bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
O belo Mercedes Blue Wonder de 1954
(Fotos: Divulgação)

Se hoje as equipes de automobilismo em especial a F1, e Le Mans tem verdadeiras fábricas dentro de seus caminhões existiu um tempo que um caminhão era suficiente para levar um carro de corrida para qualquer lugar. As ferramentas poderiam ir em uma caixa e a neura com boxes limpos, chão impecavelmente branco eram coisas de hospitais.

Hoje os caminhões que levam as equipes são praticamente iguais em formato mudando apenas a cor, mas a Mercedes lançou em 1954 um caminhão que fez tanto sucesso quanto o carro que transportava. O Blue Wonder.

Com o final da segunda guerra à Alemanha precisava “vender” sua tecnologia e conhecimento técnico e nada melhor do que ganhar corridas vencendo rivais italianos, franceses e ingleses. Com isso se iniciou em 1952 a volta da montadora para Le Mans e 1954 para a F1. Com duas competições importantes perder tempo entre uma corrida e outra poderia ser a diferença entre vencer e perder. Foi pensando nisso que Alfred Neubauer diretor de competição idealizou um transporte rápido e por que não bonito. Sua missão? Transportar de Stuttgart sede da Mercedes um carro ou peças de competição no menor tempo possível.

Assim nascia o Blue Wonder construído sob o chassi alongado do modelo 300 SL Coupê, equipado com um motor seis cilindros em linha de 3 litros e injeção direta que vinha do 300 SL Gullwing. Foi apelidada como “a transportadora mais rápida do mundo” fama justificada pela velocidade superior a 170km/h nas estradas.

O caminhão rodou até 55 depois do acidente em Le Mans quando a equipe se retirou das competições. Foi enviado para os EUA aonde “viveu” até 1967. O modelo que hoje ocupa o museu da marca na Alemanha é uma réplica, mas que é usada até hoje em festivais de carros antigos e promoções.

1 comentário em “O belo Mercedes Blue Wonder de 1954

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.