Por que quatro Audi nos testes oficiais?

Quem acompanhou atentamente a lista dos carros que estão presentes nos testes oficias de Le Mans deve ter estranhado 4 Audi R18. Segundo a montadora o carro  vai servir para testar os novos compostos e pneus para a temporada de 2014 quando serão implantadas a novas regras para a categoria.

Os pneus que serão usados em 2014 vão seguir os moldes usados na classe LMP2 atualmente. Na dianteira 14 cm de largura contra os 16 atuais e na traseira 28  substituindo os de 28,5 atuais.

Dr. Ullrich comenta a importância dos testes com pneus.”Pneus são um assunto muito relevante em termos de segurança. Portanto, nós fornecemos todos os dados para o nosso parceiro de longa data no caso a Michelin. Finalmente, todas as equipes irão se beneficiar desta situação. Agradecemos ao ACO e a FIA e seus funcionários que favoreciam a chegada do quarto carro. Isso marca uma forte aposta na área da segurança. “

ALMS Long Beach–Rebellion e Porsche dominam treinos livres.

A briga vai ser boa! Os trabalhos para a segunda etapa de ALMS em Long Beach já começaram interessantes. Sem Audi as equipes privadas vão ditar o ritmo. Tanto Muscle Milk quando Rebellion despontam como a favoritas para a corrida. Sendo assim na primeira prática do dia o #12 pilotado por Nick Heidfeld marcou o melhor tempo com 1:14.708, em segundo vem o HPD da equipe Muscle Milk com Klaus Graf e Lucas Luhr com 1:14.890.

Já entre os GT o Porsche #48 da equipe Paul Miller Racing marcou o melhor tempo com 1:20.322, seguido por outro Porsche da equipe Falken Tire com 1:20.350.

Entre os LMPC o brasileiro Bruno Junqueira com o Oreca da equipe RSR marcou o melhor tempo da classe com 1:18.200.  Abaixo os tempos completos.

Treinos para Long Beach.

Gulf Middle East vai com apenas 1 Lola para Le Mans e DKR entra na disputa.

A equipe Gulf Middle East que compete no WEC informou hoje que vai competir em Le Mans apenas com um dos seus Lola B11/40, abrindo assim a vaga para a equipe DKR.

“Para nós, é mais razoável trazer um carro para as 24 Horas de Le Mans. Um grande parceiro nos deixou há pouco tempo, sabendo que outro acaba de se juntar a nós. Nós vamos revelar durante as 24 horas, sabendo que ele é um parceiro de longo prazo. Nós esforçamos para fazer bonito na classe LMP2 que é muito difícil”. Explica Fabien Giroix.

Os pilotos que irão competir em SPA serão Fabien Giroix, Frederic Fatien e Keiko Ihara. O piloto Stefan Johansson vai competir pela equipe em corridas esporádicas.

Asian LMS cria categoria GTC-AM

Visando uma melhor competitividade na Asian LMS a ACO instituiu mais uma categoria a GTC-AM. Assim pilotos não amadores podem competir a custos bem menores se comparados aos carros da GTE. Os vencedores tanto da classe GTC quando GTC-AM terão convites para Le Mans porém na classe GTE.

O prazo para inscrições é até o dia 30 de Junho. Até o momento segundo a organização  a classe GTC é a com maior número de carros. Doze!

WEC SPA–35 carros na lista prévia.

A ACO também revelou a lista com os inscritos para a segunda etapa do WEC em SPA que antecede Le Mans. Ao todo 35 carros (por quanto) estão previsto na Bélgica.

Na LMP1 9 carros com a adição de um terceiro Audi com a participação de Lucas di Grassi no carro #3. Na LMP2 teremos 11 carros, em relação a etapa de Silverstone teremos a volta da equipe Gulf Middle East com seu Lola B12/80 Nissan.

Na GTE-PRO vamos com 7 carros com a adição de um terceiro Aston Martin. E entre as equipes da AM 9 carros com a participação de mais uma Ferrari da equipe AF-Corse. Abaixo a lista completa. Bruno Senna que corre pela Aston Martin e Fernando Rees pela Larbre também estão confirmados.

    LM P1 (8)  
1 Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro Lotterer-Tréluyer-Fässler
2 Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro Kristensen-McNish-Duval
3 Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro Di Grassi-Gené-Jarvis
7 Toyota Racing Toyota TS030 HYBRID Wurz-Lapierre-Nakajima
8 Toyota Racing Toyota TS30 HYBRID Davidson-Sarrazin-Buemi
12 Rebellion Racing Lola B12/60 Coupe-Toyota Prost-Jani-Heidfled
13 Rebellion Racing Lola B12/60 Coupe-Toyota Beche-Cheng-Belicchi
21 Strakka Racing HPD ARX-03c Leventis-Kane-Watts
    LM P2 (11)  
24 OAK Racing Morgan LMP2 Nissan Pla-Heinemeier Hansson-Brundle
25 Delta-ADR ORECA 03 Nissan Graves-Pizzonia-Walker
26 G-Drive Racing ORECA 03 Nissan Rusinov-Conway-Martin
28 Gulf Racing Middle East Lola B12/80 Nissan Giroix-Fatien-Ihara
31 Lotus Lotus T128 Weeda-Bouchut-Liuzzi
32 Lotus Lotus T128 Holzer-Kraihamer-Charouz
35 OAK Racing Morgan LMP2 Nissan Baguette-Gonzalez-Plowman
38 Jota Sport Zytek Z11SN Nissan Dolan-Turvey
41 Greaves Motorsport Zytek Z11SN Nissan Dyson-Marsal-Kimber Smith
45 OAK Racing Morgan LMP2 Nissan Nicolet-Merlin
49 Pecom Racing ORECA 03 Nissan Perez Companc-Kaffer-Minassian
    LM GTE-Pro (7)  
51 AF Corse Ferrari F458 Italia Bruni-Fisichella
71 AF Corse Ferrari F458 Italia Kobayashi-Vilander
91 Porsche AG Team Manthey Porsche 911 RSR Bergmeister-Pilet-Bernhard
92 Porsche AG Team Manthey Porsche 911 RSR Lieb-Lietz-Dumas
97 Aston Martin Racing Aston Martin Vantage GTE Turner-Mücke-Dumbreck
98 Aston Martin Racing Aston Martin Vantage GTE Senna-Makowiecki-Bell
99 Aston Martin Racing Aston Martin Vantage GTE Dalla Lana-Lamy-Stanaway
    LM GTE-Am (9)   
50 Larbre Compétition Corvette C6 ZR1 Bornhauser-Canal-Rees
54 AF Corse Ferrari F458 Italia Mallegol-Bachelier-Blank
57 Krohn Racing Ferrari F458 Italia Krohn-Jonsson-Mediani
61 AF Corse Ferrari F458 Italia Gerber-Griffin-Cioci
76 IMSA Performance Matmut Porsche 911 GT3-RSR Narac-Vernay-Bourret
81 8Star Motorsports Ferrari F458 Italia Potolicchio-Aguas-Peter
88 Proton Competition Porsche 911 GT3-RSR Ruberti-Ried-Roda
95 Aston Martin Racing Aston Martin Vantage GTE Simonsen-Poulsen-Nygaard
96 Aston Martin Racing Aston Martin Vantage GTE Goethe-Hall-Campbell Walter

Testes oficias para Le Mans tem 61 inscritos

A lista de equipes para os testes oficiais para Le Mans surpreende visto a “crise” que ronda o endurance a alguns anos. Ao todo 61 carros fizeram o pedido para os testes oficiais. Os testes são obrigatórios apenas para quem nunca competiu na pista.

Na classe LMP1 teremos 9 carros sendo 4 deles Audi R18 e-tron quattro. A LMP2 com 24 tem o maior plantel do grid. A classe mais “oficial” será a GTE-PRO com 8 carros oficiais de fábrica. Abaixo a lista completa.

  LM P1 (9)    
1 Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro Lotterer-Fässler-Tréluyer
2 Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro Kristensen-McNish-Duval
3 Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro Gené-Jarvis-di Grassi
4 Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro Bonanomi
7 Toyota Racing Toyota TS030 HYBRID Wurz-Lapierre-Nakajima
8 Toyota Racing Toyota TS030-HYBRID Davidson-Sarrazin-Buemi
12 Rebellion Racing Lola B12/60 Coupe-Toyota Prost-Jani-Heidfeld
13 Rebellion Racing Lola B12/60 Coupe-Toyota Beche-Belicchi-Cheng
21 Strakka Racing HPD ARX-03c Leventis-Lotterer-Watts
  LM P2 (24)    
24 OAK Racing Morgan LMP2-Nissan Pla-Heinemeier Hansson-Brundle
25 Delta-ADR ORECA 03-Nissan Graves
26 G-Drive Racing ORECA 03-Nissan Rusinov-Martin-Conway
28 Gulf Racing Middle East Lola B12/80-Coupe Nissan Giroix
30 HVM Status Grand Prix Lola B12/80 Coupe-Judd Kennard
31 Lotus Praga LMP2 Lotus T128 Weeda-Rossiter-Liuzzi
32 Lotus Praga LMP2 Lotus T128 Holzer-Kraihamer-Charouz
33 Level 5 Motorsports HPD ARX-03b Tucker
44 Level 5 Motorsports HPD ARX-03b Tucker
34 Race Performance ORECA 03-Judd Frey-Niederhauser
35 OAK Racing Morgan LMP2-Nissan Baguette-Gonzalez-Plowman
36 Signatech-Alpine Alpine A450-Nissan Ragues-Panciatici-Gommendy
37 Signatech Alpine Alpine A450-Nissan Chatin-Gommendy
38 Jota Sport Zytek Z11SN-Nissan Luhr-Dolan-Turvey
39 DKR Engineering Lola B11/40 Judd Brandela-Porta-Raffin
40 Boutsen Ginion Racing ORECA 03-Nissan Dagoneau
41 Greaves Motorsport Zytek Z11SN-Nissan Zugel-Lux-Kimber Smith
42 Greaves Motorsport Zytek Z11SN-Nissan Ordonez-Mardenborough-Krumm
43 Morand Racing Morgan LMP2-Judd Gachanang-Mailleux
45 OAK Racing Morgan LMP2-Nissan Nicolet-Merlin-Mondolot
46 Thiriet by TDS Racing ORECA 03-Nissan Thiriet-Hirschi-Martin
47 KCMG Morgan LMP2-Nissan Imperatori-Tung-Howson
48 Murphy Prototypes ORECA 03-Nissan Patterson-Chandhok-Hartley
49 Pecom Racing ORECA 03-Nissan Minassian-Perez Companc-Kaffer
  LM GTE-Pro (12 )  
51 AF Corse Ferrari F458 Italia Bruni-Fisichella
53 SRT Motorsports Viper SRT GTS-R Dalziel-Farnbacher-Goossens
66 JMW Motorsport Ferrari F458 Italia
71 AF Corse Ferrari F458 Italia Beretta-Vilander-Kobayashi
73 Corvette Racing Corvette C6.R Taylor-Garcia-Magnussen
74 Corvette Racing Corvette C6.R Gavin-Westbrook-Milner
91 Porsche AG Team Manthey Porsche 991 RSR Bergmeister-Pilet-Bernhard
92 Porsche AG Team Manthey Porsche 991 RSR Lieb-Lietz-Dumas
93 SRT Motorsports Viper SRT GTS-R Bomarito-Kendall-Wittmer
97 Aston Martin Racing Aston Martin Vantage GTE Turner-Mücke-Dumbreck
98 Aston Martin Racing Aston Martin Vantage GTE Makowiecki-Bell-Senna
# Aston Martin Racing Aston Martin Vantage GTE Dalla Lana-Lamy
  LM GTE-Am (13)  
50 Larbre Compétition Corvette C6 ZR1 Bornhauser-Canal-Taylor
54 AF Corse Ferrari F458 Italia Mallegol-Bachelier-Blank
55 AF Corse Ferrari F458 Italia Perazzini-Curtis-Casé
57 Krohn Racing Ferrari F458 Italia Krohn-Jonsson-Mediani
61 AF Corse Ferrari F458 Italia Gerber-Griffin-Cioci
67 IMSA Performance Matmut Porsche 911 GT3-RSR Gibon-Henlzer-Milesi
70 Larbre Compétition Corvette C6.R Dumas-Rodrigues-MacNeil
76 IMSA Performance Matmut Porsche 911 GT3-RSR Narac-Vernay-Bourret
77 Dempsey Racing – Proton Porsche 911 GT3-RSR Dempsey-Foster-Avenatti
81 8Star Motorsports Ferrari F458 Italia Potolicchio-Aguas-Bright
88 Proton Competition Porsche 911 GT3-RSR Ried-Roda-Ruberti
95 Aston Martin Racing Aston Martin Vantage GTE Simonsen-Nygaard-Poulsen
96 Aston Martin Racing Aston Martin Vantage GTE Goethe-Hall-Campbell-Walter
  Garagem 56 + Team Endurance Challenge
0 GreenGT Green GT H2 Pescatori
85 Team Endurance Challenge ORECA-FLM09
86 Team Endurance Challenge ORECA-FLM09

Timo Bernhard e Romain Dumas confirmados no futuro Porsche LMP1

A Porsche confirmou hoje dois dos seus pilotos que vão ter a honra de pilotar o novo modelo LMP1 da marca. Timo Bernhard e Romain Dumas. Fritz Enzinger que coordena o programa LMP1 da marca comemora. “Estou muito satisfeito que tenhamos estes dois pilotos no Campeonato Mundial de Endurance e as 24 Horas de Le Mans em 2014. ‘

Os dois pilotos irão começar o programa LMP1 da marca já no meio do ano.

Rebellion Racing estuda construir protótipos em 2014.

Principal (para não dizer quase única) equipe privada que compete no WEC ao lado da Strakka Racing a Rebellion Racing é uma das mais bem estruturas das equipes de endurance atualmente. Com a chegada de 2014 aonde a forma de construir protótipos será totalmente diferente com um emprego maior de motores e sistema de recuperação de energia a equipe estuda a possibilidade de construir seu próprio chassi para se manter na classe LMP1 e também oferecer para equipes de clientes.

A informação foi confirmada pelo site do canal Speed nos EUA através de Bart Hayden diretor da equipe. Atualmente além do WEC a equipe está participando da ALMS já que pelo atual regulamento não consegue ter o mesmo rendimento do que os carros oficiais da Audi e Toyota.

“É uma opção porque eu não acho que há alguém que possa dizer hoje que tem um carro pronto e ofereça para venda. Um monte de gente tem um carro no mundo virtual, mas não há carros físicos no momento. Com a experiência que adquirimos nos últimos anos, e nossa equipe técnica que conquistamos ao longo dos últimos anos, eu acho que nós temos toda a capacidade de fazer isso” Comenta.

O time surgiu em 2008 na classe LMP2 da LMS sob o nome de Team Sebab e obteve várias vitórias na LMS além de Petit Le Mans. Para este projeto o time estuda se aliar a organizações que já desenvolve carros e itens pertinentes e recentemente firmou parceria com a Multimatic-Haas que adquiriu a falida Lola.

Atualmente os LMP1 da equipe são movidos por motores V8 da Toyota altamente confiáveis, porém outros construtores já procuraram a equipe para possíveis alianças.

“Um dos aspectos negativos do chassis Lola é que foi intencionalmente concebido para ser capaz de acomodar qualquer variedade de instalações de motores. Eu acho que se você está pensando em construir um carro LMP1, então você deve  projetá-lo para os novos motores. Essa seleção de motor precisa de ser feita muito rapidamente.  Estamos ficando sem tempo para projetar um carro para 2014. Vai ser difícil.”

Com este cenário Hayden é pessimista pela permanência da equipe na classe em 2014. “Menos provável do que provável”, embora ele não descarte a possibilidade de um carro próprio apenas em 2015 e continuar competindo com seu Lola B12/60 Toyota do próximo ano no WEC.

“Esse é um dos cenários para 2015 com nosso próprio carro. Dessa forma, vamos começar a ver qual a rota é a melhor em termos de motores aspirado ou turbo. Seria o mesmo que correr e não correr em 2014, competimos com o carro velho e projetando um novo. Este é um cenário lógico. “

O futuro da equipe deve ser definido nas próximas semanas.

Audi pode construir um Daytona Prototype para 2014.

A notícia circulou pelos boxes de Silverstone neste final de semana e confirmada no site do canal Speed dos EUA. A Audi pode estar desenvolvendo um DP para competir no novo campeonato criado com a fusão da ALMS com a Grand-Am em 2014 o United Sports Car Racing.

Como os modelos P1 não farão parte do campeonato o fabricante Alemão não quer ficar de fora do mercado Americano e estaria desenvolvendo um DP. O projeto inclui um carro completo (Chassi + Motor) e pode se estender a Indy e a recém criada US-DTM que é uma parceria com a Nascar e que deve largar em 2015.

Wolfgang Durheimer um dos diretores técnicos da Audi comenta. “Eu pessoalmente sou a favor da Grand-Am [Daytona Protótipos] porque para a Audi, o importante é a vitória no “geral. “A vitória das classes são boas, mas no final do dia, você não chega em primeiro. Por esta razão, em termos de protótipos, os protótipos Daytona são a classe mais alta que você pode correr agora. “

A escolha sobre o DP segundo Durheimer é que ele se parece com um Audi. “Parece um Audi. Se você fizer o chassi, você controla a coisa toda. Pelo que entendi, GRAND-AM estuda o assunto para os fabricantes construírem seus próprios chassis. Em termos de competitividade, eles gostariam que você escolha um de seus três chassis [que estão disponíveis atualmente]. “