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Endurance tratado a sério!
Toyota e Ferrari mais pesadas nas rodadas iniciais do WEC

A direção do Mundial de Endurance divulgou nesta quarta-feira, 08, o BoP para as quatro etapas iniciais do WEC 2023.  O documento afirma que as informações da BoP são aplicáveis ​​a partir de agora “até novo aviso”.

Sebring marcará a primeira vez que os carros LMH – que são híbridos de tração nas quatro rodas ou não híbridos de tração traseira – correrão contra os LMDhs híbridos de eixo traseiro. Assim, as tabelas BoP incluem diferentes parâmetros, como pesos mínimos, potência máxima e limites de uso de energia ao longo de um período.

Para Sebring, os três carros LMH com motor híbrido são os mais pesados, com o Toyota GR010 Hybrid tendo o maior peso  mínimo de 1.062 kg. O carro vencedor do título mundial do ano passado, que foi atualizado para a próxima temporada , é seguido pela Ferrari 499P com 1.057 kg e o Peugeot 9X8 com 1.049 kg.

BoP WEC

O Porsche 963 será o carro LMDh mais pesado com 1048 kg, com o Cadillac V-Series.R sendo 10 kg mais leve. Os dois carros mais leves são os LMHs não híbridos de Glickenhaus e Vanwall com o menor peso permitido de 1030 kg.

Demais etapas

Contudo, para Portimão, Spa e Le Mans, os dois LMHs não híbridos seguirão inalterados, mas os outros veículos terão pesos mínimos reduzidos. Na diferença mais significativa, a Ferrari e a Toyota poderão rodar 17 kg e 19 kg mais leves, respectivamente.

O Peugeot ficará 7 kg mais leve, enquanto a Porsche e Cadillac terão 3 kg a perder depois de Sebring. As saídas de potência são semelhantes para a abertura da temporada, com todos os carros dentro de uma faixa de cerca de 15 cavalos de potência.

O Glickenhaus 007 terá o  valor mais alto de 520 kW (quase 700 cv), enquanto o Vanwall Vandervell 680 tem a potência máxima mais baixa de 511 kW (685 cv).

As mudanças notáveis ​​após Sebring devem ser uma redução de 6 kW (8 hp) para a Ferrari e uma redução de pouco menos de 7 hp para a Toyota. Contudo, desde a rodada final  no Bahrein, o Toyota recebeu 12 megajoules adicionais de energia por stint, enquanto o Peugeot ganhou 1 MJ.

No entanto, entre Sebring e as três corridas europeias, a Toyota e a Ferrari terão uma redução de 9 MJ, enquanto as outras estão definidas para ajustes de minutos para baixo. Além disso, o Peugeot poderá acionar seu motor elétrico a 150 km/h enquanto o Toyota e a Ferrari devem esperar até 190 km/h antes de fazer o mesmo.

Diferença nos pneus da Porsche, Ferrari e Toyota

A princípio, isso ocorre porque a velocidade do híbrido está ligada ao tamanho do pneu. A Toyota e a Ferrari têm pneus Michelin de tamanhos diferentes na frente e na traseira, enquanto a Peugeot usa o mesmo tamanho ao redor.

O BoP também inclui uma nova coluna idêntica sobre o tempo que cada equipe terá durante os pits. Logo, será de 1,2 segundos para os híbridos LMH, 1 segundo para os LMDhs e zero segundos para os LMHs não híbridos.

Entende-se que os números do BoP para Sebring serão aplicáveis ​​tanto para o teste oficial  quanto para a corrida. Sem alterações permitidas entre os dois eventos.

BoP para a classe GTE-Am

Na classe GTE-Am, o Aston Martin Vantage GTE começará consideravelmente mais leve que seus rivais da Ferrari, Porsche e Chevrolet. A máquina britânica foi fixada em 1.245 kg, que é 18 kg mais leve que o segundo carro mais pesado, a Ferrari 488 GTE Evo.

Além disso, o Corvette e o Porsche serão colocados de forma semelhante à Ferrari com 1.265 kg e 1.269 kg, respectivamente. O Aston terá  a menor capacidade de combustível dos quatro carros GTE. Com seus 88 litros contra os 89 litros da Ferrari, 95 litros do Corvette e 101 litros do Porsche.

Chevrolet e Porsche receberão restritores de ar de 41,3 mm e 30,6 mm de diâmetro para seus carros naturalmente aspirados. Enquanto os níveis de pressão do turbo serão definidos para Ferrari e Aston.

Por fim, os pesos mínimos da GTE-Am mudarão durante a temporada – exceto para Le Mans – quando o sistema de lastro de sucesso por carro vigorará.