Frédéric Sausset a um passo de Le Mans

Para e edição de 2016 das 24 horas de Le Mans um piloto muito especial vai participar da “garagem56”, espaço para as equipes com projetos revolucionários e sustentáveis. Frédéic Sausset.

Sausset que compete atualmente no campeonato Francês VdeV, será o primeiro tetra-amputado a competir nas 24 horas de Le Mans. O piloto que está com 43 anos chegou a competir este ano em Sarthe com seu Ligier JS 53 em uma corrida preliminar.

A iniciativa e o sonho do piloto são compactuados por Dr. Wolfgang Ullrich diretor da Audi Motorsports, Vincent Beaumesnil da ACO e Jacques Nicolet, dono a Onroak Automotive responsável pela construção e adaptação do Ligier JS 53 e seu padrinho o multicampeão Sébastien Loeb.

Frédéic vai pilotar um Morgan LMP2 totalmente adaptado. “Espero que esta iniciativa estimule ainda mais o interesse.” Disse o piloto. “Desde que foi anunciado este projeto várias pessoas me procuraram não só na França mas em todo o mundo.” Antes de pilotar o carro propriamente dito o piloto irá iniciar em Setembro um trabalho em simuladores.

Poucos dias antes das 24 Horas de Le Mans, Fred lançou, “A minha corrida para a vida.” O livro que conta a sua história de superação. “Os retornos são positivos. A primeira edição foi vendida em uma semana. Agora só tenho olhos para as 24 Horas de Le Mans. Tendo Christophe Tinseau ao meu lado me tranquiliza. Assim como minha esposa ele é essencial para a minha vida.” Finalizou.

Mais detalhes técnicos do carro serão anunciados em breve.

Endurance Series para Rfactor 2 – Novas imagens

A grupo EnduRacers Modding Team, revelou novas imagens do seu popular mod de Endurance para Rfactor2, nova plataforma escolhida depois de meses de análises.

Pelas fotos vemos o novo Aston Martin Vantage GTE, que não estava presente na versão para Rfactor 1, bem como o Oreca 03, Porsche 911 GTC, Corvette C6R ZR1 e Zytek.

Segundo o cronograma determinada pelo grupo o primeiro carro que será lançado na nova plataforma será o Porsche 911 GTC (Flat6), porém sem uma data definida. A equipe ainda divulgou que novos carros serão apresentados, bem como a física dos antigos modelos GT2, atualizadas para a atual GTC.

Não existe data para o lançamento do mod.

Mazda com motores a gasolina no TUSC

A Mazda, equipe que compete no TUSC e vem lutando para mostrar confiabilidade do seu motor 2.2 litros SKYACTIV-D diesel pode mudar de propulsor para as próximas corridas.

Segundo o boletim técnico da IMSA divulgado nesta Sexta (19) a equipe pode utilizar um propulsor de 2 litros fornecido pela AER, o mesmo que equipava o Lola da equipe Dyson Racing até a temporada 2013 da ALMS.

A informação não foi confirmada oficialmente pela equipe, mas é notório que o carro nunca apresentou um desempenho satisfatório desde que foi lançado.

Boletim técnico IMSA.

“Nós estamos tendo grandes discussões sobre estratégia neste momento”, disse John diretor da Mazda Sportsl. “Os diesel vão ser relevante para mais alguns anos , mas o que podemos fazer? Podemos desenvolver um novo motor?

Você pode começar com um motor vindo de um modelo de rua, que é a nossa história. Isso é um caminho difícil, como temos provado aqui, mas também nos ajuda a encontrar os limites destes componentes.

“Anos atrás, foi desenvolvido um motor em parceria com a AER e ele correu de 2007 até 2012. O motor existente.”

Não se sabe se a equipe iria estrear este motor durante as 6 horas de Glen, ou se pelo menos um dos carros estaria tal motorização.

 

Porsche encerra produção do 918 Spyder

A Porsche anunciou na manhã desta Sexta (19) que após 21 meses encerrou a produção do Porsche 918 Spyder em Stuttgart na Alemanha.

O 918 Spyder foi sistematicamente desenvolvido para ser um híbrido super esportivo plug-in. Sua primeira aparição ainda em forma de conceito foi durante o Geneva International Motor Show em  2010. No verão do mesmo ano, o Conselho de Supervisão da Dr. Ing. H.C. F. Porsche AG (nome completa da Porsche), deu luz verde para o seu desenvolvimento e  produção.

Quando o carro foi lançado no mercado no final de 2013, o 918 Spyder representou uma continuação de uma série de super carros esportivos feitos pelo fabricante Alemão. Sendo pioneiros em tecnologia em suas épocas, modelos como o 904 Carrera GTS, o 959, o 911 GT1 e o Carrera GT.

Em 1963, por exemplo, Porsche criou um corpo de aço e polímeros para o 904 Carrera GTS que mostrou ser um exemplo de como unir estabilidade e design leve. Em 1986, o 959 introduziu com sucesso um sistema de tração nas quatro rodas controlada eletronicamente. Dez anos depois, o GT1 911 pavimentou o caminho para a implementação da tecnologia de fibra de carbono em veículos de produção. Em 2003, o Carrera GT fez sua estréia como o primeiro veículo de produção cujo monocoque e subframe foram feitas inteiramente de fibra de carbono polímero reforçado (CFRP).

O 918 Spyder impulsionou um forte impulso para o desenvolvimento de tecnologias para os carros esportivos do futuro. A tecnologia de chave é um conceito de acionamento que combina um motor de combustão de alta performance com dois motores eléctricos; sua estratégia operacional engenhosa é um dos aspectos originais do 918 Spyder. Ele considera as diversas exigências que variam de um perfil de condução que coordena a melhor eficiência para um desempenho máximo.

Assim  marca ofereceu know-how para a evolução da produção de veículos futuros. Os desenvolvedores Porsche definiram um programa com cinco modos de operação. Como nas corridas  eles são ativados por um mapa no volante. Porsche aplicou seu know-how na preparação dos mapas característicos e algoritmo armazenados neles para controlar as três unidades de propulsão e outros sistemas. Este desenvolvimento será aplicado nos futuros modelos híbridos.

O carro também cria uma base importante para a unidade híbrida futura, em seu conceito de gestão térmica que apresenta cinco loops de refrigeração separados e o arrefecimento híbrido inovador do motor elétrico traseiro com ar e água. Outro exemplo que será utilizado em projetos futuros: o Porsche 918 Spyder pode converter a energia cinética em energia elétrica do que outros veículos híbridos por causa de seu controle inteligente da funcionalidade do gerador e freios convencionais.

Seu enorme poder regenerativo aumenta a eficiência e driving range. Uma forma similar de recuperação deste sistema é implementado no protótipos 919 Hybrid, que correu para uma impressionante vitória nas 24 horas de Le Mans deste ano. A plataforma do 918 também desbravou novos caminhos com soluções espetaculares, como a carroceria toda em carbono, aerodinâmica totalmente variável e adaptável. Aerodinâmica adaptativa e direção do eixo traseiro já fizeram o seu caminho em carros esportivos de produção, tal como nos modelos 911 Turbo e nos 911 GT3 e 911 GT3 RS.

O 918 Spyder Porsche encarna as virtudes clássicas e define pilares para o futuro. Por um lado, o carro incorpora desempenho. Em setembro de 2013, definiu o recorde de volta para veículos de rua com pneus de produção em Nürburgring com um tempo de 6 minutos e 57 segundos – um recorde que nunca foi igualada por qualquer outro carro desde então. Por outro lado, o carro incorpora eficiência. Com uma figura de consumo de combustível de cerca de três litros de gasolina por 100 km, o 918 Spyder consome menos combustível do que a maioria dos carros pequenos no ciclo NEDC padronizado. Ele convincentemente ilustra o potencial da tecnologia plug-in híbrido.

 

Nissan corre em Nurburgring somente com KERS

A Nissan foi destacada a pior equipe da última edição das 24 horas de Le Mans, a marca foi alvo de críticas por investir mais em propaganda do que no desenvolvimento propriamente dito.

Para a próxima etapa do Mundial de Endurance que será disputada em Nurburgring o fabricante informou que não irá competir com seus sistema híbridos, e mais, provavelmente só irá correr com o KERS.

“Obviamente, os dois maiores problemas que tivemos não envolveram o KERS, o outro sistema teve um efeito contrário que acabou fazendo o carro consumir mais combustível e freios.” Disse Darren Cox diretor de Marketing da marca ao site Sportscar365. “Estávamos perdendo 2 MJ de energia por volta”

“O que nós não esperávamos era a incapacidade do carro para passar por cima das zebras muito altas. Você perde uma quantidade significativa de tempo. Mas fomos conservadores, já que não queríamos que os três carros tivessem problemas com a suspensão.”

Assim os carros não fizeram um bom tempo de volta durante todo o final de semana. O melhor tempo foi de 3:35.888, cerca de 18 segundos dos primeiros colocados. “Ele tinha uma espiral negativa em tempos de volta”, disse ele. “Resolvemos não arriscar e assim ganhamos quilometragem com o carro.”

“Foi um fim de semana difícil para todos. Ter que tomar a decisão de testar efetivamente no fim de semana e não competir foi muito doloroso. Mas foi a coisa certa a fazer. “

Cox disse que a decisão de desativar a sistema híbrido, que é obrigatório para todas as equipes da classe LMP1, foi feita devido a preocupações com a confiabilidade com a unidade 2 MJ.

“Ele iria nos causar mais problemas do que benefícios”, disse ele. “Foi um grande risco ligar o sistema. Isso é obviamente algo que estamos tentando mudar para o próximo ano.”

Por conta disso a equipe entrou em contato com a ACO, para verificar se a entidade bem como as demais equipes LMP1 aceitem que o carro corra sem alguns dos sistemas híbridos nas etapas finais do WEC.

Para a etapa de Nurburgring a equipe está planejando um novo pacote aerodinâmico, correção em problemas de suspensão e freios. “É evidente que temos de fazer alguns upgrades para a suspensão, que já estavam previstos”, disse Cox. “De certa forma, o híbrido torna-se uma questão secundária. Nós temos que fazer o trabalho de carro, fundamentalmente.” A equipe volta para os Estados Unidos para testar as melhorias, segundo o dirigente os dois carros que irão competir na Alemanha terão três pilotos, faltando apenas a confirmação de quem pilotará qual carro.

 

Extreme Limite acerta compra do novo Ligier JSP3

Baseado no sucesso do Ligier JS P2 a Onroak Automotive confirmou que um segundo Ligier JS P3 teve sua venda confirmada.

O novo JS P3 que será elegível na classe LMP3 já tinha a Graff Racing como primeira compradora. Na manhã desta Quinta (18) a Extreme Limite também acertou a compra do modelo visando a temporada 2016.

A equipe francesa, liderada por Patrice Roussel, teve sua última participação nas 24 horas de Le Mans nos anos de 2011 a 2012.

“O Ligier JS P3 foi apresentado há poucos dias e já parece ser muito apreciado e está atraindo um grande interesse por parte dos pilotos e equipes”, disse o presidente da Onroak Jacques Nicolet.

“Eu acho que o nossa Ligier JS P3, têm um lugar certo no mundo da resistência e atende a uma demanda muito importante, especialmente por parte dos gentleman drives. As suas ligações com o Ligier JS P2 lhe dão uma credibilidade imediata. ” Concluiu

O piloto Oliver Pla irá conduzir uma bateria de testes com o novo modelo, na próxima Sexta (20), no circuito de Magny-Cours na França.  

Porsche 919, Audi R18 e Nissan GTR-LM 2015 para Rfactor By Rafael Beloto

Uma boa notícia para quem é apreciador do Mod Endurance para Rfactor. Uma importante atualização feita por Rafael Beloto adicionou ao jogo versão 2015 do Porsche 915, Nissan GTR-LM e Audi R18. Os carros convertidos do jogo Real Racing, são novos e não skins como muitos pensam.

Um diferencial dos carros em comparação com a versão do WES mod é a física. Para muitos a física do mod WES, deixa os carros lentos a ponto de serem ultrapassados facilmente pelos modelos originais do mod Endurance Series. Para esta atualização a física foi revista e todos os carros estão muito mais gostosos de dirigir.

Http://www.mediafire.com/download/cqwlzwrlq6cwh4z/LMP1+2014-2015+-+Triple+Pack+by+RafaelCordeiro.rar

Porsche já trabalha em novas versões do 919 Hybrid

Mal venceu de forma incontestável a edição 2015 das 24 horas de Le Mans, a Porsche já está desenvolvendo novas atualizações do 919 Hybrid para as temporadas de 2016 e 2017.

Se com entre 2014 e 2015  a segunda versão do 919 foi totalmente revista, o mesmo não deve acontecer com o carro nos próximos anos.

“Não vai ser uma mudança tão grande para o próximo ano”, disse Alex Hitzinger ao site Sportscar365, no último fim de semana em Le Mans. “Nós já estamos trabalhando no carro de 2017 também. Estamos agora com é três programas em execução. Continuar a desenvolver o carro de 2015, além dos de 2016 e 2017.”

Para o carro deste ano, pouca coisa deve mudar em termos e desempenho, já que a principal mudança foi a altera da classe se MJ de 6 para 8. “Nós ainda estamos continuando o desenvolvimento em todas as áreas”, disse ele. “A aerodinâmica, é nossa prioridade, controle de tração na parte dianteira e traseira.”

“Estamos desenvolvendo para ganhar velocidade, eficiência do motor, a eficiência da caixa de velocidades, sistema híbrido, a eficiência da bateria. Se as idades de bateria reduz a eficiência, estamos trabalhando para melhorar.”

Se a versão 2016 terá uma aparência semelhante ao deste ano, o mesmo não se pode dizer da versão 2017. “O carro de 2017 terá um novo monocoque por causa dos regulamentos, que estamos trabalhando”, disse Hitzinger. O dirigente não confirmou se o sistema híbrido bem como o motor v4 será mantido para 2017, já que os regulamentos não sofrerão grandes alterações nestes pontos.

36 carros para as 6 horas de Watkins Glen

A próxima etapa do TUSC que acontece entre os dias 26 e 28 de Junho no circuito de Watkins Glen com uma prova de 6 horas, que irá contar com 36 carros na lista prévia divulgada nesta Quarta (17).

Serão 10 carros na classe P, sem grandes mudanças da demais provas do TUSC. A única inclusão é a volta do Riley DP da equipe Starworks Motorsports que competiu com o carro somente na abertura do campeonato em Daytona.

Lista de inscritos para a prova.

Na classe PC o #16 da equipe BR1 Motorsports volta depois da ausência em Detroit. Já na classe GTLM os mesmos carros que estão no campeonato. Falta a equipe Porsche divulgar os pilotos que irão estar ao volante do #911 e #912.

Na GTD, Kuno Wittmer vai dividir o Aston Martin #007 da TRG-AMR com Christina Nielson, já que James Davison vao competir no mesmo final de semana na etapa de Road América do PWC.

A equipe Riley vai alinhar seu segundo Viper SRT GT3. Se especulou a volta das equipes Extreme Speed e Krohn Racing para a terceira etapa do North American Endurance Cup, mas por conta da proximidade da prova d Glen com as 24 horas de Le Mans, as mesmas irão focar no WEC e ELMS respectivamente.

34 carros para as 6 horas de Nurburgring

A ACO divulgou na manhã desta Quarta (17), a relação de equipes que estarão presentes nas 6 horas de Nurburgring, próxima etapa do Mundial de Endurance que será disputada no dia 30 de Agosto.

Ao todo serão 34 carros, grande parte dos que competiram em Le Mans. A Nissan confirmou dois dos seus GT-R LM, o #22 com Harry, Tincknell, Max Chilton e o #23 com Olivier Pla e Jann Mardenborough.

Lista de inscritos.

O trio vencedor de Le Mans com o Porsche #19 não fará parte da prova ficando apenas os dois carros titulares #17 e #18.

Na classe LMP2 9 carros são esperados, e 14 carros nas classes GT, (7 GTE-PRO e 7 GTE-AM).

Corvette vai usar carro da Larbre para a próxima etapa do TUSC

Por conta do acidente do Corvette #3 em Le Mans a equipe irá utilizar para a próxima etapa do TUSC, as 6 horas de Glen. Como o carro #3 não vai ficar pronto a tempo.

“Neste momento, parece que provavelmente vamos usar o carro Larbre para Watkins Glen,” disse Doug Fehan Sportscar365. “Honestamente, eu não acho que há tempo suficiente para #3 ficar pronto. É através da generosidade de Jack Leconte. Nós estamos indo para usar seu carro para fazer Watkins Glen.”

O carro que hoje pertence a Larbre é o mesmo que ano passado foi o #4 que competiu no TUSC.