F1 – E as ultrapassagens

Estava eu lendo nos principais sites que a associação das equipes rá se reunir amanha para traçar metas sobre a falta de ultrapassagens no GP do Bahrain e achei no mínimo precipitado. Não é de hoje que a falta de ver dois carros lado a lado em uma reta causa esse extress na categoria. Reta? que reta? dos poucos circuitos que possuem tal desenho a ultrapassagem é prejudicada pelo desenho dos carros. No meu humilde ponto de vista as ultrapassagens saíram do cotidiano da F1 ainda no final dos anos 90 com a adição de pneus com sulcos e a obsessão por carros mais lentos e regulamentos falhos. Ano passado a F1 fico mais competitiva sim, já em 2010 mudaram pontos importantes que em tese dariam certo como o fim do reabastecimento.

Seria perfeito o cara sairia com o tanque cheio e teria que se preocupar em salvar pneus, freios para chegar em condições de briga no final da corrida. Em um simulador como Rfactot e GTR2 e nos simuladores das equipes tudo deve ter funcionado perfeitamente. O que todos esquecem é que o atual modo de como se constrói os carros é que impossibilita as tão desejadas ultrapassagens. Todas as vezes que um carro se aproximava de outro no começo de uma curva a turbulência era tanta que o carro de traz perdia o traçado. Todos sabem disso e sempre se buscou soluções para diminuir isso. A adoção de pneus slics foi uma medida boa, a proibição do reabastecimento acabou com as ultrapassagens e jogos de equipes que eram mascarados pelo reabastecimento, os aerofólios ficaram maiores etc.

Uma solução que seria “barata” e muito interessante é a obrigatoriedade de dois pits tops durante a corrida ou janelas de parada como já ocorre na DTM.  O piloto teria X voltas para entrar nos boxes ou 2 paradas para troca de pneus de compostos diferentes.

Outro ponto que deveria ser levado em conta é a eficiência dos freios. Os sistemas atuais com fibra de carbono tem um “poder” tão alto de frenagem que o carro chega a 300Km/h e consegue frear depois da placa de 50 metros sendo impossível qualquer tentativa do adversário. O material é usado a alguns anos e seu desenvolvimento é valido pois muita da tecnologia é usada em carros de rua, porém será que a época de Fangio, Clark ou até Senna o sistema de freios era tão ineficiente assim? ou o cuidado  com a segurança acabou matando as ultrapassagens no final das retas?

Está difícil de ver cenas como essa na F1

E os Circuitos? Neste ponto a opinião é unanime. A F1 precisa de pistas de verdade, que instigam o piloto a querer correr, a buscar o limite da pista e a buscar seu próprio limite. Existe algo de errado em ter mais pistas como SPA? Monza? Existe. as poucas pistas que existem e são de alta velocidade estão na Europa, um “mercado” que a F1 já domina. Atualmente o que interessa para a FIA são provas em circuitos lindos, perfeitos que são altamente funcionais para se filmar e muito ruins para se pilotar e que estão em terras árabes. Para mim F1 sempre foi a categoria com os carros mais velozes do mundo. Em certos momentos foi, hoje se você quer ver um carro chegando próximo dos 400 terá que acompanhar uma prova da IRL, NASCAR ou ver as 24H de LeMans. Claro que não quero ver carros com velocidades absurdas e pilotos dando de cara para o muro. O que quero é ver circuitos descentes que empolguem que vê e que está lá dentro. Não sei o que irá acontecer na reunião de amanha, espero que a associação de pilotos e equipes tomem medidas para dar mais espetáculo a F1 e a deixem mais competitiva pois como disse Adrian Newey “ não podemos voltar atrás na tecnologia”

ALMS – 12H Sebring – Imagens

E começam os testes para as 12H de Sebring e com esses testes vamos vendo velhos conhecidos e caras novas. Abaixo algumas imagens destes primeiros dias.


Ferrari F430GT Rizi Competizione


Aston Martin Racing Lola B09 60


Drayson Racing Lola B09

Intersport Racing Oreca FLM09

Intersport Racing Lola B06 AER
 
Porsche 911GT3 Flying Lizard.


Ferrari F430 GT Extreme Motorsports

ALMS – Treinos Livres para as 12H Sebring


Peugeot na frente nos primeiros treinos.
A Peugeot começou na frente nos primeiros treinos livres para as 12H de Sebring que acontecem no próximo final de semana. Com tempo de 1:45.084 o #07 ficou 0.38 milésimos a frente do carro #08. O terceiro colocado foi o Aston Martin. Entre os GTs o melhor foi a Ferrari F430 da Risi Competizione. Na LMP2 o melhor colocado foi o Acura da Highcroft Racing.
O destaque triste para esta primeira seção foi o grave acidente do Lola B06/10AER de Jon Fiel. O protótipo capotou várias vezes antes de parar na área de escape. Apesar do grave acidente Field foi levado para o hospital e deve participar da prova. Abaixo você confere a seqüencia. As imagens são do site oficial da ALMS.


Field saindo sozinho do carro é um bom sinal.

F1 – GP Bahrein Opinião


Foto com os campeões vivos da F1…Faltou gente boa ali.
E começou a Fórmula 1 em 2010… Estava esperando muito por esta temporada por todos os motivos que a imprensa divulgou em exaustão nos últimos tempos. A volta de Michael Schumacher, o bom momento de Massa na Ferrari, Alonso, Button em novas equipes e é claro a grande competitividade que tanto foi mostrada nos testes de pré temporada. Não podemos esquecer também das estréias de Bruno Senna e Lucas di Grassi.

O que realmente me chamou a atenção no começo dos trabalhos foi a reunião de todos os campeões vivos nas comemorações dos 60 anos da criação da F1. Para muitos jovens a maioria dos campeões são velhos ou não fazem a menor idéia de quem são e o que fizeram para o esporte. Mais hoje se a F1 é o que é devemos muito a esses grandes campeões. Mesmo não tendo ganhado nenhum título faltou ali Stirling Moss que tanto contribuiu e contribuiu para a F1. E é claro para mim deveriam ter posto uma foto ou algum pertence de Fangio e Senna para mim os melhores dos melhores.

Como é de costume toda primeira corrida de um campeonato de f1 pelo menos nos últimos tempos sempre foi marcada por inúmeras batidas, disputas acirradas e é claro muita emoção. Dada as devidas proporções o GP do Bahrain foi uma prova calma, nos mesmos moldes que as corridas disputadas e Barcelona. Culpa dos pilotos? Carros? Ou da pista? Eu fico com a última opção. As modificações que foram feitas no circuito deixaram o circuito mais longo mais não mais empolgante. Bem não é de hoje que critico essas novas pistas que são apenas bonitas para a TV e totalmente sem graça para os pilotos. Claro que a falta de disputas mais acirradas se deu também ao fato dos pilotos não terem muita noção de como os carros iriam se comportar durante todo o período de corrida e foram cautelosos principalmente os primeiros colocados. Entre Alonso e Massa só faltou depois da primeira ultrapassagem cada um parar e dar uma olhada para ver se não bateram o carro um do outro e pedir desculpas caso isso realmente tivesse ocorrido. Tenho medo que esse medo ou esse respeito possa prejudicar o brasileiro em um momento decisivo. No final da corrida era claro que o carro de Massa estava rendendo muito melhor do que o do espanhol, mas a ordem do brasileiro diminuir o giro do motor para mim foi precipitado. Se o mesmo aconteceu com Alonso a FIA não liberou o radio para conhecimento público. Vamos esperar.

A surpresa para mim foi Vettel. Claro que os testes da pré-temporada já davam a entender que a RBR seria uma time forte e o Alemão um dos favoritos ao título, e como toda equipe tem 2 carros. Aonde foi parar Mark Webber? O mesmo se pergunta de Janson Button. Os dois com a experiência que tem e pelos carros poderiam ter feito mais, principalmente Button que eu estava esperando dar uma boa lição em Lewis Hamilton o que acabou não acontecendo mais tenho fé que vai acontecer. Gostei do desempenho da Force India com o 9º lugar de Liuzzi e 12º de Sutil. Ano passado principalmente nas primeiras corridas sempre eram os últimos colocados e do final da temperada passada, principalmente em circuitos rápidos tem mostrado um bom desempenho, claro que muito desse bom desempenho se dá pelo ótimo motor Mercedes, que também equipa a McLarem que terminou num ótimo 3º lugar e também equipa os carros da…Mercedes.

O Carro “oficial” dos alemães mostrou um desempenho mediano. Deste desempenho podemos dar 90% ao bom trabalho de Rosberg em todo o final de semana foi estável, poderia ter passado Vettel se tivesse mais2 voltas. O 5º lugar foi um bom resultado, principalmente por terminar na frente do mega, hiper, lindo campeão Michael Schumacher. Vamos dar um crédito que é a primeira prova que o Alemão fez em três anos e que falta ritmo de corrida, só que dizer que é impossível ultrapassar soa como piada. Todos e eu digo TODOS conhecem esse tipinho de piloto injustiçado que Schumacher está fazendo. Acabou aquela festa que era feito nas paradas de boxes e que o Schumy sabia fazer como ninguém.Troca de posição? coisa do passado.  Hoje a F1 está muito mais competitiva e com competidores muito preparados e que não tem medo de dividir uma freada com o “grande” Schumacher. Não duvido que Schumacher venha a ganhar uma corrida neste ano só que felizmente não será algo tão fácil para ele, e acreditem ninguém vai facilitar e ter medo dele.

Os brasileiros tiveram um desempenho dentro do esperado . Massa terminou em segundo, devia ter terminado em terceiro pois faltou arrojo na primeira volta ou melhor na primeira curva, Barrichello com o carro mediano que tem conseguiu um bom 10º a frente das 4 “grandes” . Tem muito o que fazer ainda e é claro o carro da Williams é limitado pelo fraco motor Cosworth.
Não vou negar que me emocionei ao ver o nome de Bruno Senna nas tomadas de tempo e todas as vezes que o brasileiro foi filmado nos treinos e nas poucas voltas da corrida, e principalmente na hora em que abandonou e a câmera filmou seu semblante. Era o Ayrton ali naquele carro, o jeito de andar, de sair do carro era como no passado. Espero que Bruno tenha uma ótima temporada e que o seu talento possa prevalecer com um carro que mal conseguia se manter em linha reta. O mesmo carro ruim teve Lucas di Grassi. Essa F1B ou C deve ser revista pela FIA para que os times tenham mais tempo de treino para não prejudicar os carros mais rápidos e provocar sérios acidentes.


Não foi com Felipe, mais ver a Ferrari ganhar é sempre bom
Quero terminar a coluna de hoje é claro falando da vitória da Ferrari. Como é bom ver os carros vermelhos na frente né? Não foi uma “grande” vitória pois o carro da RBR foi imbatível até ter problemas, mas corridas são corridas e quem cruza a linha de chegada em primeiro é o vencedor. Queria ter visto Massa em primeiro mais não deu, fica para a próxima. Depois de um 2009 fraco ver os carros vermelhos na frente foi mais um ingrediente para um bom campeonato. Triste é saber que Galvão Bueno é que vai continuar a narrar as corridas. E que venha Melbourne.
Abaixo o resultado final.

1 – Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – 1h39min20s396
2 – Felipe Massa (BRA/Ferrari) – + 16s099
3 – Lewis Hamilton (ING/McLaren) – + 23s182
4 – Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) – + 38s713
5 – Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – + 40s263
6 – Michael Schumacher (ALE/Mercedes) + 44s180
7 – Jenson Button (ING/McLaren) – + 45s260
8 – Mark Webber (AUS/Red Bull) – + 46s308
9 – Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) – + 53s089
10 – Rubens Barrichello (BRA/Williams) – + 1min02s400
11 – Robert Kubica (POL/Renault) – + 1min09s093
12 – Adrian Sutil (ALE/Force India) – + 1min22s958
13 – Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) – + 1min32s656
14 – Nico Hulkenberg (ALE/Williams) – a uma volta
15 – Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) – a uma volta
16 – Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) – a três voltas
17 – Jarno Trulli (ITA/Lotus) – a três voltas
Abandonos
Pedro de la Rosa (ESP/Sauber) – 30ª volta
Bruno Senna (BRA/Hispania) – 19ª volta
Timo Glock (ALE/Virgin) – 17ª volta
Vitaly Petrov (RUS/Renault) – 14ª volta
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) – 12ª volta
Lucas di Grassi (BRA/Virgin) – 3ª volta
Karun Chandhok (IND/Hispania) – 2ª volta

ALMS – Audi R15 TDI Plus


Seria o novo Audi TDI Plus?

Poderia ser uma foto normal de um carro indo disputar uma corrida em algum lugar do mundo. Mais não neste caso. Se trata das primeiras imagens do “novo” R15 +. Não da para saber muito apenas que o destinho do carro é certo. As 12 Horas de Sebring que serão disputadas no próximo final de semana na Flórida. Não deu para ver mudanças. O detalhe que chama a atenção é que os créditos da foto são da própria Audi Motorsport…

F1 – Acidente com STIRLING MOSS

Um dos maiores pilotos que a F1 já presenciou correr sofreu uma grave acidente em sua residência no último sábado em Mayfair bairro Londrino. Segundo informações Moss estava tentando pegar o elevador em sua residência, porém o mesmo não se encontrava no andar e o ex-piloto acabou caindo no vão do elevador. No momento da queda Moss estava no terceiro andar.

Moss teve os dois tornozelos fraturados, quatro ossos de um pé quebrado quatro vértebras quebradas.  Imediatamente transferido para o hospital Real de Londres aonde passou pelos primeiros cuidados, assim como uma cirurgia para por pinos em sua coluna. Mesmo tendo 80 anos Moss sempre teve uma boa saúde o que irá ajudar na recuperação.
Hamilton tentando aprender um pouco com Moss…

Para muitos Moss foi o maior piloto da F1 sem nunca ter conquistado um títulos. foram 16 vitórias em 11 anos na categoria, com quatro vice-campeonatos. Correu pela Lotus, BRM. Cooper, Maserati, Vanwall, Mercedes, Fergunson, Connaugt e HWM. Seu principal companheiro de equipe foi Juan Manoel Fangio com quem dividiu o carro da Mercedes.

Jogos GTR2 – Audi R15TDI

Estou inaugurando hoje mais uma seção aqui no site. o de jogos aonde o tema é claro são carros e afins. Para começar fui brindado com o lançamento do mod do Audi R15TDI para o jogo GTR2. O mod foi desenvolvido pelo usuário intitulado @Alless que mora na Slovenia!!!. Vale destacar o belo trabalho tanto na construção quanto da agilidade do mod. Ele pode ser usado em conjunto com os carros originais do jogo ou sozinho. O download pode ser feito através do site www.nogripracing.com mediante cadastro. Abaixo algumas imagens.

LMS – Henrique Bernoldi

Bernoldi e seu Ford GT 
Estreando na LMS com um Ford GT da Matech Racing o brasileiro Henrique Bernolidi teve alguamas dificuldades com seu GT nesses primeiros testes em Paul Ricard. “As condições da pista não eram favoráveis e completei dez voltas. A transmissão quebrou no carro, que parou no nosso último programa de testes. Além disso, os pneus tiveram dificuldade em elevar a temperatura, por causa do frio “. Em 2009 Bernoldi estreou entre os GT´s com um Corvette e chegou a ganhar etapas da FIAGT quando perguntado sobre as diferenças entres os dois modelos americanos o brasileiro foi enfático.”Ambos os GT1 são muito diferentes e não é fácil para comparar. Espero fazer, assim como no ano passado,uma vitória aqui em Paul Ricard”. Depois da etapa francesa a equipe também irá participar da FIA GT que tem como abertura o circuito de Abu Dhabi.

Ex piloto da F1 Bernoldi não esconde o desejo de correr com um protótipo muito mais rápido que um GTA participação nas 24 Horas de Le Mans ainda está em estudo. Quando vejo os LMP1, digo a mim mesmo que eu espero um dia estar dirigindo um deles. Por enquanto, minha única experiência é a 24 Horas de Spa, com uma participação reduzida no ano passado. Estávamos à frente depois de um bom começo para a corrida, mas um dos meus companheiros danificou o carro, forçando-nos a abandonar. Ainda me resta uma boa experiência. ”

LMS – 8H de Paul Ricard – Primeiras impressões

Começou!!! foi dada a largada para o inicio da LMS em 2010. Os testes coletivos em Paul Ricard para as 8H de competição mostram o que todos já esperavam e “temiam” O Peugeot da equipe Oreca dominando os treinos. Nos dois treinos realizados até o momento o 908 foi o mais rápido em ambos seguido pelos carros da Rebelion Racing. Resta saber se os modelos a gasolina serão páreos para o modelo a diesel.

Entre os brasileiros o melhor colocado foi Tomas Erdos com seu Lola da equipe RML com 1:47.555, este correndo entre os carros da classe P2. Entre os GT´s Henrique Bernoldi ficou quinto com seu Ford GT entre os GT1 Jaime Melo correndo de Ferrari ficou em 24º nos testes da manha.

#6 – AIM Team Oreca – Oreca 01 AIM– 1:43.259
#4 – Team Oreca Matmut – Peugeot 908 HDi FAP – 1:44.292
#13 – Rebellion Racing – Lola B10/60 Rebellion – 1:45.171
#12 – Rebellion Racing – Lola B10/60 Rebellion – 1:45.272
#009 – Aston Martin Racing – Lola Aston Martin – 1:46.177
#5 – Beechdean Mansell Motorsport – Ginetta-Zytek 09S – 1:46.700
#40 – Quifel-ASM Team – Ginetta-Zytek 09S – 1:47.072
#42 – Strakka Racing – HPD Acura ARX01c – 1:47.450
#008 – Signature Plus – Lola Aston Martin – 1:47.505
#25 – RML – Lola B08/80 HPD – 1:47.555
#35 – OAK Racing – Pescarolo 01 Judd – 1:49.340
#41 – Team Bruichladdich – Ginetta-Zytek 09S – 1:50.063
#30 – Racing Box – Lola B09/80 Judd – 1:50.697
#29 – Racing Box – Lola B09/80 Judd – 1:51.678
#24 – OAK Racing – Pescarolo 01 Judd – 1:52.182
#39 – KSM – Lola B08/47 Judd – 1:52.901
#27 – Race Performance – Radical SR9 Judd – 1:53.798
#43 – DAMS – FLM09 – 1:55.092
#45 – Boutsen Energy Racing – FLM09 – 1:55.453
#49 – Applewood Seven – FLM09 – 1:56.051
#46 – JMB Racing – FLM09 – 1:57.280
#52 – Young Driver AMR – Aston Martin DBR9 – 1:57.390
#70 – Marc VDS Racing Team – Ford GT – 1:58.132
#96 – AF Corse – Ferrari F430 GT – 1:59.391
#68 – Marc VDS Racing Team – Ford GT – 1:59.517
#50 – Larbre Competition – Saleen S7R – 1:59.546
#61 – Matech Competition – Ford GT – 1:59.915
#92 – JMW Motorsport – Aston Martin V8 Vantage – 1:59.962
#77 – Team Felbermayr Proton – Porsche 997 GT3 RSR – 2:00.215
#76 – IMSA Performance Matmut – Porsche 997 GT3 RSR – 2:00.381
#94 – AF Corse – Ferrari F430 GT – 2:00.488
#75 – Prospeed Competition – Porsche 997 GT3 RSR – 2:00:570
#91 – CRS Racing – Ferrari F430 GT – 2:00.632
#95 – AF Corse – Ferrari F430 GT – 2:00.667
#89 – Hankook Team Farnbacher – Ferrari F430 GT – 2:00.784
#78 – BMW Team Schnitzer – BMW M3 – 2:01.441
#90 – CRS Racing – Ferrari F430 GT – 2:01.750
#87 – IMSA Performance Matmut – 2:05.287