bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Ryan Hardwick e BoP da IMSA: “Foi uma triste demonstração de quão falho é o atual sistema”

O piloto Ryan Hardwick criticou veementemente o BoP da classe GTD da IMSA. Competindo com o Porsche 911 GT3 RS, ele argumenta que o 911 foi penalizado durante as 24 Horas de Daytona, no final de janeiro. 

Hardwick, que corre pela Wright Motorsports, viu o companheiro de equipe Jan Heylen – com quem venceu o Rolex 24 de 2022 – se qualificar como o mais rápido dos pilotos da Porsche, 2,849 segundos mais lento que o líder da classe Winward Racing com o Mercedes-Benz AMG GT3 de Philip Ellis.

Entretanto, na corrida, o Porsche líder, o da Pfaff Motorsports, foi o 10º carro dos GT3, uma volta atrás do Aston Martin da Heart of Racing  (vencedor da GTD) e do Mercedes da WeatherTech Racing (vencedor do GTD-Pro).

“Estou animado para entrar no grid do WEC em um Proton Competition. Assumi este compromisso de me preparar melhor para a minha entrada nas 24 Horas de Le Mans de 2023”, disse durante entrevista ao site Motorsport.com

“As corridas do WEC me permitirão ter mais tempo de assento no RSR, e também mais tempo na pista com os outros carros e pilotos contra os quais estarei competindo em Le Mans. Assim, a partir de agora, estou empenhado em correr as três primeiras rodadas do WEC em Sebring, Portimão e Spa. Contudo esses três eventos, mais as duas primeiras rodadas do ELMS, me darão cinco corridas no total no Porsche da Proton antes de Le Mans”.

“Também estou retirando o que foi uma entrada GTD de temporada completa para o nosso Wright Motorsports. Agora é minha intenção executar apenas as rodadas restantes do IMSA Endurance”, explicou. 

O descontentamento de Ryan Hardwick com a IMSA

“Entretanto, vários fatores levaram a essa decisão, começando com o que aconteceu recentemente em Daytona. Estou extremamente desapontado com o que aconteceu na classe GTD”.

“Tem havido muitas acusações sobre quem foi o culpado por uma marca estar em uma desvantagem de desempenho tão extrema em comparação com o resto da classe GTD. Pessoalmente, não me importo de quem é a culpa. Além disso, eu sinto fortemente que algumas mudanças precisam ser feitas”.

Por fim, ele acrescenta: “O que aconteceu durante a corrida foi uma triste demonstração de quão falho é o atual sistema IMSA BoP. O produto que todos apresentamos na pista em Daytona foi uma vergonha para nossos fãs, nossos fabricantes, nossos patrocinadores, nossas equipes e nossos pilotos. A verdade é que o atual processo BoP falhou conosco. Todos nós”.