A Audi está realmente decidida a voltar a ganhar as 24 H de LM desde ano. A equipe de Ingolstadt divulgou um novo trio de pilotos para a temporada de 2010 das provas de endurance. Os novos membros são Marcel Fassler, o alemão André Lotter e o francês Benoit Treluver. Os três pilotos já tem uma boa experiência em corridas de longa duração. Fassles correu pela Audi em duas oportunidades em 2008 pela ALMS Lotterer pilotou o R10 da finada equipe Kolles e Treluyer competiu pela Peugeot em 2009.
Para o diretor esportivo da Audi Wolfgang Ullrich não se deve apenas investir em um sólido protótipo “ Em vista a nossos concorrentes precisamos de pilotos experientes também” Salienta. O primeiro contato oficial será nas 8H de Paul Ricard, primeira etapa da LMS em 2010.
A Audi surpreendeu a anunciar que irá correr na primeira etapa da LMS as 8 Horas de Paul Ricard na França. A decisão causou surpresa já que a equipe anunciou ainda no começo do ano que não iria correr as 12H de Sebring primeira etapa da ALMS. A corrida será um grande passo para o desenvolvimento do R15 P. Além da prova francesa e equipe irá correr em SPA além das 24H de Le Mans e a última prova da LMS os 1000Km de Silverstone. Mesmo tendo sido inscrito na ALMS o diretor esportivo da Audi Wolfganf Ullrich foi enfático quanto sua participação em solo americano “No momento, só estamos planejando correr em Le Castellet, Spa-Francorchamps e Silverstone.”
Sempre tive uma atração por protótipos. Quando era pequeno ficava fascinado com aqueles Porsches 956, Ferraris P3, Lolas enfim. Eram carros feitos exclusivamente para correr e para mim corriam mais que um F1. Em alguns momentos isso realmente aconteceu. Hoje quero falar de um protótipo um tanto quando diferente, A Ferrari 333SP, o ultimo protótipo feito por Maranello em uma tentativa da marca voltar para os campeonatos de esporte protótipo e claro as 24H de Le Mans.
333SP nas 12H de Sebring em 1999
Como muitos devem pensar a333SP não é uma Ferrari 100% Ferrari. Ela foi desenvolvida pela empresa Dallara a pedido do piloto amador e dono da MOMO Gianpiero Moretti. Faziam mais de 20 anos que não era desenvolvido um protótipo da marca italiano. Inicialmente competiu na IMSA Americana e depois por vários campeonatos pela Europa. Sua estrutura foi desenvolvida em túnel de vento além de muita fibra de carbono seu chassi era de fundo plano. O motor foi um V12 derivado do F92A usado pela equipe de F1 na temporada de 1992 que foi ampliado para 4L com potencia em torno de 600cv. O ronco do motor era algo tão surreal que podia ser ouvido em todos os 7km de SPA. Para quem gosta de ronco de motores sabe do que estou falando.
Detalhe do V12
O Modelo estreou em 1994 na terceira rodada da IMSA conquistando os 2 primeiros lugares. O sucesso foi imediato e na etapa seguinte depois de ter sido entregue a 3 equipes conquistou os 3 primeiros lugares . Em 1995 conquistou as 12H de Sebring além de outras 4 vitórias conquistando o campeonato de marcas e pilotos. Mesmo sendo rápido o carro nunca fez uma boa apresentação em Le Mans conquistando em 1995 apenas um sexto lugar.
333SP ao lado de um Porsche 911 GT1… lendas em combate
Em 1996 o carro ganhou as 6 H de Watkins Glean e acabou em 4º no campeonato. Em 97 faturou novamente em Sebring e mais 4 vitórias durante o ano. Com 4 anos de idade e a competitividade dos modelos da Riley. Para a temporada de 1998 com algumas alterações o carro foi para International Sports Racing Series que mais tarde se tornou a FIA GT em um tempo em que protótipos podiam competir. Conquistou as 24H de Daytona, 12 H de Sebring, 6H de Watkins Glean e as 2,5 H de Nurburgring. Para 1999 o modelo entrou na recém criada ALMS pelas equipes Dyson Racig e Doyle Risi não tento um bom rendimento já que os ligeiros Panoz e BMW eram visivelmente mais velozes. Na Europa o carro conquistou os 500Km de Monza e SPA.
333 de Marco Zadra campeã da FIA GT em 2001
Em 2000 o carro apareceu poucas vezes em corridas de endurance conquistando apenas as 2,5 H de Nurburgring. Fez algumas aparições na Grand AM. Em 2001 Pelas mãos de Marco Zadra ganhou o campeonato de carros esportes da FIA sendo este seu último grande feito. Para 2002 o modelo sofreu sua última atualização e passou a usar um motor Judd não sendo bem sucedido . A última vez que foi visto em competições oficiais foi em 2003 nos 500 Km de Monza. Ao todo foram feitos 41 Ferrari 333SP
A FIA divulgou a lista das equipes inscritas para a temporada de 2010. Neste primeiro momento foram divulgadas as equipes que irão correr na classe GT1.
O piloto de testes da Ferrari Giancarlo Fiscichella irá competir na LMS em 2010. Segundo o Automobile Club de l´Ouest´s irá anunciar nas próximas semanas que o jovem italiano irá competir integralmente na categoria. Fisichela irá competir com uma Ferrari F430 GT da equipe AF Corse.
No último post faltou por o carro da McLarem, pois bem ai vai a imagem dele. E aproveitando o ensejo o novo carro da STR. O modelo que foi o primeiro produzido inteiro pela equipe italiana vai contar com a experiência de Sebastien Buemi e Jaime Alguersuari. O carro é bem semelhante ao modelo da RBR e nesse primeiro momento não deve sofrer grandes mudanças neste sentido.
Minha maior expectativa vai ser como Hamilton irá se comportar tendo ao lado dele outro campeão como Button. Da primeira vez que isso aconteceu o jovem Inglês despachou fácil o bi-campeão Alonso. Agora vamos ver como ira se comportar com outro piloto Inglês no time.
Com achegada do campeonato de F1 as equipes vem se apressando na apresentação dos seus modelos. Diferente dos últimos anos as apresentações até agora não mostraram toda a pompa e circunstancia de outrora. Todo e qualquer site já publicou as fotos que vou postar aqui mais uma coisa não vi ser falada. Mesmo com uma mudança de regulamento do ano passado para esse os carros estão parecidos na sua maioria. A única que manteve o desenho quase inalterado em relação ao ano passado é a Mercedes, fora estas até agora Ferrari, Mclarem, Renault e Sauber copiaram e muito os modelos da RBR e STR do ano passado. Um projeto vencedor de Adrian Newey e que se mostrou bem eficiente. Agora vamos ver como ele irá se comportar em outras mãos. Abaixo algumas imagens dos carros lançados até agora.
A forma como as 24 Horas de Daytona acabaram foi um tanto quando surreal. Equipes gastam milhões com carros, pilotos de renome e por um erro bobo vêem a vitória ir por água abaixa faltando muito pouco para o termino de tamanho trabalho. Digamos que o fusquinha turbinado em casa ganhou do Golf GTI de fábrica.
O trunfo ficou com a novata Action Express que utiliza motor Porsche, mas não um motor de fábrica e sim um motor adaptado do modelo SUV Cayane. O carro foi pilotado por João Barbosa, Mike Rockenfeller que é piloto da Porsche, Rayan Dalziel e Terry Borcheller. Foi uma vitória épica pois os principais favoritos da equipe Chip Ganassi com pilotos do calibre de Scott Pruett, Justin Wilson, Max Papis e Memo Rojas não conseguiram diminuir a vantagem.
Também tivemos um trio de brasileiros disputando a prova com Ricardo Zonta chegando em 4º, Zonta chegou a liderar por algumas voltas mais também foi traído por problemas principalmente por causa do piso molhado e das trocas para pneus lisos. Oswaldo Negri também chegou a liderar mais acabou em 5º. Raphael Matos acabou em 26º.
Além dos pilotos a edição 2010 marcou novos modelos inscritos como a Ferrari F430 Challenge, os sempre competitivos Corvettes e o lançamento do Chevrolet Camaro GT.R. Acredito que também vamos ter surpresas semelhantes na ALMS. Abaixo algumas imagens dos novos modelos.
Um dos Corvettes inscritos
F errari 430 Challenge da Wil Mar Racing.
O Belo Camaro GT.R da Stevenson Motorsports
O Campeão dos GTS Mazda Rx-8 de Jonathan Bomarito, Nick Ham, David Haskell e Sylvain Tremblay
No próximo final de semana começa a primeira prova de 24H do ano. Valida pela Rolex as 24 Horas de Daytona. é uma das provas mais tradicionais do automobilismo americano e por que não mundial. Como nos últimos anos somente irão participar protótipos que fazem parte da Rolex os famosos DP. Assim como carros GT que vemos em outras categorias.
Neste ano teremos a participação de 3 brasileiros nos protótipos. Raphael Matos com o Brumos Porsche que ganhou a corrida no ano passado. Oswaldo Negri com um Ford Riley, e Ricardo Zonta com um Ford Lola. Ao todo serão 14 protótipos e 28 GTs. A prova começa as 3H horário de brasilia
Abaixo um cartaz da prova de 1970.
Vencedor de 2009, uma bela imagem
Como não podia deixar de ser a campeão da edição de 1998 a Bela Ferrari 333SP da MOMO
A fabricante de carros esportivos Lola divulgou as primeiras imagens do novo Lola B08/60 LMP1. Mesmo sendo imagens em 3D as principais mudanças são na parte traseira que foi totalmente remodelada assim como numa nova suspensão e a asa traseira. A estréia do novo Carro pode ser feita ainda nos primeiros meses de 2010 antes do começo da temporada da LMS européia. Abaixo as atuais equipes que usam o B08/60
A equipe de Fábrica da Aston Martin fez modificações na frente do seu Lola…
Speedy Racing Team Sebah com seu P1 e P2 na LMS
Mesmo sendo m Lola B08/80 as diferenças entre os modelos são mínimas