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Endurance tratado a sério!
Pirelli planeja lançar uma nova geração de pneus para carros GT3 em 2025

A Pirelli está desenvolvendo uma nova geração de pneus para carros GT para 2025. Segundo planos do fabricante, os novos compostos substituirão os modelos P Zero DHF. Para o gerente da Pirelli,  Matteo Braga, explicou que a empresa considerou substituir o DHF para o  próximo ano, mas optou por esperar mais uma temporada antes de implementar as mudanças.

Nesse sentido, os novos compostos estarão nos carros que participam dos campeonatos organizados pelo SRO Motorsports Group, incluindo as quatro séries regionais Fanatec GT World Challenge.

“Provavelmente em meados do próximo ano decidiremos o que traremos para 2025”, disse Braga ao site Sportscar365. “Já existem algumas mudanças, como novos combustíveis e novos carros. Juntamente com a SRO, decidimos manter a mesma gama DHF em 2024 para estabilidade”, explicou

“O plano original era talvez mudar em 2024, mas todas as condições eram favoráveis ​​para manter o mesmo produto. É mais fácil para todos”.

Além disso, Braga descreveu o próximo pneu para 2025 como mais uma “evolução” do produto de corrida GT da Pirelli, em vez de um design limpo.

Pirelli além da Fórmula 1

Os compostos da Pirelli estão nos principais campeonatos GT3. (Foto: Divulgação)

Além da Fórmula 1, a Pirelli lançou compostos da linha DHF para as categorias GT3, GT2 e GT4. A diferença para outros fabricantes, é que o mesmo pneu é utilizado em diversas categorias.

Para a classe GT3, que estará no Mundial de Endurance, ELMS, 24 Horas de Le Mans e Asian Le Mans Series, a Pirelli modificou o pneu para torná-lo melhor na absorção de estresse mecânico. Lembrando que por enquanto, a Goodyear é a fornecedora exclusiva para a nova classe LMGT3. 

“Estamos trabalhando em diversos temas e novos materiais”, disse Braga. “Melhorando desempenho, confiabilidade e quilometragem”, explicou. 

“A certa altura, definiremos metas em conjunto com a SRO e decidiremos qual delas adotar para 2025. Provavelmente, novos materiais são o primeiro ponto de condução”.

Inicialmente, o DHF foi introduzido gradualmente à medida que a Pirelli lutava contra problemas de abastecimento decorrentes da pandemia do coronavírus, com a Fanatec GT Europe e a América sendo os primeiros a utilizá-lo.

O pneu fez sua estreia no Fanatec GT Asia na segunda rodada da temporada de 2022, enquanto sua primeira aparição no Fanatec GT Austrália aconteceu nas 12 Horas de Bathurst deste ano.

“Tudo depende dos calendários e da gestão de stocks”, disse Braga. “Eu diria que, como sempre, o teste BoP em Paul Ricard é o ponto de partida porque temos todos os carros rodando nas mesmas condições.

“O SRO consegue liquidar os parâmetros do BoP e a partir daí conseguimos trabalhar com diferentes séries. Portanto, se Bathurst estiver antes do teste do BoP, talvez tenhamos um atraso de um ano lá”, finalizou.