bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Lamborghini não concluiu simulação para as 24 Horas de Le Mans, em Portugal

A Lamborghini que estreou este ano no WEC e no IMSA, não concluiu a simulação de 24 horas para correr em Le Mans. Mesmo assim, a equipe está otimista para a principal prova do Mundial de Endurance. 

A equipe italiana testava no circuito de Portimão, em Portugal, mas os trabalhos foram cancelados por conta da chuva. Além disso, o diretor da equipe, Andrea Piccini, afirma que mesmo com os testes pela metade, o carro se mostrou confiável. 

“Choveu muito e não foi o ideal”, disse Piccini ao site autosport, sobre o teste no circuito português do Algarve, de 26 a 28 de março”. 

“Mas não achamos que isso será um problema: terminamos uma corrida de 10 horas do WEC no Qatar e uma corrida de 12 horas da IMSA em Sebring, então a confiabilidade parece boa”, disse ele.

“Não creio que a confiabilidade seja o problema; O mais importante para nós é trabalhar no desempenho do carro – esse é o nosso foco agora.”

O SC63 na estreia no Qatar e depois em Sebring com 13º e 7º lugares, respectivamente, em Ímola o carro terminou na 12º posição, sem problemas. 

Lamborghini tranquila 

Lamborghini não teve problemas em Imola. (Foto: Divulgação)

Além disso, Piccini explicou que o calendário do WEC não dá tempo para outra corrida de resistência antes de Le Mans, quando a participação solo do Iron Lynx no WEC será acompanhada pelo SC63 competindo em três provas da IMSA este ano.

“Depois de Portimão tivemos que nos preparar para Ímola e depois vamos para Spa [terceira ronda do WEC 2024 a 11 de maio] e depois disso tudo se tratará de preparar os carros para Le Mans”, disse ele. Piccini não estimou a quilometragem que o Lamborghini alcançou no circuito de Portimão, mas sublinhou que o teste ainda foi valioso.

“Muitas vezes você tem que correr na chuva em Le Mans”, disse ele. “Conseguimos algumas voltas secas, provavelmente cerca de um terço da corrida.”

Cinco pilotos da lista de pilotos LMDh da Lamborghini estiveram presentes em Portimão. Comcom Romain Grosjean ausente devido aos seus compromissos na IndyCar com a Juncos Hollinger Racing.

Aliás, Piccini confirmou que a Iron Lynx e a Lamborghini abandonaram o plano delineado no lançamento do SC63 no ano passado para colocar em campo seu carro IMSA. Juntamente com sua entrada regular no WEC em Austin, no início de setembro.

Por fim, ele ressaltou que dificilmente haveria espaço para uma entrada adicional.Em um circuito com uma das menores alocações de boxes no cronograma do WEC. Ele afirma  que também seria difícil para a equipe rodar com um segundo carro.

“Fazer Le Mans com dois carros já é difícil no nosso primeiro ano, por isso não está nos planos agora”, disse ele.