Nissan volta a Le Mans oficialmente.

A Nissan confirmou que vai retornar a Sarthe de forma oficial a partir de 2014. A entrada será através do projeto 56 que visa modelos com propostas ambientas e sustentáveis. A notícia surpreendeu quem esperava um LMP ou um GT porém o brasileiro Carlos Ghosn presidente da Nissan explica por que o projeto 56.

"Vamos voltar para Le Mans com um carro que vai servir como  teste para alto desempenho ambiental para os nossos carros e tecnologia da série carro de corrida elétrico”.

A empresa também anunciou que vai testar um novo motor para atender os requisitos da FIA e ACO para um possível LMP1 no futuro.

Aston Martin com um segundo Vantage em Sebring.

A Aston Martin anunciou que vai levar um segundo Vantage para as 12 horas de Sebring. O carro #97 será pilotado por Bruno Senna, Stefan Mucke e Darren Turner. Já o #007 será comandado por Paul Dalla Lana, Billy Johnson e Pedro Lamy.

Darren Turner comenta os ótimos testes do carro em Portimão "O carro começou este ano como ele terminou o último com grande ritmo e confiabilidade, embora, é claro, não sabemos o quanto os nossos concorrentes também melhoraram durante o inverno”

Greaves Motorsport define pilotos para Sebring

A equipe Greaves divulgou hoje os pilotos que irão disputar as 12 horas de Sebring. Primeira etapa da ALMS em 2013. Os eleitos são Tom Kimber Smith, Eric Lux e Christian Zugel.

Jacob Greaves diretor da equipe comemora a escolha  "Estamos muito satisfeitos de manter Tom e Christian desde o ano passado. Ambos nos dão um prazer de trabalhar e sabemos que eles vão fazer um bom trabalho para nós. Eric é bem vindo e vai trazer velocidade e consistência à nossa corrida em Sebring. Ele mostrou na temporada 2012 da ALMS que é capaz de competir ao mais alto nível nas corridas de protótipo, e pensamos que esta combinação de pilotos nos permitirá apontar para o primeiro lugar nas 12 Horas de Sebring. "

O belo Mercedes Blue Wonder de 1954

(Fotos: Divulgação)

Se hoje as equipes de automobilismo em especial a F1, e Le Mans tem verdadeiras fábricas dentro de seus caminhões existiu um tempo que um caminhão era suficiente para levar um carro de corrida para qualquer lugar. As ferramentas poderiam ir em uma caixa e a neura com boxes limpos, chão impecavelmente branco eram coisas de hospitais.

Hoje os caminhões que levam as equipes são praticamente iguais em formato mudando apenas a cor, mas a Mercedes lançou em 1954 um caminhão que fez tanto sucesso quanto o carro que transportava. O Blue Wonder.

Com o final da segunda guerra à Alemanha precisava “vender” sua tecnologia e conhecimento técnico e nada melhor do que ganhar corridas vencendo rivais italianos, franceses e ingleses. Com isso se iniciou em 1952 a volta da montadora para Le Mans e 1954 para a F1. Com duas competições importantes perder tempo entre uma corrida e outra poderia ser a diferença entre vencer e perder. Foi pensando nisso que Alfred Neubauer diretor de competição idealizou um transporte rápido e por que não bonito. Sua missão? Transportar de Stuttgart sede da Mercedes um carro ou peças de competição no menor tempo possível.

Assim nascia o Blue Wonder construído sob o chassi alongado do modelo 300 SL Coupê, equipado com um motor seis cilindros em linha de 3 litros e injeção direta que vinha do 300 SL Gullwing. Foi apelidada como “a transportadora mais rápida do mundo” fama justificada pela velocidade superior a 170km/h nas estradas.

O caminhão rodou até 55 depois do acidente em Le Mans quando a equipe se retirou das competições. Foi enviado para os EUA aonde “viveu” até 1967. O modelo que hoje ocupa o museu da marca na Alemanha é uma réplica, mas que é usada até hoje em festivais de carros antigos e promoções.

Entrevista com Bruno Senna

O piloto Bruno Senna surpreendeu a todos quando foi anunciado como piloto da equipe Aston Martin para a temporada 2013. O endurance não é algo novo para o brasileiro que competiu pela Oreca em 2009. Abaixo o piloto fala dos planos com a nova equipe para o site endurance.info.

P. Bruno é uma surpresa encontrar você em um GT.

R. É um programa que gosto muito e estou animado para começar a aventura com a Aston Martin Racing. Eu sei que este é um ano muito importante para eles por causa do aniversário de 100 anos. Nós temos um carro capaz de vencer, mesmo com uma forte concorrência. Eu compartilho a carro com Fred e Rob que tem uma grande experiência na classe GT. Estes são dois companheiros muito bons.

P. Como foram os testes em Portimão?

R.Estou satisfeito com esta primeira execução. Estes dois dias foram produtivos, mesmo que o tempo não foi vantajoso no primeiro dia. A chuva nos impediu de andar tanto quanto queríamos, no domingo. A coisa boa é que eu poderia andar com os pneus de chuva. A minha adaptação ao GTE Vantage foi suave porque é um carro muito diferente do que eu tenho visto até agora. Vindo de Fórmula 1, as marcas são diferentes, especialmente os pontos de frenagem. Também pude pilotar a noite. ‘

P. É a primeira vez em um carro fechado?

R. "Não, porque eu já participei de algumas corridas da Copa Porsche e Ferrari em Silverstone.Mas esta será a minha primeira temporada completa na GT. ‘

P. Você também teve a oportunidade de pilotar um DTM?

R. Eu só fiz um teste com a Mercedes, mas o tempo foi muito complicado.Estou agora com a Aston Martin Racing e estou muito feliz. Vou me dedicar em tempo integral a este programa.

P. Você mantem boas lembranças do seu tempo como piloto da Oreca?

R. Nós terminamos no pódio em Portimão e Barcelona, ​​dois pódios em três corridas. Fiz minha primeira participação nas 24 Horas de Le Mans. Oreca me ensinou muito.

P. Fazer parte de Le Mans é especial?

R. A corrida foi muito rápida. Esta corrida é incrível. Há uma loucura de tráfego e o clima louco. Para fazer bem em Le Mans, muitos fatores entram em jogo. Eu sei que este ano vou estar melhor preparado e tenho tudo para fazer bonito com a Aston Martin. ‘

P. Você espera uma boa competição?

R. Você olha para a lista de participantes. O GTE-Pro é um dos mais completos. Há todos os fabricantes: Aston Martin, Porsche, Ferrari, Corvette, Viper. Todo mundo vai estar lá e todos são muito experientes. Não devemos esperar uma corrida fácil. Esta é a corrida que todos querem ganhar. ‘

P. Sua primeira corrida com o Vantage será nas 12 hora de Sebring…

R. (Risos). É certo que este é uma boa escolha para iniciantes. Eu não sei o traçado, mas eu vi que é muito acidentado.Eu vou fazer o meu melhor e tentar não cometer erros. Aston Martin Racing acredita em mim e eu quero fazer bem feito. Eu sei que é uma boa preparação para o restante da temporada. Antes disso, eu vou correr em Road Atlanta para uma sessão de teste ‘

P. Você pretende continuar no endurance?

R. Meu objetivo é fazer uma grande carreira. Se eu tenho que dirigir na Fórmula 1 para ser retardatário, não me interessa. Para estar em uma equipe de ponta.  Eu estou nas corridas para vencer. No entanto, devo encontrar boas oportunidades no GT ou no protótipo. ‘

P. É possível vê-lo em outros campeonatos nesta temporada?

R. Nada está excluído. Quero fazer o máximo de corridas, por quanto tudo está em aberto.

P. Você conhece todas a pistas do campeonato com exceção de Sebring?

R. Eu não conheço Fuji, mas o resto dos circuitos são familiares para mim. Eu tive a chance de andar em Austin no ano passado, o que não é o caso de muitos pilotos até agora. Texas é um dos melhores circuito modernos, com curvas cegas.

A 15 anos o primeiro protótipo Audi era lançado

A Audi quando se voltou ao mundo da competições foi por um caminho um tanto quanto ofuscado na época. O endurance. O Ano de 1997 marca o início do desenvolvimento do R8 primeiro protótipo da marca. Tudo se desenrolou bem até que em Dezembro de 1998 o carro foi apresentado a imprensa e fez sua primeira corrida em Sebring no ano seguinte terminando em terceiro. Do primeiro modelo até a versão que foi para as pistas em Sebring os faróis sofreram alterações. Sua segunda aparição foi em Le Mans no mesmo ano acabando em terceiro e quarto.

Para o ano 2000 foi desenvolvido um novo R8 que disputou 80 corridas vencendo 65, incluindo 5 vezes Sarthe. Sua última vitória foi em Lime Rock em 2006. O seu sucessor o R10 primeiro protótipo a Diesel a vencer Le Mans continuou o domínio da Audi na grande clássica mas isto já é uma outra história.

Aston Martin e Bruno Senna treinam em Algarve.

A Aston Martin está realizando testes no circuito de Algarve em Portugual. Dois Aston Martin Vantage GTE estavam presentes nos testes além de dois modelos GT3 das equipes Beechdean e PGF-Kinfaun. Os testes marcam a estreia de Bruno Senna. O carro teve algumas mudanças em relação ao modelo 2012 com escapamentos maiores e laterais, além de mudanças na suspenção e redistribuição de peso.

Phil Dryburgh diretor da Aston Martin. “Fizemos o máximo de quilômetros. Cerca de 30% dos componentes são do modelo 2013. Nossos novos pilotos se familiarizaram com o carro. Nós detectamos qualquer problema, o que é positivo. Os pilotos treinaram em todos os tipos de piso, escorregadio, seco e molhado. Isto é realmente uma coisa boa, porque você não pode prever o tipo de situação. Agora os carros serão enviados para os Estados Unidos onde vai participar das 12 Horas de Sebring”.

Toyota apresenta seu modelo para 2013

A Toyota revelou hoje no circuito de Paul Ricard a versão 2013 do seu belo protótipo TS030. O time que vai para o segundo ano no WEC espera obter bons resultados repetindo as belas vitórias que o correram ano passado.

Os pilotos serão Alex Wurz, Nicolas Lapierre, Kazuki Nakajima no carro #7 e Anthony Davidson, Stéphane Sarrazin e Sebastien Buemi no #08.

O carro um modelo híbrido conta com um motor V8 3,4 litros. Segundo o fabricante o carro passou por um refinamento visto que em 2014 o regulamento obriga as equipes a fazer carros totalmente novos. A equipe vai começar um extensivo programa de testes em Paul Ricard a partir de amanha.

Abaixo as diferenças entre os dois modelos.