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Endurance tratado a sério!
WEC mudará o BoP após críticas: “É a desculpa perfeita para os fabricantes”

Sempre alvo de críticas boas ou ruins, o Balance of Performance (BoP) será revisto para a temporada 2024 do Mundial de Endurance. De acordo com informações do site Sportcar 365, o ACO/FIA atualizarão alguns pontos para o próximo ano na classe Hypercar. 

Vale lembrar que 2023 foi o primeiro ano das classes LMH e LMDh juntas. Com isso o BoP segundo a organização do WEC continuará, mas, revisto. O BoP foi projetado para trazer mais estabilidade, normalmente sendo divulgado com várias corridas com antecedência e em grande parte com base em dados de simulação.

A primeira temporada da fórmula atualizada, no entanto, enfrentou vários momentos polêmicos, incluindo uma alteração no BoP feita fora das regras antes das 24 Horas de Le Mans.

Acredita-se que uma recente reunião com os fabricantes sobre o tema de uma proposta de revisão do BoP para a temporada de 2024 teve reações mistas, levando a FIA e a ACO a avançar com refinamentos no processo atual.

Para Pierre Fillon, presidente do ACO, as mudanças não acontecerão já em 2024. “Não mude, mas melhore”, enfatizou.  Entretanto,o presidente da Comissão de Resistência da FIA, Richard Mille, foi inflexível ao dizer que o BoP não deve ditar o resultado das corridas.

“Para o próximo ano, esperamos fazer algo mais simples, mas é um trabalho em andamento, algo onde é dada mais responsabilidade aos fabricantes porque eles têm que assumir a responsabilidade de terem bom desempenho”, explicou.

“O BoP não é um travesseiro de preguiça. Se um concorrente está esperando o BoP porque [fez] uma escolha errada ou não teve um desempenho, etc., o BoP trará todos de volta, é apenas um sonho. Não é possível”. 

“Conseguimos fazer as coisas da melhor maneira que podíamos”. 

As críticas vindas por parte das equipes e fãs do WEC

Aliás, Mille também explicou que o WEC é alvo de críticas mais do que gostaria “Hoje, se você terminar em segundo lugar, [as pessoas afirmam] não é por causa do seu desempenho, é por causa do balanço do BoP”, disse.

“O BoP também é a desculpa perfeita para os conselhos [dos fabricantes], etc. Estamos cientes disso e sabemos disso e assumimos a nossa responsabilidade”. 

Ele acrescentou: “Não podemos controlar tudo porque é impossível. Não podemos fazer o trabalho dos fabricantes… Não podemos resolver todas as misérias do mundo”. 

“Podemos ajudar até certo nível. Depois disso, não podemos fazer nada. É um puro sonho imaginar que podemos resolver todos os problemas. Não estamos aqui para isso e não é nosso dever e nem mesmo nosso objetivo”, enfatiza. 

Mille observou que o BoP foi implementado para evitar o aumento de custos dentro da classe, que apresenta duas plataformas distintas em LMH e LMDh que obedecem a regulamentos técnicos diferentes.

“Temos um peso mínimo que é alto o suficiente para evitar a explosão dos custos, dos materiais. O mesmo acontece com a potência que é limitada”, disse ele. “Você já tem os ingredientes para evitar a estúpida explosão de custos.

Mais equipes vencedoras 

Além disso, quando questionado se há algum nível de decepção pelo fato de apenas dois fabricantes terem conquistado vitórias este ano dos cinco presentes em tempo integral no grid, Fillon atribuiu isso à experiência e não ao BoP.

“É claro que preferimos ter mais vencedores”, disse ele. “Mas se você olhar para isso, a experiência é muito importante.

“Cadillac é novo no campeonato. Porsche, esta é uma nova equipe. A Ferrari não é uma equipe nova, eles já estiveram na classe GTE antes, então acho que a experiência anterior foi muito importante.”

Por fim, Mille acrescentou: “Quando consideramos que a diferença está cada vez mais próxima, isso também é o resultado do que fizemos.

“Existem tantos parâmetros que são variáveis: as passagens, o consumo dos pneus, a estratégia, os pilotos também. Existem muitos parâmetros que não são problema nosso”, finaliza.