Com a forte concorrência da Ferrari e Porsche, a Toyota está em um terreno desconhecido. Por isso, o diretor da equipe, Rob Leupen, diz que está aguardando ansiosamente a introdução do BoP de dois estágios na classe no WEC.
De acordo com os regulamentos do WEC, a FIA e a ACO, estavam trabalhando para implementar a chamada regra de ‘Ganho de Potência’, que faz com que os Hypercars ganhem ou percam uma certa quantidade de potência acima de um limite de 210 km/h.
O sistema, que já é utilizado na classe LMGT3 (embora com limite de 200 km/h), foi testado por vários fabricantes em testes no Qatar, com um boletim BoP emitido na preparação para a corrida afirmando-o “pode ser usado” a partir de Imola.
No entanto, os organizadores decidiram finalmente não introduzir o sistema para Ímola, e não foi dada qualquer meta firme para a sua introdução.
Toyota descontente
Leupen disse em entrevista ao site Sportscar365 que espera que a ACO e a FIA possam implementar o ‘Ganho de Potência’ em breve, em meio às atuais dificuldades competitivas do Toyota GR010 Hybrid, que continuaram na sessão de qualificação.
Questionado se estava impaciente com a chegada do sistema, respondeu: “Devemos estar. No ano passado mostramos qual é o desempenho do carro, e você fica um pouco preocupado quando vê onde o carro está hoje, já que não somos candidatos a vitórias em corridas”.
“No Qatar estávamos completamente fora do jogo e com base no que vimos ao longo de 2023 e depois na primeira corrida em 2024, é difícil acreditar que os outros ganharam tanto”,
“Você deveria pedir àqueles que estão fazendo o trabalho [de equilibrar o campo] que continuem fazendo o trabalho. É tarefa deles resolver o problema, não nossa. Há muitos parâmetros na tabela que eles podem usar e espero que usem os corretos”.
Porém, embora tenha sido sugerido que o BoP de duas etapas poderia ser implementado a tempo para as 24 Horas de Le Mans, com um potencial teste no próximo mês em Spa. Entende-se que a estreia do sistema na corrida poderia ser adiada para além dessa data, ou potencialmente não utilizada em 2024.
Toyota com expectativa para Le Mans
Sobre se espera ver o sistema em funcionamento para Le Mans, Leupen disse: “Não quero especular. Mas só podemos esperar que eles saibam o que estão fazendo e que o façam de forma adequada”.
“Cada melhoria [no sistema] nos ajudaria. Vamos esperar para ver.”
O gerente da equipe de corrida e testes da Ferrari, Giuliano Salvi, sugeriu que o fabricante italiano está adotando uma abordagem mais relaxada na implementação das regras de ganho de potência.
“Testamos no Catar, colaboramos com a FIA e da nossa parte funcionou”, disse Salvi. “Mas eles precisam decidir quando aplicá-lo e não recebemos nenhum feedback deles”.
“Poderia ser [ em Spa], mas para nós é apenas uma restrição externa. Nós apenas seguimos suas instruções. Eles não nos contaram nada sobre isso. Não colocamos nenhum foco nisso, pois não podemos controlá-lo”.
Porsche tranquila, por enquanto
O chefe do automobilismo da Porsche, Thomas Laudenbach, ofereceu um sentimento semelhante quando questionado sobre o assunto pela Sportscar365.
“De modo geral, a FIA e a ACO estão se esforçando muito para acertar, e esta é uma tarefa muito difícil”, disse Laudenbach. “Eu diria que até agora eles estão bem”.
“Estamos sempre em contato próximo com eles, mas no momento apenas os deixamos fazer o seu trabalho e confiamos neles”.