bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Porsche apresenta programa esportivo para 2023
Porsche apresenta programa esportivo para 2023
(Foto: Porsche)

A Porsche apresentou neste sábado, 17, o seu programa esportivo para 2023. O fabricante alemão focará seus esforços no FIA World Endurance Championship (WEC) e no North American IMSA WeatherTech Sportscar Championship, a equipe de trabalho da Porsche Penske Motorsport busca vitórias gerais com dois protótipos híbridos 963 em cada série.

Em primeiro lugar, na ABB FIA Formula E World Championship, a TAG Heuer Porsche Formula E Team tem como objetivo conquistar o título com o novo 99X Electric Gen3. Desde já, muitas equipes de clientes da Porsche competirão com o Porsche 911 GT3 R da geração 992 em etapas GT em todo o mundo.

Nesse sentido, a fabricante definirá um curso para a próxima temporada de automobilismo com três carros de corrida recém-desenvolvidos e uma visão de um futuro veículo de copa de uma marca movido a eletricidade. Assim, o protótipo híbrido Porsche 963, Fórmula E Porsche 99X Electric Gen 3 e o carro experimental GT4 e-Performance contam com conceitos de acionamento elétrico ou totalmente elétrico. 

As novidades

Contudo, a agenda de 2023 se completará por uma expansão de longo prazo das atividades de corrida de clientes, entre outros, com o novo 911 GT3 R, e também um amplo compromisso de fábrica no setor de esports. “O automobilismo sempre foi extremamente importante para a Porsche é parte integrante do DNA da marca. Nós o usamos como uma plataforma de desenvolvimento para tecnologias futuras e para mostrar o potencial de nossos carros esportivos. Queremos continuar perseguindo isso”, declara Michael Steiner, membro do Conselho Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento.

“Sustentabilidade e eletrificação são extremamente importantes para um fabricante de carros esportivos como a Porsche. Nossas atividades de automobilismo refletem isso”, acrescentou Thomas Laudenbach, vice-presidente da Porsche Motorsport. “O novo GT4 e-Performance é um exemplo. O protótipo altamente inovador representa nossa visão de um veículo de corrida esportivo 100% movido a eletricidade. Estamos competindo na Fórmula E com o Porsche 99X Electric Gen3, e o novo 963 apresenta tecnologia híbrida. Durante a temporada de 2023, e os 911 GT3 Cup da Porsche Mobil1 Supercup estão programados para mudar para biocombustível das instalações do nosso parceiro HIF Global no Chile. Isso mostra que estamos fazendo grandes progressos em direção à sustentabilidade no automobilismo. Há mais por vir.”

Nova equipe de trabalho luta por vitórias gerais em Le Mans, Daytona e Sebring

Acima de tudo, sob o nome de Porsche Penske Motorsport, o fabricante une forças com a bem-sucedida equipe de corrida americana Team Penske para colocar em campo dois  963 para lutar por vitórias gerais nas duas maiores séries de resistência (WEC e IMSA). O protótipo de corrida híbrido de 500 kW (680 cv) foi extensivamente testado e desenvolvido nos últimos onze meses. Os pilotos percorreram um total de 29.713,8 quilómetros. O 963 celebrará sua estreia nas 24 Horas de Daytona no final de janeiro. O clássico de resistência marca o início da temporada do campeonato IMSA. Ao longo do ano, a nova equipe de trabalho também disputará os destaques em Sebring e o evento Petit Le Mans em Road Atlanta, na América do Norte.

Além de garantir o título mundial no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC), a Porsche Penske Motorsport está de olho em outro grande objetivo: em junho, a equipe pretende conquistar a 20ª vitória geral da Porsche nas 24 Horas de Le Mans com o 963. Além do clássico francês, que completará 100 anos em 2023, o FIA WEC será disputado em Portugal, Bélgica, Itália, Japão, Bahrein e EUA. 

Duas frentes de ataque

Dez pilotos oficiais da equipe Porsche Motorsport dividirão as funções de direção nos quatro cockpits do 963 no Campeonato Mundial de Endurance e na IMSA. A equipe Porsche Penske Motorsport opera a partir de duas localidades: A filial de Mannheim (Alemanha) é responsável pelo FIA WEC, com os veículos IMSA preparados em Mooresville, Carolina do Norte (EUA). Em sua temporada inaugural, o novo Porsche 963 também estará disponível para os clientes competirem nas duas séries de resistência. As equipes confirmadas são JDC Miller MotorSports (IMSA), Jota Sport e Proton Competition (ambos WEC).

Urs Kuratle, diretor de fábrica do programa LMDh:Ficamos imediatamente impressionados com os novos regulamentos que foram introduzidos no Campeonato Mundial de Endurance e na série norte-americana IMSA. Estávamos entre os primeiros fabricantes a se comprometer com isso em dezembro de 2020. Estabelecer a operação global da Porsche Penske Motorsport foi outro marco importante. A Porsche e a Penske têm uma história compartilhada de muito sucesso. Agora queremos construir isso juntos.”

Porsche quer lutar pelo título do Campeonato Mundial de Fórmula E

Programa da Porsche inclui a participação na Fórmula E. (Foto: Divulgação)

A Porsche entra em uma nova era da Fórmula E com o 99X Electric Gen3. Desenvolvido em Weissach, o carro elétrico de corrida celebra sua estreia em 14 de janeiro no E-Prix da Cidade do México – a rodada de abertura da 9ª temporada do ABB FIA Formula E World Championship. O 99X Electric Gen3, com o qual a Porsche pretende vencer corridas e reivindicar lugares no pódio, também serve como plataforma de desenvolvimento para os modelos de produção totalmente elétricos.

Atualmente, os veículos de terceira geração (Gen3) lançados na 9ª temporada são os carros de corrida elétricos mais rápidos, leves, potentes e eficientes já construídos. A potência máxima do Porsche 99X Electric Gen3 é de 350 kW (476 CV), 100 kW a mais do que a geração anterior (Gen2). Assim, pelo menos 40%  da energia utilizada é recuperada através da frenagem regenerativa. Apresentando dois powertrains na frente e atrás, o motor elétrico atinge cerca de 95% de eficiência energética em comparação com cerca de 40% para os melhores motores de combustão interna.

Novos parceiros

Os novos carros Gen3 representam um marco tecnológico nas corridas totalmente elétricas”, diz Florian Modlinger, diretor de fábrica para a Fórmula E. Eles podem tornar as corridas ainda mais espetaculares para os espectadores e dar um impulso ainda maior à popularidade da Fórmula E em todo o mundo”.

Sobretudo, para sua quarta temporada de Fórmula E, a equipe terá 99X Electric Gen3. A equipe Andretti também dirige dois carros 99X Electric Gen3 como a primeira equipe cliente da Porsche na Fórmula E. A Fórmula E é a primeira série de corridas totalmente elétrica do mundo, trazendo o automobilismo emocionante para as pessoas que vivem nas principais cidades desde 2014.

Com o Taycan Turbo S totalmente elétrico, a Porsche fornece novamente o carro de segurança oficial na temporada 9. A pintura incorpora as cores de todas as onze equipes, bem como as da FIA e da Fórmula E – simbolizando o compromisso conjunto com o futuro de todos. automobilismo elétrico, bem como valores sociais como diversidade e comunidade.

Equipe de trabalho de 2023: escalação de ponta em todas as disciplinas

Em outras palavras, com o lançamento do 963 nas corridas de resistência, a Porsche redistribuiu suas equipes de pilotos. As mudanças mais notáveis ​​incluem o retorno de Nick Tandy após uma pausa de dois anos. Para 2023, o piloto de 38 anos, divide o Porsche #6 com  Mathieu Jaminet na IMSA. Nas 24 Horas de Daytona, a dupla recebe o apoio de Dane Cameron. O segundo protótipo LMDh #7 no campeonato norte-americano será pilotado por Matt Campbell  e Felipe Nasr, com Michael Christensen como terceiro piloto em Daytona.

Alem disso, três pilotos de fábrica dividirão os cockpits dos dois Porsche 963 no Campeonato Mundial de Endurance. O carro #5 será de Dane Cameron, Michael Christensen e Frédéric Makowiecki. Ao mesmo tempo, o  carro #6 será dos pilotos Kévin Estre, André Lotterer e Laurens Vanthoor. Gianmaria Bruni, Romain Dumas, Richard Lietz e Thomas Preining,  também fazem parte do contingente de pilotos de fábrica de 2023. Os horários detalhados para os pilotos estão sendo finalizados.

Corridas para clientes: o novo Porsche 911 GT3 R celebra sua estreia em Daytona

O novo 911 GT3. (Foto: Porsche)

Desde já, um veículo recém-desenvolvido estará disponível para as muitas equipes de clientes da Porsche para corridas de GT3 a partir de 2023: o 911 GT3 R baseado na geração 992 do 911. 

Agora, a Pfaff Motorsports e outras equipes apresentarão o carro de até 416 kW (565 cv) em sua estreia nas 24 Horas de Daytona de 28 a 29 de janeiro. Atualmente, os atuais campeões IMSA da classe GTD-Pro pretendem defender seu título com os pilotos contratados da Porsche, Klaus Bachler e Patrick Pilet. Eles recebem reforço em Daytona do piloto  Laurens Vanthoor.

Apesar disso, o colega de Kévin Estre assume o volante do novo 911 GT3 R da  Wright Motorsport. Assim, a Porsche espera que seis dos novos carros de corrida Porsche GT3 se alinhem apenas no grid da classe GTD na rodada de abertura da temporada da série IMSA.

Novos carros também no DTM

Contudo, na Alemanha, o novo carro de corrida  disputará o DTM, bem como o recém-estruturado DTM Endurance, anteriormente conhecido como ADAC GT Masters. Como na temporada passada, Thomas Preining e Dennis Olsen estão programados para retornar ao DTM. Mais podem ser adicionados. Dado que as equipes e pilotos ainda não confirmaram sua participação, os detalhes exatos para 2023 ainda não podem ser especificados.

A Porsche também planeja enviar pilotos para disputar a corrida de 24 horas de Nürburgring. Atualmente, os potenciais pilotos são Michael Christensen, Kévin Estre, Frédéric Makowiecki, Nick Tandy e Thomas Preining, bem como o ex-Porsche Junior Ayhancan Güven.

Assim, no Intercontinental GT Challenge de 2023, no GT World Challenge e na Asian Le Mans Series, as equipes clientes podem contar com o mesmo suporte da Porsche do ano passado. Isso também se aplica à classe GTE-Am do FIA WEC e à European Le Mans Series, na qual o 911 RSR ainda é elegível para competir. Nas diversas séries e classes de corrida GT4, o Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport, lançado no ano passado, estabeleceu-se como um dos principais competidores em todo o mundo. Na Alemanha, este veículo está em campo no ADAC GT4 Germany, entre outros.

Porsche Mobil 1 Supercup: apoiando a Fórmula 1 até 2030

Parceria com a F1 continua. (Foto: Divulgação)

A princípio, a Porsche e o Formula 1 estenderam sua parceria por um recorde de oito anos até o final de 2030. Isso significa que a Supercup fará parte do programa de apoio em Grandes Prêmios selecionados por quase quatro décadas. Em 2023, a copa internacional voltará a funcionar como apoio a oito eventos europeus de Fórmula 1.

 A 31ª temporada  começa em maio como uma corrida de apoio da F1 em Imola, Itália. Nesse sentido, o mais recente Porsche 911 GT3 Cup baseado na geração 992 do 911 continuará na competição. Os carros de corrida da Supercup funcionam com combustíveis de base biológica desde 2021. Durante a próxima temporada, os carros estão programados para mudar para eFuels nas instalaçõe do parceiro da Porsche, HIF Global, no Chile.

Porém, os veículos de 375 kW (510 PS) são usados ​​em mais de 30 Porsche Carrera Cups nacionais e regionais e Porsche Sprint Challenges, bem como em muitas outras competições, como a Nürburgring Endurance Series. A demanda pelo 911 GT3 Cup continua alta. Do mesmo modo,  no final de novembro, o 5.000º carro da Copa baseado no modelo de produção 911 saiu da linha de produção em Zuffenhausen – tornando esta família de modelos um dos carros de corrida mais produzidos no mundo.

Desenvolvimento júnior: promoção para Heinrich, mas o novo Porsche júnior

Porém, Bastian Buus da Dinamarca é o piloto Porsche Junior 2023. Em novembro, o dinamarquês de 19 anos impressionou o júri durante um processo de seleção envolvendo doze candidatos. Assim, ele agora recebe suporte abrangente da Porsche Motorsport. Seu antecessor em 2022, Laurin Heinrich, foi promovido: depois de vencer a Porsche Carrera Cup Germany, o alemão agora se juntou ao grupo de pilotos contratados da Porsche.

Protótipo elétrico para o futuro esporte do cliente: Porsche GT4 e-Performance

Nesse sentido, com o GT4 e-Performance totalmente elétrico, a Porsche demonstra como o automobilismo sustentável para clientes pode funcionar e inspirar no futuro.  Ainda sim, o protótipo apresenta componentes tecnológicos do estudo do conceito Mission R. Em condições de corrida simuladas, 450 kW (612 cv) estão disponíveis por 30 minutos, que é a duração de uma corrida da Carrera Cup. Um máximo de 800 kW (1.088 PS) é possível. Em termos de tempos de volta e velocidade máxima, o 718 Cayman GT4 ePerformance está no mesmo nível do desempenho do atual 911 GT3 Cup da geração 992.

Assim, após sua estreia no Goodwood Festival of Speed, o GT4 e-Performance viajará para outros destinos internacionais. O próximo  é o GP Ice Race, de 27 a 29 de janeiro de 2023, em Zell am See, na Áustria. Até 2024, outros destinos na Europa, América do Norte e Ásia podem seguir. Apesar disso, em linha com a estratégia de sustentabilidade de todo o projeto “race2zero”, a Porsche se esforça para otimizar o transporte logístico inteiramente por navio, trem e caminhão.

Porsche Coanda Esports Racing Team: novo esquadrão de fábrica de corridas de simuladores

Todavia, a Porsche Motorsport também inseriu sua própria equipe de trabalho e pilotos no mundo digital dos esports. A equipe atualmente inclui os especialistas em corridas de simuladores Josh Rogers, Mack Bakkum, Mitchell deJong  e Tommy Østgaard. Do mesmo modo, todos os quatro são profissionais estabelecidos e competem pela Porsche Coanda Esports Racing Team de Gronau, em Münsterland. A equipe tem grandes planos para 2023. Nos dias 14 e15 de janeiro, a corrida de 24 horas será disputada como a rodada final da Le Mans Virtual Series (LMVS). A próxima temporada do LMVS começa em setembro e inclui cinco eventos de resistência.

Copa Porsche: piloto particular Ralf Bohn ganha o cobiçado troféu

A Porsche Cup 2022 vai para Ralf Bohn. Este troféu consagrado pelo tempo é baseado na ideia de Ferry Porsche e é apresentado anualmente a pilotos amadores de sucesso desde 1970. Durante a temporada passada, Bohn alcançou vários sucessos em diferentes séries, principalmente com Robert e Alfred Renauer na equipe Herberth Motorsport. O trio encerrou a Asian Le Mans Series com o segundo lugar na classe GT e também alcançou o terceiro lugar na categoria ouro da GT World Challenge Europe Endurance Cup. Por fim, o alemão recebe o cobiçado troféu e prêmio em dinheiro no valor de 150.000 euros para encomendar um novo Porsche de sua escolha.