LMS – Novo Trio de pilotos na Audi

               Detalhe do motor do modelo R10

A Audi está realmente decidida a voltar a ganhar as 24 H de LM desde ano. A equipe de Ingolstadt divulgou um novo trio de pilotos para a temporada de 2010 das provas de endurance. Os novos membros são Marcel Fassler, o alemão André Lotter e o francês Benoit Treluver. Os três pilotos já tem uma boa experiência em corridas de longa duração. Fassles correu pela Audi em duas oportunidades em 2008 pela ALMS Lotterer pilotou o R10 da finada equipe Kolles e Treluyer competiu pela Peugeot em 2009.

Para o diretor esportivo da Audi Wolfgang Ullrich não se deve apenas investir em um sólido protótipo “ Em vista a nossos concorrentes precisamos de pilotos experientes também” Salienta. O primeiro contato oficial será nas 8H de Paul Ricard, primeira etapa da LMS em 2010.

LMS – Audi R15 nas 8 H de Le Castellet

A Audi surpreendeu a anunciar que irá correr na primeira etapa da LMS as 8 Horas de Paul Ricard na França. A decisão causou surpresa já que a equipe anunciou ainda no começo do ano que não iria correr as 12H de Sebring primeira etapa da ALMS. A corrida será um grande passo para o desenvolvimento do R15 P. Além da prova francesa e equipe irá correr em SPA além das 24H de Le Mans e a última prova da LMS os 1000Km de Silverstone. Mesmo tendo sido inscrito na ALMS o diretor esportivo da Audi Wolfganf Ullrich foi enfático quanto sua participação em solo americanoNo momento, só estamos planejando  correr em Le Castellet, Spa-Francorchamps e Silverstone.”

Grandes carros – Ferrari 333SP

Sempre tive uma atração por protótipos. Quando era pequeno ficava fascinado com aqueles Porsches 956, Ferraris P3, Lolas enfim. Eram carros feitos exclusivamente para correr e para mim corriam mais que um F1. Em alguns momentos isso realmente aconteceu. Hoje quero falar de um protótipo um tanto quando diferente, A Ferrari 333SP, o ultimo protótipo feito por Maranello em uma tentativa da marca voltar para os campeonatos de esporte protótipo e claro as 24H de Le Mans.
 
333SP nas 12H de Sebring em 1999
 
Como muitos devem pensar a333SP não é uma Ferrari 100% Ferrari. Ela foi desenvolvida pela empresa Dallara a pedido do piloto amador e dono da MOMO Gianpiero Moretti. Faziam mais de 20 anos que não era desenvolvido um protótipo da marca italiano. Inicialmente competiu na IMSA Americana e depois por vários campeonatos pela Europa. Sua estrutura foi desenvolvida em túnel de vento além de muita fibra de carbono seu chassi era de fundo plano. O motor foi um V12 derivado do F92A usado pela equipe de F1 na temporada de 1992 que foi ampliado para 4L com potencia em torno de 600cv. O ronco do motor era algo tão surreal que podia ser ouvido em todos os 7km de SPA. Para quem gosta de ronco de motores sabe do que estou falando.
 

Detalhe do V12
 
O Modelo estreou em 1994 na terceira rodada da IMSA conquistando os 2 primeiros lugares. O sucesso foi imediato e na etapa seguinte depois de ter sido entregue a 3 equipes conquistou os 3 primeiros lugares . Em 1995 conquistou as 12H de Sebring além de outras 4 vitórias conquistando o campeonato de marcas e pilotos. Mesmo sendo rápido o carro nunca fez uma boa apresentação em Le Mans conquistando em 1995 apenas um sexto lugar.
 

333SP ao lado de um Porsche 911 GT1… lendas em combate
 
Em 1996 o carro ganhou as 6 H de Watkins Glean e acabou em 4º no campeonato. Em 97 faturou novamente em Sebring e mais 4 vitórias durante o ano. Com 4 anos de idade e a competitividade dos modelos da Riley. Para a temporada de 1998 com algumas alterações o carro foi para International Sports Racing Series que mais tarde se tornou a FIA GT em um tempo em que protótipos podiam competir. Conquistou as 24H de Daytona, 12 H de Sebring, 6H de Watkins Glean e as 2,5 H de Nurburgring. Para 1999 o modelo entrou na recém criada ALMS pelas equipes Dyson Racig e Doyle Risi não tento um bom rendimento já que os ligeiros Panoz e BMW eram visivelmente mais velozes. Na Europa o carro conquistou os 500Km de Monza e SPA.
 

333 de Marco Zadra campeã da FIA GT em 2001
 
Em 2000 o carro apareceu poucas vezes em corridas de endurance conquistando apenas as 2,5 H de Nurburgring. Fez algumas aparições na Grand AM. Em 2001 Pelas mãos de Marco Zadra ganhou o campeonato de carros esportes da FIA sendo este seu último grande feito. Para 2002 o modelo sofreu sua última atualização e passou a usar um motor Judd não sendo bem sucedido . A última vez que foi visto em competições oficiais foi em 2003 nos 500 Km de Monza. Ao todo foram feitos 41 Ferrari 333SP
Ferrari da equipe MOMO
 
Volante típicos dos anos 90
 


Precisa dizer alguma coisa?
 
 

Uma pequena ficha técnica

Motor F130 65º v12
Localização Central, longitudinal
Compressão 11.5:1
Chassi Fibra de Carbono
Cambio 5 marchas
Suspensão Braço duplo operando molas mais amortecedores.
Tração Traseira
Velocidade máxima 368 Km/H
Freios Discos ventilados nas 4 rodas.

FIA GT – Lista de inscritos na GT1

A FIA divulgou a lista das equipes inscritas para a temporada de 2010. Neste primeiro momento foram divulgadas as equipes que irão correr na classe GT1.

Abaixo a lista de inscritos.

Lista de Inscritos.
Equipe Pais Carro
 Hexis AMR FRA Aston Martin DB9
Hexis AMR FRA Aston Martin DB9
Young Driver AMR DEU Aston Martin DB9
Young Driver AMR DEU Aston Martin DB9
Mad-Croc Racing BEL Corvette Z06
Mad-Croc Racing BEL Corvette Z06
Phoenix Racing / Carsport DEU Corvette Z06
Phoenix Racing / Carsport DEU Corvette Z06
Marc VDS Racing Team BEL Ford GT*
Marc VDS Racing Team BEL Ford GT*
Matech Competition CHE Ford GT*
Matech Competition CHE Ford GT*
All-Inkl.com Münnich Motorsport DEU Lamborghini Murcielago R-SV*
All-Inkl.com Münnich Motorsport DEU Lamborghini Murcielago R-SV*
Reiter DEU Lamborghini Murcielago R-SV*
Reiter DEU Lamborghini Murcielago R-SV*
Triple H Team Hegersport DEU Maserati MC12
Triple H Team Hegersport DEU Maserati MC12
Vitaphone Racing Team DEU Maserati MC12
Vitaphone Racing Team DEU Maserati MC12
Sumo Power GT GBR Nissan GT-R*
Sumo Power GT GBR Nissan GT-R*
Swiss Racing Team CHE Nissan GT-R*
Swiss Racing Team CHE Nissan GT-R*
* Carros esperando homologação da FIA

F1 novos carros parte 2

No último post faltou por o carro da McLarem, pois bem ai vai a imagem dele. E aproveitando o ensejo o novo carro da STR. O modelo que foi o primeiro produzido inteiro pela equipe italiana vai contar com a experiência de Sebastien Buemi e Jaime Alguersuari. O carro é bem semelhante ao modelo da RBR e nesse primeiro momento não deve sofrer grandes mudanças neste sentido.

Minha maior expectativa vai ser como Hamilton irá se comportar tendo ao lado dele outro campeão como Button. Da primeira vez que isso aconteceu o jovem Inglês despachou fácil o bi-campeão Alonso. Agora vamos ver como ira se comportar com outro piloto Inglês no time.

McLarem MP4-25


Toro Rosso STR5

F1 – Novos Carros

Com  achegada do campeonato de F1 as equipes vem se apressando na apresentação dos seus modelos. Diferente dos últimos anos as apresentações até agora não mostraram toda a pompa e circunstancia de outrora. Todo e qualquer site já publicou as fotos que vou postar aqui mais uma coisa não vi ser falada. Mesmo com uma mudança de regulamento do ano passado para esse os carros estão parecidos na sua maioria. A única que manteve o desenho quase inalterado em relação ao ano passado é a Mercedes, fora estas até agora Ferrari, Mclarem, Renault e Sauber copiaram e muito os modelos  da RBR e STR do ano passado. Um projeto vencedor de Adrian Newey e que se mostrou bem eficiente. Agora vamos ver como ele irá se comportar em outras mãos. Abaixo algumas imagens dos carros lançados até agora.


Ferrari F10

Mercedes 

BMW Sauber C29

Renault R30

24 Horas Daytona

  
  O Campeão de 2010 Porshe da Ation Express

A forma como as 24 Horas de Daytona acabaram foi um tanto quando surreal. Equipes gastam milhões com carros, pilotos de renome e por um erro bobo vêem a vitória ir por água abaixa faltando muito pouco para o termino de tamanho trabalho. Digamos que o fusquinha turbinado em casa ganhou do Golf GTI de fábrica.

O trunfo ficou com a novata Action Express que utiliza motor Porsche, mas não um motor de fábrica e sim um motor adaptado do modelo SUV Cayane. O carro foi pilotado por João Barbosa, Mike Rockenfeller que é piloto da Porsche, Rayan Dalziel e Terry Borcheller. Foi uma vitória épica pois os principais favoritos da equipe Chip Ganassi com pilotos do calibre de Scott Pruett, Justin Wilson, Max Papis e Memo Rojas não conseguiram diminuir a vantagem.

Também tivemos um trio de brasileiros disputando a prova com Ricardo Zonta chegando em 4º, Zonta chegou a liderar por algumas voltas mais também foi traído por problemas principalmente por causa do piso molhado e das trocas para pneus lisos. Oswaldo Negri também chegou a liderar mais acabou em 5º. Raphael Matos acabou em 26º.

Além dos pilotos a edição 2010 marcou novos modelos inscritos como a Ferrari F430 Challenge, os sempre competitivos Corvettes e o lançamento do Chevrolet Camaro GT.R. Acredito que também vamos ter surpresas semelhantes na ALMS. Abaixo algumas imagens dos novos modelos.

 
Um dos Corvettes inscritos
F
errari 430 Challenge da Wil Mar Racing.

O Belo Camaro GT.R da Stevenson Motorsports


O Campeão dos GTS Mazda Rx-8 de Jonathan Bomarito, Nick Ham, David Haskell e Sylvain Tremblay


Pos
No.
Class
Pic
Pilotos
Equipes
v.
Best Lap
1 9 DP 1 Barbosa / Borcheller / Dalziel / Rockenfeller Action Express Racing / Porsche Riley 755 1:41.722
2 1 DP 2 Papis / Pruett / Rojas / Wilson Chip Ganassi Racing with Felix Sabates / BMW Riley 755 1:41.606
3 95 DP 3 Bouchut / Hunter-Reay / Luhr / Tucker / Westbrook Crown Royal/NPN Racing / BMW Riley 751 1:42.161
4 75 DP 4 Braun / Jonsson / Krohn / Zonta Krohn Racing / Ford Lola 735 1:42.814
5 60 DP 5 Frisselle / Negri / Pew / Wilkins Michael Shank Racing / Ford Riley 726 1:42.023
6 10 DP 6 Angelelli / Lamy / Taylor / Taylor SunTrust Racing / Ford Dallara 711 1:41.101
7 6 DP 7 Allmendinger / Frisselle / Patterson / Valiante Michael Shank Racing / Ford Riley 707 1:41.695
8 70 GT 1 Bomarito / Ham / Haskell / Tremblay SpeedSource / Mazda RX-8 707 1:50.396
9 67 GT 2 Bergmeister / Long / Neiman / van Overbeek TRG/ Flying Lizard Motorsports / Porsche GT3 703 1:49.975
10 66 GT 3 Ballou / Collins / Flanagan / Henzler / Lally TRG / Porsche GT3 691 1:50.225
11 57 GT 4 Davis / Liddell / Magnussen Stevenson Motorsports / Camaro GT.R 683 1:50.540
12 44 GT 5 Bleekemolen / Lietz / Potter / Stanton Magnus Racing / Porsche GT3 683 1:50.523
13 40 GT 6 Dempsey / Espenlaub / Foster / Maxwell Dempsey Racing / Mazda RX-8 682 1:50.616
14 43 GT 7 Nonnamaker / Nonnamaker / Nonnamaker / Sahlen Team Sahlen / Mazda RX-8 682 1:52.621
15 94 GT 8 Auberlen / Dalla Lana / Hand / Said Turner Motorsport / BMW M6 Riley 675 1:50.760
16 71 GT 9 Bernhard / Dumas / George Jr / Labonte / Pumpelly TRG / Porsche GT3 668 1:50.519
17 97 GT 10 Bell / Borkowski / Refenning / Schaldach Stevenson Motorsports / Camaro GT.R 661 1:52.351
18 32 GT 11 Finlay / Hyatt / Merrill / Westphal Corsa Team PR1 / BMW M6 657 1:50.491
19 23 GT 12 Baldwin / Burtin / Farnbacher / Pagerey / Ragginger Alex Job Racing / Porsche GT3 656 1:50.296
20 22 GT 13 Bentley / McIntosh / Nierop / O’Young Bullet Racing / Porsche GT3 632 1:52.582
21 99 DP 8 Fogarty / Gurney / Johnson / Vasser GAINSCO/ Bob Stallings Racing / Chevrolet Riley 630 1:42.584
22 41 GT 14 Gue / Keen / Kitch Jr / Lacey Dempsey Racing/Team Seattle / Mazda RX-8 620 1:50.299
23 55 DP 9 Bouchut / Bourdais / Collard / Maassen / Tucker Crown Royal/NPN Racing / BMW Riley 619 1:41.752
24 77 DP 10 Gidley / Gollin / Jaeger / Johnston Doran Racing / Ford Dallara 612 1:43.018
25 14 GT 15 Friedman / Gatlin / Graeff / Thomas / Yarab Jr. Autometrics Motorsports / Porsche GT3 611 1:52.448
26 59 DP 11 Donohue / Haywood / Law / Leitzinger / Matos Brumos Racing / Porsche Riley 582 1:41.394
27 7 DP 12 Forest / James / Lester / von Moltke Starworks Motorsport / BMW Riley 549 1:43.207
28 69 GT 16 Assentato / Lazzaro / Longhi / Segal SpeedSource / Mazda RX-8 488 1:50.989
29 88 GT 17 Baker / Cosmo / Mowlem / Papadopoulos / Willsey Orbit Racing / Porsche GT3 444 1:51.284
30 48 GT 18 Hines / Ludwig / Miller / Roush Miller Barrett Racing / Porsche GT3 411 1:51.339
31 18 GT 19 Doyle / Ledoux / Quinlan / Sheehan / Watkins TRG/ Guardian Angel / Porsche GT3 386 1:56.893
32 90 DP 13 Garcia / Manning / Menard / Rice Spirit of Daytona Racing / Porsche Coyote 346 1:43.699
33 63 GT 20 Brown / Dean / Richard / Thomas / Villeneuve TRG / Porsche GT3 335 1:52.171
34 2 DP 14 Beyer / Cameron / Kapudija / Lueders / Wagner Beyer Racing / Chevrolet Crawford 319 1:45.631
35 19 GT 21 Breslin / Breslin / Romagnoli / Romanini / Vinkemulder MCM/Black Flag Racing / Corvette 316 1:55.327
36 20 GT 22 Lapierre / Menten / Palttala / Slingerland Matt Connolly Motorsports / Porsche GT3 276 1:53.920
37 2 DP 15 Dixon / Franchitti / McMurray / Montoya Chip Ganassi Racing with Felix Sabates / BMW Riley 249 1:42.530
38 7 GT 23 Edwards / Jones / McCutchen / Reese / Russell Godstone Ranch Motorsports/Team MBR / Corvette 201 1:51.217
39 21 GT 24 Briody / Lassally / Rosa / Steuer / Trenery Matt Connolly Motorsports / Pontiac GTO.R 153 1:54.822
40 46 GT 25 Collins / Ianetta / Lewis / Zahn Autohaus Motorsports / Pontiac GXP.R 125 1:54.466
41 52 GT 26 Castellano / Michaelian / Michaelian / Safina / Schmidt / Swartzbaugh Wil Mar Racing / Ferrari 430 Challenge 112 1:55.373
42 64 GT 27 Lowe / Lux / Pace / Sugden / Walker JLowe Racing / Porsche GT3 100 1:54.559
43 30 GT 28 Bocchino / Buford / Edwards / Lamb / Taylor Racers Edge Motorsports / Mazda RX-8 69 1:55.409
44 42 GT 29 Nonnamaker / Nonnamaker / Nonnamaker / Sahlen Team Sahlen / Mazda RX-8 27 2:09.548
45* 8 GT 0 Poordad / Sigal / West / Yasukawa Sigalsport / Ferrari 430 Challenge 0

24H Daytona

No próximo final de semana começa a primeira prova de 24H do ano. Valida pela Rolex as 24 Horas de Daytona. é uma das provas mais tradicionais do automobilismo americano e por que não mundial. Como nos últimos anos somente irão participar protótipos que fazem parte da Rolex os famosos DP. Assim como carros GT que vemos em outras categorias.

Neste ano teremos a participação de 3 brasileiros nos protótipos. Raphael Matos com o Brumos Porsche que ganhou a corrida no ano passado. Oswaldo Negri com um Ford Riley, e Ricardo Zonta com um Ford Lola. Ao todo serão 14 protótipos e 28 GTs. A prova começa as 3H horário de brasilia

Abaixo um cartaz da prova de 1970.

Vencedor de 2009, uma bela imagem

Como não podia deixar de ser a campeão da edição de 1998 a Bela Ferrari 333SP da MOMO

Lola Apresenta seu novo protótipo

 

A fabricante de carros esportivos Lola divulgou as primeiras imagens do novo Lola B08/60 LMP1. Mesmo sendo imagens em 3D as principais mudanças são na parte traseira que foi totalmente remodelada assim como numa nova suspensão e a asa traseira. A estréia do novo Carro pode ser feita ainda nos primeiros meses de 2010 antes do começo da temporada da LMS européia. Abaixo as atuais equipes que usam o B08/60


  A equipe de Fábrica da Aston Martin fez modificações na frente do seu Lola…

Speedy Racing Team Sebah com seu P1 e P2 na LMS


Mesmo sendo m Lola B08/80 as diferenças entre os modelos são mínimas

 
Este é o RML MG Loka Ex265C Mazda LMP2


Lola ainda sem as cores da equipe


Lola em versão “conversível” B07/46 Mazda LMP2