bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Porsche Penske com novas instalações na Alemanha

A Porsche em seu retorno ao WEC e IMSA, firmou parceria com a americana Penske Motorsports para alinhar seus protótipos LMDh no Mundial. Para isso, a operação ocorre em dois locais.

O primeiro está em Mooresville, no estado americano da Carolina do Norte, o trabalho no projeto WEC ocorre na nova sede da equipe em Mannheim, Alemanha. A propriedade perto da Autobahn 656, no distrito de Friedrichsfeld, em Mannheim, pertence à Penske desde 2008. O parceiro americano da Porsche Motorsport administrou o Porsche Center no local de quase um hectare até 2014.

A instalação então esperou por um novo propósito. Isto começou em dezembro de 2020. Depois que o conselho da Porsche AG aprovou o desenvolvimento do 963 e renovou sua colaboração com a equipe Penske em maio de 2021. Assim, os trabalhos começaram no complexo de edifícios na Lembacher Straße em Mannheim. A instalação oferece cerca de 4.500 metros quadrados de área útil.

“Nossas instalações de última geração devem fornecer tudo o que precisamos para operar em dois continentes – entre Mannheim, Weissach e Mooresville – e globalmente como uma equipe de corrida”, explica Jonathan Diuguid, Diretor Geral da Porsche Penske Motorsport. 

“Nesse sentido, o edifício, originalmente projetado e construído pela Porsche e depois adquirido pela Penske como concessionária Porsche, foi totalmente remodelado e modernizado para atender às necessidades de corrida e manutenção de nossos carros de corrida 963 com motor híbrido em todo o mundo”. 

Carros clássicos da Porsche estão no espaço

Clássicos estão no local. (Foto: Porsche)

Aliás, a herança torna-se óbvia na entrada, com várias exposições do Museu Porsche no foyer – incluindo o lendário RS Spyder, com o qual a Porsche e a Team Penske conquistaram o título LMP2 na American Le Mans Series entre 2006 e 2008.

Nesse interím, após três anos de construção e um investimento de vários milhões de euros, a localização de Mannheim oferece agora condições de trabalho ideais para a equipa do WEC, com escritórios espaçosos, salas de conferências de última geração, networking digital e workshops impecáveis.

Réplica dos pit lane de Le Mans 

No local existe uma réplica do pit de Le Mans. (Foto: Porsche)

Além disso, o espaço possui quatro áreas de trabalho para a construção e manutenção, bem como a suspensão e ajuste de peso do Porsche 963. Existem também departamentos de pré-montagem, equipamentos de corrida, processamento de compósitos de carbono, sistemas de alta tensão, peças de reposição, bem como armazenamento e logística. Porém, o destaque: a Porsche Penske Motorsport construiu uma réplica do pit lane de Le Mans. Todos os dias, os mecânicos praticam a troca de pneus e o reabastecimento em um veículo especial de teste e treinamento.

A instalação também oferece uma academia no local onde integrantes da equipe podem trabalhar para melhorar sua força, coordenação e condicionamento físico.

“As instalações nos dão todo o equipamento técnico que precisamos para trabalhar com sucesso em carros de corrida e testes. As montagens e peças de reposição são preparadas em áreas especificamente projetadas e próximas de nossos engenheiros e técnicos”, comenta Jan Lange, o novo gerente geral da Porsche Penske Motorsport. 

“As instalações dos funcionários, como academia, refeitório e salas de tripulação, garantem que nossos colaboradores se sintam valorizados e conectados como uma equipe inteira. Ter o carro e o equipamento de pit stop interno permanente é inestimável para nos mantermos afiados ao longo do ano.”

Por fim, o trabalho na unidade de Mannheim ainda não está concluído. A construção da chamada “Sala de Batalha” está atualmente em fase de conclusão. A partir daí, os engenheiros fornecem suporte estratégico e operacional para a equipe no circuito durante eventos de corrida ou test drives.