A última sessão de treinos dos testes oficiais para o Mundial de Endurance realizados nesta terça-feira, 27, teve pela primeira vez a liderança de um Hypercar. Sebastien Buemi foi o mais rápido com o Toyota #8. O tempo mais rápido de todas as sessões de treinos foi o Oreca LMP2 da G-Drive Racing.
Buemi conseguiu o tempo de 2:04.669, superando Filipe Albuquerque no Oreca #22 da United Autosports por dois décimos de segundo.No entanto, outra equipe LMP2 saiu vencedora do prólogo. Nyck de Vries cravou 2:04.198 na manhã de segunda-feira a bordo do #26 da G-Drive Racing.
Matthieu Vaxiviere ficou em terceiro lugar no Alpine A480 Gibson LMP1. O tempo de Vaxiviere de 2:05.339 deixou a Alpine Endurance Team 0,670 segundos mais lento. Os três Hypercars que irão participar das 6 Horas de Spa deste fim de semana, terminaram entre os quatro primeiros na sessão desta terça-feira. O Toyota #7 conseguiu terminar em quarto com 2:05.624.
O LMP2 da equipe PR1/Mathiasen Motorsports completou os cinco primeiros, à frente dos Orecas de Team WRT, Inter Europol Competition e Realteam Racing.
Porsche dominou classe GTE
A Porsche liderou na classe GTE-Pro. Richard Lietz liderou a sessão final no 911 #91 com o tempo de 2:14.244. O austríaco, que deu sequência ao bom desempenho de Kevin Estre nas primeiras três sessões, foi um pouco menos de um décimo mais rápido do que James Calado na Ferrari #51 da AF Corse. A Ferrari #52 terminou em terceiro lugar na classificação. A quarta colocação ficou com o Porsche #92. O Corvette terminou em quinto.
“O prólogo correu muito bem para nós. Nós completamos um total de 220 voltas com nosso carro #92 e tentamos algumas novas soluções de configuração. Nesse processo, aprendemos muito. Nossas temporadas simuladas pareciam boas, então vamos para o início da temporada neste fim de semana nos sentindo positivos. Fomos extremamente produtivos durante os dois dias de teste e, para mim pessoalmente, foi uma experiência importante porque nunca dirigi o Porsche 911 RSR em Spa-Francorchamps”, disse Neel Jani.
Depois de se recuperar de um acidente que danificou o chassi na curva Raidillon na segunda-feira, o Aston Martin da TF Sport liderou na classe GTE-Am. Dylan Pereira marcou 2:14.969 com o #33.
Ele superou Matt Campbell no Porsche #77 da Dempsey-Proton Racing. O Porsche #56 do Team Project 1 ficou em terceiro.