Audi pode construir um Daytona Prototype para 2014.

A notícia circulou pelos boxes de Silverstone neste final de semana e confirmada no site do canal Speed dos EUA. A Audi pode estar desenvolvendo um DP para competir no novo campeonato criado com a fusão da ALMS com a Grand-Am em 2014 o United Sports Car Racing.

Como os modelos P1 não farão parte do campeonato o fabricante Alemão não quer ficar de fora do mercado Americano e estaria desenvolvendo um DP. O projeto inclui um carro completo (Chassi + Motor) e pode se estender a Indy e a recém criada US-DTM que é uma parceria com a Nascar e que deve largar em 2015.

Wolfgang Durheimer um dos diretores técnicos da Audi comenta. “Eu pessoalmente sou a favor da Grand-Am [Daytona Protótipos] porque para a Audi, o importante é a vitória no “geral. “A vitória das classes são boas, mas no final do dia, você não chega em primeiro. Por esta razão, em termos de protótipos, os protótipos Daytona são a classe mais alta que você pode correr agora. “

A escolha sobre o DP segundo Durheimer é que ele se parece com um Audi. “Parece um Audi. Se você fizer o chassi, você controla a coisa toda. Pelo que entendi, GRAND-AM estuda o assunto para os fabricantes construírem seus próprios chassis. Em termos de competitividade, eles gostariam que você escolha um de seus três chassis [que estão disponíveis atualmente]. “

WEC Silverstone–Audi vence Audi e brasileiros ganham em suas categorias.

O princípio básico de uma corrida seja ela de que tipo for é que o mais rápido vence. Aprendemos isso desde pequenos e é assim que tem que ser. A vitória da Audi hoje em Silverstone comprovou isso, o melhor e mais rápido carro venceu a prova de 6 horas. Mas não foi apenas isso. No automobilismo de hoje o dinheiro fala mais alto e a vitória do Audi #2 sobre o #1 a menos de 10 minutos de acabar uma prova de 6 horas comprova que nem todo piloto é mercenário e que o automobilismo ainda pode nos dar exemplos de ética.

A Audi ganharia a corrida de qualquer maneira, visto o rendimento dos carros da Toyota que fizeram a pole e só. O fabricante Alemão levou a sério as derrotas sofridas ano passado e investiu no R18, logo o melhor carro ganhou a corrida. Este seria o pensamento lógico já que os dois carros iriam marcar pontos e com certeza termos outro rendimento da Toyota na próxima etapa do mundial, mas é aí que entra o fator determinação.

Qualquer chefe de equipe iria falar para seus pilotos “ganhamos a corrida poupem pneus e procurem não cometer erros”. Esse tipo de fala é comum na atual F1 e tem gerado muitas críticas sobre a legitimidade das vitórias, seja elas de que equipe for. Porém no endurance a coisa é um pouco diferente. A menos de 10 minutos Allan Mcnish não se importou se o carro a sua frente era da mesma equipe ou se o piloto dentro dele iria ficar de cara amarrada caso fosse ultrapassado a menos de 5 minutos da corrida. Arriscou, tentou e ultrapassou. Venceu e convenceu. McNish já não é estreante no automobilismo, já competiu em tudo que é categoria, ajudou a Toyota a desenvolver seu carro na F1, mesma F1 que o dispensou para por pilotos mais jovens e endinheirados. Poderia ter ficado em segundo, já que está em uma equipe de ponta e poderia ter dado uma desculpa qualquer para justificar a falta de vontade a 5 minutos da chegada.

Fez o que um piloto, um esportista e principalmente um profissional seja ele piloto, advogado ou pedreiro deve fazer. Fez seu trabalho, e fez bem feito, venceu. São de pessoas como Allan que fazem falta nos mais diversos setores da nossa sociedade pessoas com vontade que não vivem apenas na zona de conforto, esperando o próximo pagamento ou mais um dia passar, pessoas que lutam até o último minuto. Parabéns Allan McNish. E é claro a Tom Kristensen e L. Duval.

Fora o bom desempenho do Audi #2 a corrida foi tranquila para o time Alemão, já que em nenhum momento a Toyota esboçou alguma reação e chegou a brigar de igual para igual com a Rebellion que correu praticamente sozinha já que seu rival direto o HDP da equipe Strakka Racing acabou perdendo o controle sozinho e batendo na Ferrari # 61 da equipe AF Corse. Esta se arrastando até os boxes conseguindo voltar para a prova. O #21 acabou abandonando com a suspensão quebrada.

É esperado um reação da Toyota já na próxima etapa em SPA, esta que antecede Le Mans pois o abismo entre eles e a Audi é enorme.

Na classe LMP2 a vitória da equipe Delta-ADR se deve e muito ao belo trabalho de Antonio Pizzonia. O carro venceu praticamente de ponta a ponta não dando chances aos carros das equipes OAK Racing e G-Drive. Em segundo chegou o #24 da OAK que nas últimas voltas lutou com o Zytec da equipe Greaves Motorsports. A equipe KCMG que vai competir na Asian LMS se mostrou competente terminando em 6º na classe. Outro estreante na classe foram os Lotus T128 que começaram razoavelmente bem  porém acabaram ficando pelo caminho. Normal para um carro que não tem quilometragem mas provou ser competitivo se bem afinado.

Entre os GTs da classe PRO, a Aston Martin surpreendeu e foi outra equipe que fez a lição de casa direitinho na pré temporada. Venceu de forma incontestável com o #97. D. Turner, S. Mucke e Bruno Senna não cometeram erros. Estava um pouco receoso sobre o desempenho de Bruno e temia que ele perdesse a primeira posição quando assumisse o carro. Mas foi perfeito manteve o ritmo e entregou o carro como recebeu na liderança. Em segundo a Ferrari #71 de T. Vilander e Kobayashi que fez uma ótima corrida em sua estreia. Está certo que deu suas saídas de pista mas não comprometeu seu resultado. Em terceiro o Aston #99. A equipe da Porsche que estreou este ano acabou em 4º com o #92 e 6º com o #91. Teve um bom duelo com as Ferrari da AF Corse e vai lutar pela vitória em SPA.

Na classe GTE-AM o domínio da Aston continuou com a vitória do #95 do trio Nygaard, Poulsen e Simonsen. Em segundo chegou o Corvette da equipe Larbre aonde compete o brasileiro Fernando Rees que a poucas voltas do final da corrida travou um belo duelo com a Ferrari #81 da equipe 8Star Motorsports que estreou no WEC, um toque ocasionando um pneu furado na Ferrari deu a Larbre o segundo posto e várias críticas por parte do piloto da Ferrari R. Aguas ao brasileiro.

A próxima etapa será no dia 4 de Maio em SPA prova que antecede as 24 horas de Le Mans.

Resultado final das 6 horas de Silverstone.

O melhor e o pior da prova.

Desempenho da Toyota.

Todos esperavam um belo duelo entre Toyota e Audi. Nos treinos livres o domínio do time Alemão foi notável, porém a primeira fila do time Japonês deu a entender que teríamos um repeteco das últimas provas do mundial do ano passado. Mesmo que este primeira fila tenha sido obtida pela média de voltas dos pilotos e de uma pista molhada, se esperou mais do time Azul. Devem mostrar melhorias em SPA e é bom que assim o façam senão veremos outro passeio da Audi.

Brasileiros na prova.

A participação dos brasileiros foi espetacular. Tanto Bruno Senna, quanto Antonio Pizzonia fizeram corridas sem erros ou inseguros. O brasileiro Fernando Rees, que já tem uma boa experiência em endurance, foi até onde seu Corvette o levou. Faltou Lucas diGrassi que deve participar da etapa de SPA, mas isto prova que existem possibilidades rentáveis no automobilismo internacional além da F1. Claro que nenhum deles está para se aposentar mas como aconteceu com Fischella, Kobayashi, Alex Wurz, Antony Davidson , Heidfeld, McNish, e Liuzzi existem sim vida pós F1. E para nós brasileiros existem muitas opções além da Stock Car.

Porsche.

Talvez a equipe mais fotografada no final de semana depois de Audi e Toyota a Porsche volta com tudo para o endurance depois de vários anos longe da categoria como time oficial. Sua estreia não pode ser chamada de ruim já que os carros terminaram a prova e foram competitivos. Falta ritmo de corrida, assim como aconteceu com a equipe Lotus mas nada que desabone o desempenho. Hoje a classe GTE-PRO é a mais competitiva do campeonato com equipes de fábrica investindo pesado. Não devem nada a P1.

Equivalência na P1.

 


Não foi desta vez que a ACO viu o sonho da equivalência funcionar. A Audi e Toyota não deram chance a equipe Rebellion e Strakka, seja nos treinos ou na corrida. Nem as imposições sobre o Audi fizeram ele andar mais lento ou as outras equipes andarem mais rápido. Não vejo mudança nas próximas corridas, e infelizmente não vamos ver Rebellion e Strakka ganhando no geral.

Allan McNish.


Temos aquela triste ideia de que piloto ou qualquer esportista tem que ser novo para ser competitivo. Particularidades a parte (não vamos ver um senhor de 50 anos jogando vôlei no mesmo nível do que um de 20) Allan McNish e Tom Kristensen tem demostrado que são os melhores pilotos na atualidade. E esta máxima se vale em uma época que pilotos mais novos estão descobrindo o endurance. O trio do #1 está ai para provar, já que tem o mesmo carro. O desempenho de Allan hoje foi irretocável e espero que ele fique muitos e muitos anos nos brindando com apresentações como a de hoje, onde o amor pelo que faz é maior do que a conta bancária ou qualquer política.

Em corrida pela metade Jota Sport fatura vitória em Silverstone

A primeira rodada da nova ELMS em Silverstone foi mais rápida do que todos esperavam. A prova foi interrompida faltando menos de 40 minutos para o final com bandeira vermelha depois de uma longa bandeira amarela. Com estas condições a equipe Jota Sport com equipamento Zytek venceu.

O certame começou agitada com muitas rodadas e batidas e uma bela disputa envolvendo as equipes TDS Racing, Murphy Prototypes e Race Performance. Com uma intensa troca e posições e com a chuva aumentando o carro se de segurança acaba com a festa. Assim o Zytek da dupla Simon Dolan e Oliver Turvey acabam com a vitória.Em segundo o Oreca 03 da equipe Race Performance e fechando o pódio outro Oreca da equipe TDS.

Já na classe PC com 3 carros do program Challenge da Oreca que “aluga” os carros o que se viu foi um festival de rodadas já na primeira volta. O vencedor foi o #48 de Anthony Pons e Soheil Ayari. Em segundo a 11 voltas do líder o #49 de Paul Loup e Gary Hirschi e fechando o pódio o #47 de Loan Alex.

Na classe GTE a vitória ficou com o Porsche da equipe Proton Competition de Gianluca Roda e Nicholas Tandy chegando a frente das 2 Ferrari da equipe estreante Ram Racing que marcou a pole.

Já entre os modelos GT3 da classe GTC o BMW Z4 da Ecurie Ecosse acabou faturando a vitória em cima da Ferrari da equipe AF Corse. Com 23 carros, um bom grid se comparado aos problemas que a série teve em 2012 a chuva atrapalhou e muito o retorno da ELMS. Tendo apenas a Alpine como equipe oficial a série vai ter que trabalhar muito principalmente em meios de divulgação para chamar a atenção do público que não está acostumado a ver corridas de endurance. Mas promete ser um campeonato interessante visto a grande competitividade da classe LMP2 e GTE.

Classificação final das 3 horas de Silverstone.

Toyota surpreende e larga na frente em Silverstone

Surpresa total. Esta era a sensação depois do treino classificatório para as 6 horas de Silverstone. Aliada uma forte chuva a Toyota surpreendeu e faturou as 2 primeiras posições do grid. Não que a pole seja um fator para uma corrida de 6 horas, mas surpreendeu e deu um recado para a rival Audi. Estamos aqui.

O pole #7 ficou com o tempo de 1:48.021 de uma média das 4 melhores voltas por carro. O melhor Audi (#2) ficou em terceiro com um diferença de mais de 3 segundos o que pode não ser um fator na hora da prova.

Na classe LMP2 a pole ficou com o Oreca da equipe Delta- ADR. Quem andou pouco nos treinos e surpreendeu foi a Lotus ficando com o 5º e 6º .

Já entre os modelos da GTE-PRO a Aston Martin faz dobradinha com #97 liderando o pelotão. Para nós brasileiros é motivo de comemoração já que é o carro aonde Bruno Senna corre. A Porsche ficou com a 3º e 4 º posição e fechando o grid foi a AF Corse com suas 2 Ferrari.

Entre os “amadores” a Aston Martin também faturou as 2 primeiras posições mostrando uma evolução do Vantage se comparada ao ano passado. Abaixo a lista completa com todos os tempos.

Classificação para as 6 horas de Silverstone.

Porsche pode participar do UCR em 2014

Estreante este ano como equipe oficial depois de um logo tempo, a Porsche pensa na possibilidade de competir na classe GTE no novo campeonato americano o United SportsCar Racing em 2014. Para este ano o apoio que a montadora dava a Flying Lizard deixou de ser fornecido e assim nenhum equipe ostenta o título de “oficial” em um dos maiores mercados automobilísticos do mundo. Em entrevista ao site do canal Speed Hartmut Kristen diretor esportivo da montadora comenta os planos.

“Nosso principal objetivo para o próximo ano é, definitivamente, os EUA. Por outro lado temos que tomar uma decisão porque não queremos ficar fora da classe GTE no WEC. Como você pode imaginar, não é uma decisão fácil, porque é um grande compromisso. Sempre que você tomar a decisão, você tem que estar absolutamente certo de que foi a decisão certa. Mesmo que às vezes não se parece temos recursos limitados.” Comenta.

Desde os primeiros anúncios é sabido que um LMP1 está sendo desenvolvido para 2014 porém Kristen não descarta um programa GTE “oficial” para os EUA.

Se os planos do fabricante se concretizarem o programa GTE será executado pela equipe Porsche AG Team Manthey e o LMP1 pelo ex diretor da BMW na F1 Fritz Enzinger. Sendo assim os EUA ficaram com o GT já que o novo campeonato não comporta modelos LMP1.

Corremos com o que vendemos e vendemos com o que corremos. Portanto, é uma necessidade absoluta para correr com este carro nos Estados Unidos em 2014.Por outro lado, temos o programa LMP1 no WEC, então teremos que ver como combinar tudo isso com os recursos limitados que temos. Há uma série de questões que precisam ser respondidas corretamente antes de fazer um anúncio e dizer: ‘Este é o caminho que estamos indo. “

Resta esperar…

Bruno Senna marca sua estreia no WEC

Bruno Senna marca sua estreia no WEC este final de semana em Silverstone. Depois da primeira corrida em Sebring válida pela ALMS o brasileiro enfrenta uma realidade que está mais acostumado os belos circuitos europeus.

“Indo para Sebring foi uma boa preparação, com o aprendizado do tráfego. Sebring foi um batismo de fogo, para fazer a primeira corrida da temporada com um carro novo e equipe nova e pista nova. Tudo correu muito bem lá. Fomos capazes de trazer o carro para casa com danos mínimos. Infelizmente tivemos um pequeno incidente que nos custou muitas voltas. Mas em termos de desempenho, foi ótimo, e isso é o que me faz animado para esta corrida”.

Senna tem um bom conhecimento dos demais circuitos do campeonato e acredita fazer um bom trabalho.

“Eu acho que temos um carro competitivo para lutar por pódios e vitórias. É difícil saber exatamente onde estamos. Mas a concorrência será dura. Acho este ano vai ser o mais difícil na classe GTE até agora”

Mesmo em uma equipe de fábrica os olho brilham quando fala da F1.Você nunca pode dizer não para a Fórmula 1, mas tem que ser a oportunidade certa, Se é algo pelo menos tão bom como eu fiz no ano passado, então com certeza você teria que levar a sério. Mas qualquer coisa abaixo então, não há nenhum propósito. Tudo o que você faz é o stress sem motivo”.

WEC Silverstone–Audi começa na frente nos treinos livres.

O primeiro treino livre para as 6 horas de Silverstone começaram com a Audi na frente. O #02 pilotado por Tom Kristensen marcou 1:55.130 ficando a frente do Audi #0 pilotado por Marcel Fassler1 por 0.26 segundos.

Seus principais rivais os Toyota acabara em terceiro e quarto seguidos pelo Lola da equipe Rebellion. A diferença chegou a 3.5 segundos para os primeiros colocados.

Na classe LMP2 O melhor tempo ficou com o Oreca #26 da equipe ADR-Delta com 1:58.866. Em segundo e terceiro o #24 da equipe OAK Racing e o #25 da G Drive Racing;

Na classe GTE-PRO o estreante Kamui Kobayashi surpreendeu a todos marcando o melhor tempo. Na classe GTE-AM o brasileiro Fernando Rees ficou em primeiro com o Corvette da Larbre Competition. A segunda seção de treinos acontece neste momento e você pode conferir os tempos no link abaixo.

Tempos da primeira seção de treinos livres.

ELMS Silverstone–Jota Sport marca o melhor tempo nos treinos.

Os treinos livres para a etapa inaugural da ELMS começaram e nas 2 primeiras práticas o melhor tempo na classe LMP2 ficou com o Zytek da equipe Jota Sport com 1:51.699. Em segundo ficou o Oreca da equipe Alpine com 1:52.181. Entre os GTE a Proton Competition com seu Porsche 911 RSR marcou 2:03.454. Entre os modelos GT3 o melhor foi BMW Z4 da equipe Ecurie Ecosse com 2:05.543. Abaixo os tempos completos das suas seções.

Prática 1

Prática 2