bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Cadillac da Chip Ganassi vence em Long Beach pela IMSA

Renger van der Zande segurou Jack Aitken para vencer a etapa de Long Beach na tarde deste sábado, 20. A vitória do Cadillac #01 veio depois de uma estratégia para superar o Cadillac #31 da Action Express.

Aliás, o holandês e co-piloto Sebastien Bourdais conquistaram a primeira vitória no IMSA WeatherTech SportsCar Championship em quase um ano, depois de completar a corrida de 100 minutos com um único jogo de pneus Michelin.

Enquanto o Cadillac V-Series.R #31 da Action Express Racing de Pipo Derani liderava da pole, uma troca de dois pneus e nenhum pneu para o Cadillac #01 fez com que van der Zande saltasse para a liderança do segundo lugar.

Resultado da prova

Van der Zande cruzou a linha 0,564 segundos à frente de Jack Aitken, que substituiu Derani na troca de pit stop. Foi a primeira vitória do campeonato WeatherTech da dupla CGR desde Laguna Seca no ano passado.

Os demais competidores em Long Beach

O Penske Porsche 963 #7 de Felipe Nasr e Dane Cameron completou o pódio da classe GTP depois que o Lamborghini Huracan GT3 EVO2 #78 da Forte Racing de Loris Spinelli colidiu com o companheiro de equipe de Nasr, Jaminet, causando um engavetamento no grampo a 22 minutos do final.

Enquanto Jaminet voltou para terminar em quarto, o #25 da equipe RLL BMW de Connor De Phillippi, que estava em quinto lugar, sofreu danos significativos ao voltar ao pit lane.

De Phillippi então trouxe a terceira advertência completa da corrida depois de enfiar seu BMW nas barreiras da Curva 6, o que configurou uma disputa em oito minutos até o final.

O Porsche #5 da Proton Competition de Gianmaria Bruni e Mike Rockenfeller completou os cinco primeiros, seguido pelo BMW #24 de Jesse Krohn e Philipp Eng em sexto.

Além disso, a Wayne Taylor Racing com Andretti teve uma corrida para esquecer. Com o #10 terminando em oitavo depois que Ricky Taylor recebeu um drive-through para contato com o #85 da JDC-Miller Motorsports de Richard Westbrook, que terminaria em sétimo.

Aliás, isso aconteceu após o segundo reinício. Após um acidente no final da corrida para o Acura #40 de Louis Deletraz, que bateu na parede da Curva 1.

O primeiro amarelo veio aos 11 minutos devido a um acidente de dois carros. O McLaren 720S GT3 Evo #70 da Inception Racing de Brendan Iribe e o Porsche 911 GT3 R #120 da Wright Motorsports de Adam Adelson, que sofreu graves danos na frente direita.

Vasser Sullivan Lexus domina na GTD

Na classe GTD a vitória foi para o #89 da Vasser Sullivan de Parker Thompson e Ben Barnicoat. A dupla terminou à frente de Robby Foley e Mike Skeen após o reinício tardio da corrida.

Barnicoat chegou em casa 1,449 segundos à frente do BMW M4 GT3 #96 da Turner Motorsport de Foley, que ele compartilhou com Patrick Gallagher. Seguido pelo Mercedes-AMG GT3 Evo #32 de Skeen e Mikael Grenier, Korthoff Preston Motorsports.

Depois de largar na primeira linha, o Vasser Sullivan Lexus #12 de Frankie Montecalvo saiu da disputa. Após receber uma penalidade de drive-through por mudar de faixa na largada.

A situação foi agravada por um esbarrão na parede pelo co-piloto Jack Hawksworth mais tarde na corrida.

Assim, Thompson e Barnicoat controlaram a corrida do início ao fim. Marcando a primeira vitória da equipe no GTD desde as Seis Horas de Watkins Glen do ano passado.

O Gradient Racing com o Acura NSX GT3 Evo22 #66 de Stevan McAleer e Sheena Monk chegou em quarto lugar na classe. Depois de largar da retaguarda do campo de 27 carros. Tudo isso devido à falta de qualificação devido a uma troca de motor.

Enquanto isso, o Ford Mustang GT3 #55 da Proton Competition completou os cinco primeiros, à frente do Chevrolet Corvette Z06 GT3.R #13 da AWA.