bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
WEC planeja grid com 40 carros para 2025

Após a divulgação do grid para a temporada 2024 do WEC, a direção do Mundial espera algo maior para 2025, 40 carros. 

A informação foi confirmada pelo CEO do WEC, Frederic Lequien. Ele destacou  que estudos de viabilidade estão em andamento sobre a possibilidade de equipes LMGT3 compartilharem vagas de garagem em certos eventos com capacidade máxima.

A lista completa divulgada nesta segunda-feira, 27, apresenta um plantel de 37 carros. O número poderia ser maior se não fosse pelas limitações dos boxes dos circuitos de Imola e de Austin. 

A chegada de novas equipes

Essa mudança é uma resposta a chegada da Aston Martin com seu Hypercar Valkyrie, além de um segundo Lamborghini SC63 para 2025. Um conceito semelhante foi apresentado às equipes LMGT3 para a próxima temporada, mas acabou sendo descartado devido às equipes que precisavam compartilhar equipamentos de reabastecimento entre seus carros, o que comprometeria a estratégia de corrida, entre outros elementos.

“Posso dizer que é uma espécie de obsessão no escritório”, disse Lequien ao conseguir mais espaço na rede. É realmente difícil encontrar o equilíbrio certo.

“É claro que não teremos capacidade para levar todos. Neste caso, podemos ter 44, 45 carros em 2025 mas estamos neste momento discutindo com todas as equipes. A equipe de estudos analisa diferentes possibilidades, especialmente nos GT, para dividir  alguns boxes para 2025, o que nos daria a possibilidade para aumentar o grid para 40”. 

“É claro que esta é a direção que gostaríamos de seguir, mas há muitos parâmetros a serem levados em consideração. Quarenta carros para 2025: iremos para 40 carros, definitivamente”. 

Aliás, quando questionado sobre o número máximo de carros que o campeonato poderia acomodar, Lequien apontou as restrições nas 24 Horas de Le Mans, especialmente quando se leva em conta um mínimo de 15 carros LMP2 que também garantiram vagas no grid de 62 carros.

“Quando você participa do WEC, você está automaticamente qualificado para Le Mans, porque Le Mans é uma etapa do WEC”, disse ele. “Em Le Mans temos 62 lugares, por isso temos que prestar atenção a isso também.”

CEO do WEC pensa em inscrições corrida a corrida 

Limitações do circuito de Imola impossibilitam mais carros. (Foto: Divulgação)

Além disso, Lequien, permaneceu aberto à possibilidade de as equipes entrarem no campeonato corrida por corrida no próximo ano, embora tenha minimizado as perspectivas de quaisquer inscrições adicionais do LMGT3 para corridas únicas fora das 24 Horas de Le Mans. 

“Quanto mais boxes tivermos, mais possibilidades teremos de fazer algumas inscrições corrida por corrida”, disse Lequien ao Sportscar365.

“Mas não quero fazer concessões. Não terenos entradas adicionais. Talvez um ou dois durante a temporada, mas é muito difícil dizer agora em quais lugares podemos fazer isso.

“É claro que temos mais espaço no Qatar do que em Ímola, mas também precisamos prestar atenção à segurança do pit lane, que é algo muito importante para nós”.