Quem acompanhou atentamente a lista dos carros que estão presentes nos testes oficias de Le Mans deve ter estranhado 4 Audi R18. Segundo a montadora o carro vai servir para testar os novos compostos e pneus para a temporada de 2014 quando serão implantadas a novas regras para a categoria.
Os pneus que serão usados em 2014 vão seguir os moldes usados na classe LMP2 atualmente. Na dianteira 14 cm de largura contra os 16 atuais e na traseira 28 substituindo os de 28,5 atuais.
Dr. Ullrich comenta a importância dos testes com pneus.”Pneus são um assunto muito relevante em termos de segurança. Portanto, nós fornecemos todos os dados para o nosso parceiro de longa data no caso a Michelin. Finalmente, todas as equipes irão se beneficiar desta situação. Agradecemos ao ACO e a FIA e seus funcionários que favoreciam a chegada do quarto carro. Isso marca uma forte aposta na área da segurança. “
A briga vai ser boa! Os trabalhos para a segunda etapa de ALMS em Long Beach já começaram interessantes. Sem Audi as equipes privadas vão ditar o ritmo. Tanto Muscle Milk quando Rebellion despontam como a favoritas para a corrida. Sendo assim na primeira prática do dia o #12 pilotado por Nick Heidfeld marcou o melhor tempo com 1:14.708, em segundo vem o HPD da equipe Muscle Milk com Klaus Graf e Lucas Luhr com 1:14.890.
Já entre os GT o Porsche #48 da equipe Paul Miller Racing marcou o melhor tempo com 1:20.322, seguido por outro Porsche da equipe Falken Tire com 1:20.350.
Entre os LMPC o brasileiro Bruno Junqueira com o Oreca da equipe RSR marcou o melhor tempo da classe com 1:18.200. Abaixo os tempos completos.
A equipe Gulf Middle East que compete no WEC informou hoje que vai competir em Le Mans apenas com um dos seus Lola B11/40, abrindo assim a vaga para a equipe DKR.
“Para nós, é mais razoável trazer um carro para as 24 Horas de Le Mans. Um grande parceiro nos deixou há pouco tempo, sabendo que outro acaba de se juntar a nós. Nós vamos revelar durante as 24 horas, sabendo que ele é um parceiro de longo prazo. Nós esforçamos para fazer bonito na classe LMP2 que é muito difícil”. Explica Fabien Giroix.
Os pilotos que irão competir em SPA serão Fabien Giroix, Frederic Fatien e Keiko Ihara. O piloto Stefan Johansson vai competir pela equipe em corridas esporádicas.
Visando uma melhor competitividade na Asian LMS a ACO instituiu mais uma categoria a GTC-AM. Assim pilotos não amadores podem competir a custos bem menores se comparados aos carros da GTE. Os vencedores tanto da classe GTC quando GTC-AM terão convites para Le Mans porém na classe GTE.
O prazo para inscrições é até o dia 30 de Junho. Até o momento segundo a organização a classe GTC é a com maior número de carros. Doze!
Com data marcada para o dia 04 de Agosto a Asian Le Mans Séries espera finalmente largar depois do atraso do início do campeonato. O circuito Inje Autopia na Coréia do Sul está recebendo os últimos retoques para sediar a etapa inaugural. Fica a torcida que tenhamos equipes suficientes para a largada.
A ACO também revelou a lista com os inscritos para a segunda etapa do WEC em SPA que antecede Le Mans. Ao todo 35 carros (por quanto) estão previsto na Bélgica.
Na LMP1 9 carros com a adição de um terceiro Audi com a participação de Lucas di Grassi no carro #3. Na LMP2 teremos 11 carros, em relação a etapa de Silverstone teremos a volta da equipe Gulf Middle East com seu Lola B12/80 Nissan.
Na GTE-PRO vamos com 7 carros com a adição de um terceiro Aston Martin. E entre as equipes da AM 9 carros com a participação de mais uma Ferrari da equipe AF-Corse. Abaixo a lista completa. Bruno Senna que corre pela Aston Martin e Fernando Rees pela Larbre também estão confirmados.
A lista de equipes para os testes oficiais para Le Mans surpreende visto a “crise” que ronda o endurance a alguns anos. Ao todo 61 carros fizeram o pedido para os testes oficiais. Os testes são obrigatórios apenas para quem nunca competiu na pista.
Na classe LMP1 teremos 9 carros sendo 4 deles Audi R18 e-tron quattro. A LMP2 com 24 tem o maior plantel do grid. A classe mais “oficial” será a GTE-PRO com 8 carros oficiais de fábrica. Abaixo a lista completa.
A Porsche confirmou hoje dois dos seus pilotos que vão ter a honra de pilotar o novo modelo LMP1 da marca. Timo Bernhard e Romain Dumas. Fritz Enzinger que coordena o programa LMP1 da marca comemora. “Estou muito satisfeito que tenhamos estes dois pilotos no Campeonato Mundial de Endurance e as 24 Horas de Le Mans em 2014. ‘
Os dois pilotos irão começar o programa LMP1 da marca já no meio do ano.
Principal (para não dizer quase única) equipe privada que compete no WEC ao lado da Strakka Racing a Rebellion Racing é uma das mais bem estruturas das equipes de endurance atualmente. Com a chegada de 2014 aonde a forma de construir protótipos será totalmente diferente com um emprego maior de motores e sistema de recuperação de energia a equipe estuda a possibilidade de construir seu próprio chassi para se manter na classe LMP1 e também oferecer para equipes de clientes.
A informação foi confirmada pelo site do canal Speed nos EUA através de Bart Hayden diretor da equipe. Atualmente além do WEC a equipe está participando da ALMS já que pelo atual regulamento não consegue ter o mesmo rendimento do que os carros oficiais da Audi e Toyota.
“É uma opção porque eu não acho que há alguém que possa dizer hoje que tem um carro pronto e ofereça para venda. Um monte de gente tem um carro no mundo virtual, mas não há carros físicos no momento. Com a experiência que adquirimos nos últimos anos, e nossa equipe técnica que conquistamos ao longo dos últimos anos, eu acho que nós temos toda a capacidade de fazer isso”Comenta.
O time surgiu em 2008 na classe LMP2 da LMS sob o nome de Team Sebab e obteve várias vitórias na LMS além de Petit Le Mans. Para este projeto o time estuda se aliar a organizações que já desenvolve carros e itens pertinentes e recentemente firmou parceria com a Multimatic-Haas que adquiriu a falida Lola.
Atualmente os LMP1 da equipe são movidos por motores V8 da Toyota altamente confiáveis, porém outros construtores já procuraram a equipe para possíveis alianças.
“Um dos aspectos negativos do chassis Lola é que foi intencionalmente concebido para ser capaz de acomodar qualquer variedade de instalações de motores. Eu acho que se você está pensando em construir um carro LMP1, então você deve projetá-lo para os novos motores. Essa seleção de motor precisa de ser feita muito rapidamente. Estamos ficando sem tempo para projetar um carro para 2014. Vai ser difícil.”
Com este cenário Hayden é pessimista pela permanência da equipe na classe em 2014. “Menos provável do que provável”, embora ele não descarte a possibilidade de um carro próprio apenas em 2015 e continuar competindo com seu Lola B12/60 Toyota do próximo ano no WEC.
“Esse é um dos cenários para 2015 com nosso próprio carro. Dessa forma, vamos começar a ver qual a rota é a melhor em termos de motores aspirado ou turbo. Seria o mesmo que correr e não correr em 2014, competimos com o carro velho e projetando um novo. Este é um cenário lógico. “
O futuro da equipe deve ser definido nas próximas semanas.
A notícia circulou pelos boxes de Silverstone neste final de semana e confirmada no site do canal Speed dos EUA. A Audi pode estar desenvolvendo um DP para competir no novo campeonato criado com a fusão da ALMS com a Grand-Am em 2014 o United Sports Car Racing.
Como os modelos P1 não farão parte do campeonato o fabricante Alemão não quer ficar de fora do mercado Americano e estaria desenvolvendo um DP. O projeto inclui um carro completo (Chassi + Motor) e pode se estender a Indy e a recém criada US-DTM que é uma parceria com a Nascar e que deve largar em 2015.
Wolfgang Durheimer um dos diretores técnicos da Audi comenta. “Eu pessoalmente sou a favor da Grand-Am [Daytona Protótipos] porque para a Audi, o importante é a vitória no “geral. “A vitória das classes são boas, mas no final do dia, você não chega em primeiro. Por esta razão, em termos de protótipos, os protótipos Daytona são a classe mais alta que você pode correr agora. “
A escolha sobre o DP segundo Durheimer é que ele se parece com um Audi. “Parece um Audi. Se você fizer o chassi, você controla a coisa toda. Pelo que entendi, GRAND-AM estuda o assunto para os fabricantes construírem seus próprios chassis. Em termos de competitividade, eles gostariam que você escolha um de seus três chassis [que estão disponíveis atualmente]. “