho difícil, como temos provado aqui, mas também nos ajuda a encontrar os limites destes componentes.”  

Doonan ainda não descartou a possibilidade de uma mudança para um motor movido a gasolina para o próximo ano, a fim, embora ele disse que a decisão ainda não foi feita.

Programa da montadora começou em 2013 com o modelo 6 GX

Além dos motores a dúvida para os próximos anos é a utilização de chassis. Mesmo a fabricante tendo uma parceria forte com a Multimatic, que adquiriu a inglesa Lola, a Mazda já trabalhou no passado com a Riley Technologies, e possíveis negociações estão em curso.

“Precisa ser um negócio viável para todas as partes, seja a Riley ou Multimatic.” Disse. Além do EUA os planos da montadora inclui Le Mans. “Eu acho que no geral fizemos uma decisão estratégia que correr nos EUA. Mas a idéia de que o programa norte americano poderia representar a marca globalmente em Le Mans o que é muito intrigante. Obviamente a Mazda tem grande história lá.” Finalizou.

TUSC Laguna Seca – 37 carros na lista prévia

Para a quarta etapa do TUSC no circuito de Laguna Seca, 37 carros são esperados dentre as 4 classes que disputam o certame.

Ao contrário da edição de 2014, aonde duas corridas foram disputadas, neste edição as quatro classes irão dividir a pista juntas.

Lista de inscritos para Laguna Seca.

Os mesmos 17 carros (nove protótipos e oito GTLM), que correram em Long Beach  estarão em Laguna Seca. A Starworks Motorsport que também esteve na lista para Long Beach, está na lista de Laguna Seca, mas não se sabe se irá correr.

A única diferença na escalação  dos pilotos, são da equipe Porsche. Michael Christensen vai competir nos dois Porsche 911 RSR.

Na classe PC, sete carros são esperados. A BAR1 Motorsports, assim como JDC-Miller Motorsports com Mikhail Goikhberg competindo pela Indy Lights. O piloto fará sua estreia no campeonato.

Entre os carros da classe GTD, 13 são esperados . Marc Miller e Jeff Mosing vão dividir o #93 Riley da equipe Riley Motorsports, o Dodge Viper GT3-R, no lugar de Al Carter e Cameron Lawrence, que participaram das duas primeiras etapas.

Já a Flying Lizard Motorsports ‘Audi R8 LMS  ainda não revelou os pilotos para a prova. O Porsche #18 da equipe Muehlner Motorsports, também não definiu seus pilotos.

HPD prepara a construção de um novo LMP2 para 2017

A HPD que vem penando com o desenvolvimento do ARX-04b, modelo fechado que competiu apenas na abertura do TUSC em Janeiro nas 24 Horas de Daytona, está desenvolvendo um novo LMP2 visando os regulamentos de 2017.

“Nós dissemos para a IMSA que estamos no jogo.” disse o vice-presidente e chefe de operações Steve Eriksen ao site Sportscar365. “Nós tivemos uma discussão muito boa com eles em Sebring. Uma das coisas muito importante para eles é o atendimento ao cliente. Eles deram alguns exemplos de potenciais clientes.”

“Eles sabem que a nossa reputação e muito positiva com as equipes de clientes. Acredito que eles gostariam muito de ter a gente como um construtor que apoia a série.” Disse.

A polêmica em torno das novas regulamentações para 2017 aonde a ACO limita, que apenas 4 fabricantes de chassis e 1 de motores está longe de acabar. Para os EUA as regras estão liberadas, assim qualquer fabricante de chassi e motor pode desenvolver seus produtos.

Ao contrário da Europa os fabricantes que quiseram desenvolver seus produtos podem por exemplos fabricar carrocerias ou bolhas específicas para o mercado americano como acontecem atualmente com os arcaicos DP.

“O importante para nós é que as regras sejam finalizadas rapidamente”, disse Eriksen. “Se demorar demais não teremos tempo habil para começar o projeto.”

“Ao olhar para o calendário, nós precisamos realmente de uma definição até primeiro de Junho. Para que possamos começar a trabalhar.” Finalizou.