Porsche conquista centésima vitória em Sebring

Vitórias foram nas classes GTLM e GTD. (Foto: Porsche)

As equipes de clientes da Porsche, WeatherTech Racing e Pfaff Motorsports, ganharam ambas as classes GT nas 12 horas de Sebring disputada neste sábado, 20.  Ao todo o fabricante alemão conquistou a centésima vitória de classe. Na categoria GTLM, os pilotos profissionais Mathieu Jaminet da França e Matt Campbell com a participação de Cooper MacNeil e venceram após intensa batalha. Na classe GTD, o piloto da fábrica, Laurens Vanthoor, Lars Kern e  Zacharie Robichon venceram com o Porsche 911 GT3 R. #9 da. The Wrights Motorsport. O fabricante alemão também conquistou o segundo lugar na classe..

A corrida de endurance foi marcada por duelos incessantes e muitas bandeiras amarelas. A vitória em todas as categorias ficou em aberto até às voltas finais, foram oito bandeiras amarelas completas. Faltando de 20 minutos finais, as equipes de clientes da Porsche lutaram pelos primeiros lugares e conquistaram a centésima vitória da marca.  Isso também marca a quarta vitória consecutiva do Porsche 911 RSR e a segunda consecutiva do 911 GT3 R.

Disputa acirrada na GTLM

Na classe GTLM, a competição se intensificou nas últimas voltas. Jaminet partiu para o sprint final correndo em terceiro lugar. No reinício, o 911 RSR #79 inicial um duelo com a BMW que estava em segundo lugar, mas ele teve que renunciar à sua posição – felizmente. Apenas alguns metros depois, os dois carros líderes colidiram em um encontro direto. Jaminet lucrou e cruzou a linha de chegada como o vencedor. “Foi um sucesso fantástico em nossa ‘casa’ de Sebring”, disse Steffen Höllwarth, Chefe de Operações GTLM. “Foi a quarta vitória consecutiva do nosso Porsche 911 RSR na classe. E foi muito especial porque esta foi a última vez que a classe GTLM correu em SebringA”. A partir de 2022, a categoria de veículos, que também participa do FIAWEC, não será mais disputada no IMSA WeatherTech SportsCar Championship.

“Inacreditável! Esta foi apenas a nossa segunda corrida na série IMSA”, disse Christian Ried, cuja equipe é administrada pela Proton Competition mantém o 911 RSR para WeatherTech Racing. “Nossa equipe e todos os três pilotos fizeram um trabalho perfeito. No final do dia, mantivemos a calma enquanto as equipes de trabalho se afastaram para evitar a contenção. Tivemos muita sorte de marcar o terceiro lugar, mas ainda assim, merecemos esta vitória”, disse o fundador da WeatherTech Racing, David MacNeil, acrescenta:A Porsche é conhecida por carros de corrida em um nível tecnicamente perfeito. É por isso que decidimos colaborar na série IMSA. Agora colhemos os frutos disso apenas na segunda corrida. Estou muito orgulhoso!”

Centésima vitória veio com conquista na classe GTD

A centésima vitória veio com as equipes de clientes da classe GTD, comemorando sucesso ainda maior com uma dobradinha na classe. Ao longo de longos períodos durante o evento de 12 horas, as equipes Pfaff Motorsports e Wright Motorsports se revezaram na liderança.  Os pilotos Laurens Vanthoor e Patrick Long estavam em um duelo acirrado, o belga conseguiu se manter à frente e levou a bandeira apenas 2,112 segundos à frente de seu companheiro de fábrica.  Long dividiu o #16 com Trent Hindman e  Jan Heylen. “Um fim de semana não poderia ter terminado melhor do que este”, disse Sebastian Golz, Gerente de Projetos do Porsche 911 GT3 R. “Todas as equipes tiveram a chance de terminar no pódio. No final do dia, há uma dobradinha e um forte desempenho do carro número 88 da Hardpoint EBM”.

A Hardpoint EBM, no entanto, teve azar. Katherine Legge, Christina Nielsen e Bia Figueiredo mantinham um sensacional terceiro lugar pouco antes do término da prova. No entanto, uma penalidade de drive-through devido a uma colisão após a reinicialização final deixou o  #88 para o quinto lugar. O carro irmão #99 já havia ficado para trás durante o primeiro terço da corrida.O piloto Rob Ferriol bateu contra as barreiras de pneus cerca de duas horas após o início da corrida. A equipe conseguiu reparar a maior parte dos danos e colocá-lo de volta na corrida. Duas horas depois, o neozelandês Earl Bamber colidiu com um rival. Os reparos custaram à equipe quase 40 voltas, com a equipe cruzando a linha de chegada em décimo lugar. Bamber e Ferriol dividiram o carro com Trenton Estep dos EUA.

“Não poderíamos ter desejado um sucesso maior para nossas fantásticas equipes de clientes”, afirma Pascal Zurlinden, Diretor da Factory Motorsport. “No geral, foi um fim de semana excepcional para a Porsche. A centésima vitória e Sebring. No IMSA Michelin Pilot Challenge, o 718 GT4 Clubsport conquistou a pole position e terminou a corrida em segundo lugar. Na estreia da Porsche Carrera Cup na América do Norte, 34 carros se alinharam no grid, incluindo 23 carros 911 GT3 Cup da 992 geração. Esta corrida deu aos fãs um verdadeiro mimo. No final, as vitórias da classe Sebring de número 75 e 76 na corrida IMSA são a coroação da glória”, finalizou. 

A terceira rodada do 2021 IMSA WeatherTech SportsCar Championship será disputada no dia 16 de maio no circuito de  Mid-Ohio.

Published
3 meses ago
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mantem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de ostracismos e "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.