bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Toyota poderá ter terceiro carro no WEC

A Toyota Gazoo Racing considera um terceiro carro em tempo integral para o WEC em 2025. A medida é uma resposta ao avanço da Porsche e da Ferrari. Além disso, o diretor da equipe, Rob Leupen, acredita que o fabricante japonês terá que reagir ao fato de que seus dois maiores rivais na classe aumentaram o número de carros para a nova temporada com entradas adicionais fora de suas equipes de fábrica.

Sendo assim, ele segue o que fez a Ferrari com os  três 499Ps. Além da Porsche adicionando um quinto carro à sua lista graças à equipe de clientes Hertz Team JOTA que terá um segundo 963.

Embora Leupen sinta que as mudanças na formação de pilotos e na estrutura técnica da Toyota fizeram de 2024 o momento errado para introduzir um terceiro carro, ele diz que a empresa continuará a avaliar suas opções para adicionar um terceiro GR010 Hybrid 

“Você sempre tem isso em mente”, disse Leupen ao site Sportscar365 quando questionado sobre a possibilidade de a Toyota adicionar um terceiro carro em resposta à Ferrari e à Porsche. “Mas temos que nos perguntar em que queremos nos concentrar.”

“Ter um terceiro carro com as mudanças que fizemos [teria sido difícil]. Com todas as novas equipes chegando este ano, queremos nos concentrar em nossos dois carros [este ano]. Nyck de Vries terá um grande lugar para ocupar com a saída de José Maria Lopez.”

“Talvez no próximo ano, talvez no ano seguinte… vamos ver.”

Quando pressionado sobre a possibilidade de um terceiro carro se tornar realidade já em 2025, Leupen acrescentou: “Temos que manter os olhos abertos. Não acho que você deva negar a possibilidade. É algo que revisamos e discutimos a cada temporada”.

Toyota para equipes de clientes 

Entretanto, Leupen acrescentou que, no caso de a Toyota lançar um terceiro carro, é mais provável que o faça com uma operação satélite estilo Ferrari administrada internamente do que vendendo um carro apenas com base no cliente.

“Você vê a Porsche operando vários carros em equipes diferentes”, disse ele. “A Ferrari faz isso dessa maneira [com uma única equipe]. Talvez preferirmos o lado da Ferrari.”

A Toyota tem um histórico de rodar um terceiro carro nas 24 Horas de Le Mans, principalmente em 2017, mas desde então sempre manteve suas duas inscrições para a temporada completa.

Embora fabricantes como Porsche e Cadillac tenham trazido carros do IMSA WeatherTech SportsCar Championship para a prova do WEC, Leupen indicou que a Toyota foi informada de que uma inscrição única para Le Mans não seria aceita.

“Entendemos que a partir deste ano será necessário fazer a temporada inteira com três carros, não apenas Le Mans e Spa”, disse Leupen”.

“Isso é algo que precisamos considerar. Para nós, essa informação chegou tarde demais [para 2024] e precisamos nos concentrar nos dois carros que temos”.

O carro #83 da Ferrari, compartilhado pelos pilotos de fábrica Yifei Ye e Robert Shwartzman, bem como Robert Kubica, foi o melhor dos carros LMH na abertura da temporada de 1.812 km do Qatar deste mês, terminando em quinto, à frente da Toyota.

“Alinhamento muito forte e uma equipe profissional muito boa”, disse Leupen sobre a Ferrari #83. “Acho que eles [Ferrari] querem aumentar suas chances”.

“Nem todos os pilotos têm experiência em Hypercar, mas estarão lá. Vimos Ye no ano passado fazendo coisas incríveis. Todos os três carros serão muito fortes”, finalizou.