bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Protótipos movidos a hidrogênio em Le Mans só em 2027, afirma presidente do ACO

A nova categoria de protótipos movidos a hidrogênio não estará nas nas 24 Horas de Le Mans de 2026. O novo prazo é 2027. A informação foi revelada por Pierre Fillon, presidente do Automobile Club de l’Ouest (ACO), durante as 8 Horas do Bahrein. 

Durante a coletiva de imprensa, o dirigente revelou as dificuldades para que a categoria exista, principalmente questões que envolvem segurança. 

“2026 não é realista, é (agora) 2027”, disse ele, quando questionado sobre o status da discutida categoria de Hidrogênio, que deverá ser introduzida antes de uma classe de principal em Le Mans para 2030.

“Entretanto, precisamos passar algum tempo trabalhando na segurança, demorou mais do que esperávamos. 2027 é mais realista.”

Além disso, Fillon também foi questionado pelos repórteres sobre se veríamos ou não o recém-revelado protótipo elétrico-hidrogênio MissionH24  nas 24 Horas de Le Mans no futuro, como uma prova de conceito da Garage 56, antes da estreia da categoria.

“H24 não é para Le Mans”, esclareceu Fillon. “H24 é para a Michelin Le Mans Cup, talvez ELMS, mas o desempenho alvo para H24 é GT3, não mais. Aliás, mós (o ACO, que lidera o projeto MissionH24) não somos um fabricante.”

“Este carro não é para Le Mans”, continuou ele. “Não é o nosso alvo. O carro é apenas um laboratório para aprender o que temos que fazer em termos de segurança e reabastecimento. Aprendemos muito com este carro.”

Hidrogênio é viável?

Toyota foi a única a revelar planos concretos para a categoria. (Foto: Toyota).

Com a crescente onda do carro “verde”, o ACO e fabricantes podem estar reavaliando a aceitação da nova categoria, no lugar dos atuais Hypercars. Os custos sempre serão um impeditivo. 

Aliás, em junho, a Toyota expressou uma intenção clara de competir com um protótipo de combustão de hidrogênio e revelou o GR H2 Racing Concept  em Le Mans, na vila dos fãs, antes da corrida do centenário.

Contudo, o GR H2 Racing Concept é um protótipo de corrida movido por um motor de combustão de hidrogênio, em vez de uma célula de combustível de hidrogênio, projetado com a intenção de competir na nova categoria.

Na época, Akio Toyoda, se mostrou empolgado com o hidrogênio, pelo menos naquele momento. “Estamos ansiosos pelo nosso novo carro de corrida GR H2 por causa da nova classe Le Mans H2 no futuro”, disse o presidente Akio Toyoda, no lançamento em Le Mans. “Obrigado – este é realmente um dia especial para a Toyota e ainda mais significativo para Le Mans”. 

Por fim, além da Toyota, a BMW e a Hyundai já demonstraram interesse no hidrogênio. Porém, nada de concreto foi anunciado até agora.